terça-feira, 18 de julho de 2023

Frutas e verduras: como fazer para durar mais

Técnicas como congelamento, desidratação e branqueamento são aliadas contra o desperdício
Foto: iStock 

Olá, amante da boa comida! Quem aqui também não curte dar uma escapadinha para se deliciar com um prato apetitoso ou saborear uma fruta suculenta? O Brasil é conhecido por ser um país abençoado com uma diversidade incrível de alimentos frescos e deliciosos, mas, infelizmente, também somos campeões quando o assunto é desperdício alimentar. Isso mesmo, estamos deixando de aproveitar uma quantidade significativa desses tesouros que a terra nos oferece.

De acordo com dados alarmantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% dos alimentos produzidos no país são jogados fora anualmente, totalizando aproximadamente 46 milhões de toneladas. E acredite, isso acontece por diversos motivos, desde problemas logísticos e infraestrutura inadequada até o critério de seleção estética que impõe padrões de beleza até aos alimentos.

Por isso, é importante que todos nós assumamos um compromisso em relação à sustentabilidade alimentar, adotando práticas mais conscientes na hora de fazer compras, armazenar e consumir nossos alimentos. Com algumas dicas simples e eficazes, podemos reduzir significativamente o desperdício e fazer com que nossas frutas e verduras durem mais, preservando seus sabores e nutrientes. Vamos lá!

Compras inteligentes e da época

Para começar, vamos às compras. Sabe aquela história de sair comprando feito louco e depois esquecer metade das coisas na geladeira até ficarem esquisitas? Pois é, bora evitar! Compre o que realmente vai consumir, sem exageros, e se ligue nas frutas e legumes da estação. Assim, você garante melhor qualidade e preços mais camaradas.

A nutricionista Gabriela Nóbrega, professora do curso de Nutrição da Universidade Salvador (Unifacs), destaca que o ideal é comprar frutas e legumes semanalmente, comprar apenas o necessário e, se possível, os alimentos da época. “Assim é possível encontrá-los com mais facilidade, menor preço e melhor qualidade”.

Conservação das folhas verdes

Agora, um truque simples e eficaz para aumentar a vida útil das folhas verdes, como couve e alface, é deixá-las de molho em água fresquinha e guardar em um lugar fresco e arejado. Ah, e depois de higienizá-las, é só secar em papel toalha e guardar em potinhos separados. Assim, elas ficam verdinhas e crocantes por até seis dias na geladeira. Olha só que maravilha!

"É bom lembrar que cada tipo tem um tempo de maturação diferente. Dependendo da folha, dessa forma, ela dura de três a seis dias na geladeira", ressalta Gabriela Nóbrega.

Frutas climatéricas: aproveite ao máximo!

E as frutas climatéricas, que continuam amadurecendo mesmo depois de colhidas? Aí, meu caro, a dica é usar a criatividade para não deixá-las de lado até ficarem moles e tristes. Se liga nesses exemplos: ameixas, tomates, kiwis, bananas, mamões e companhia. Se perceber que vão amadurecer antes do que você vai consumir, é só dar um jeitinho. Coloque as frutas mais sensíveis na geladeira em sacos transparentes, tirando o ar o máximo possível. Ou então, congele! Elas se tornam perfeitas para fazer sucos, vitaminas, geleias, bolos e outras delícias.

"Uva, kiwi e ameixa fresca, por exemplo, podem ser armazenados na geladeira e nunca usados ou, se usados, higienizados. No caso do mamão, para quem mora sozinho, uma opção é o papaya, por ser menor. No caso do mamão formosa, por ser maior, a opção é fazer um corte que tenha menos superfície de contato e cobrir a parte do corte com plástico filme ou colocar o fruto em pote hermético e, em seguida, levá-lo à geladeira", indica a especialista.

Frutas não-climatéricas: frescor à vontade!

Agora, as frutas não-climatéricas são mais tranquilas. Limão, coco, melancia, abacaxi, laranja e outras do tipo ficam de boas fora da geladeira. Só coloque-as lá se notar que estão mudando de aspecto. E caso compre um montão e perceba que não vai dar conta de comer tudo, o branqueamento é o segredo. Mergulhe as hortaliças em água fervente por um tempinho e depois em água gelada. Assim, elas ficam prontinhas para congelar e serem usadas quando você quiser.

"Se perceber que estão mudando de aspecto, coloca na geladeira para aumentar a vida de prateleira do alimento", indica Gabriela Nóbrega.

Desidratação e congelamento: a salvação contra o desperdício

Ah, importante lembrar: frutas e vegetais emitem um gás chamado etileno, que pode acelerar o amadurecimento dos alimentos que são sensíveis a ele. Então, deixe as etileno lovers, como maçãs e bananas, separadas das etileno sensíveis, como folhas verdes e brócolis. Assim, todo mundo fica feliz e fresquinho por mais tempo!

Desidratação: um toque de sabor a mais

Outra jogada esperta é a desidratação. Sabe aquelas ervas que a gente compra, usa um pouquinho e o resto fica lá, esquecido e murchinho? Então, você pode desidratá-las e armazenar em potinhos. Abacaxi, uva, banana, manga, jaca e outras frutas também podem ser desidratadas e saboreadas em outro momento. Fica a dica para nunca mais deixar nada estragar!

"Salsa e orégano podem ser desidratados e armazenados em potinhos. Abacaxi, uva, banana, manga, jaca e outros podem ser desidratados e consumidos posteriormente. Frutos podem ser congeladas tranquilamente. O abacate, por exemplo, após congelado, pode virar suco, guacamole e mousse. A banana pode ser usada no preparo de doces, como o cartola, bolo, entre outros. Manga, pode virar geleia, salada de frutas, sucos e vitaminas", salienta a professora.

Em vasilhas de vidro, a vida é mais saudável

E já que estamos falando de armazenamento, use e abuse das vasilhas de vidro ou embalagens plásticas livres de BPA. Assim, você evita produtos cancerígenos e ainda deixa tudo organizado e bonitinho na sua geladeira.

"A ideia é que seja bonito na mesa e eficiente no lixo, com foco no aproveitamento, sustentabilidade e consciência alimentar", frisa a nurticionista.

Mofo: nem um pontinho é permitido

Se ainda assim, algo ficar com mofo, esqueça essa ideia de cortar só a parte estragada. O mofo contamina o alimento todo, então, não dá para salvar nem um pedacinho. Nesse caso, o jeito é congelar, branquear ou desidratar para não desperdiçar e manter a festa da alimentação saudável sempre rolando.

"Não se pode desprezar apenas a parte com mofo. Ele está contaminado e é importante descartá-lo por completo. Para evitar desperdício, se não puder consumir no momento, for passar uns dias fora de casa ou algo do tipo, é importante congelar, branquear ou desidratar", sugere Gabriela Nóbrega.

Técnicas como congelamento, desidratação e branqueamento são aliadas contra o desperdício
Foto: Anna Hoychuk | Shutterstock

Dicas para evitar desperdício

Escolha com carinho - Na hora das compras, seja seletivo! Prefira frutas e legumes sem machucados, manchas ou sinais de deterioração. Isso garante que eles fiquem frescos e saborosos por mais tempo.

Aproveite o tempo certo - Ao comprar frutas e verduras, evite adquirir quantidades excessivas de alimentos muito maduros, a menos que você tenha planos imediatos de consumi-los. Opte por itens mais frescos para que você tenha mais tempo para saboreá-los.

Técnicas de conservação - O congelamento, o branqueamento e a desidratação são técnicas poderosas para prolongar a vida útil dos alimentos. Congele frutas e vegetais em porções adequadas para facilitar o uso futuro, branqueie as hortaliças para manter a textura e a cor, e desidrate frutas para criar deliciosos petiscos.

Amigos do freezer - Certifique-se de que a temperatura do freezer esteja adequada, idealmente abaixo de 5ºC, para manter seus alimentos frescos por mais tempo. Assim, você evita a perda de sabor e nutrientes preciosos.

Respeite a ordem - Ao consumir seus alimentos, dê prioridade aos mais antigos. Assim, você evita que eles fiquem esquecidos no fundo da geladeira e acabem sendo desperdiçados.

Deixe o ar circular - Alimentos que ficam fora da geladeira precisam de circulação de ar para se manterem frescos. Evite utilizar sacolas plásticas ou potes completamente vedados, permitindo que eles respirem.

Blindagem na geladeira - Por outro lado, dentro da geladeira, os alimentos precisam ser armazenados em potes bem fechados, evitando a entrada de ar e reduzindo a chance de apodrecerem prematuramente.

Viu como é fácil fazer suas frutas e verduras durarem mais e evitar o desperdício? Bora colocar essas dicas em prática e dar um chega pra lá no desperdício alimentar. Comer bem, economizar e ainda ajudar o planeta é um combo que só traz benefícios. Vamos nessa?

Nenhum comentário: