![]() |
Fotos: Pixabay |
Nos dias de hoje, é difícil encontrar alguém que não utilize celular ou outro dispositivo eletrônico regularmente. E com o tempo, o hábito de carregar o celular enquanto se utiliza pode se tornar perigoso, especialmente quando o dispositivo está conectado à tomada. Abaixo, apresentamos algumas dicas de especialistas que podem ajudar a prevenir acidentes.
Vale também evitar o uso do celular enquanto ele estiver conectado à tomada. O motivo é que a utilização do dispositivo pode gerar calor e, em alguns casos, pode não ser dissipado corretamente, o que aumenta o risco de superaquecimento e incêndio.
Além disso, o risco de choque elétrico ao tentar usar o aparelho conectado é iminente. Por isso, não puxe o carregador pelo cabo para tirá-lo da tomada, não coloque objetos pesados em cima do cabo do carregador e nem torça demais o item, pois pode romper fios internos e causar acidentes.
Outra dica é valiosa é não expor o celular à luz solar direta durante o processo de carregamento. Isso porque o calor gerado pela exposição direta pode danificar a bateria do celular e superaquecer o aparelho. Se possível, escolha um local fresco e arejado para carregar. O objetivo é manter a temperatura do dispositivo o mais baixa possível durante o processo.
Mai uma forma de prevenir o risco de acidentes é manter o aparelho em um local seguro enquanto ele estiver conectado à tomada. Certifique-se de que o lugar escolhido seja longe de objetos inflamáveis ou que possam gerar calor excessivo, como cortinas, lençóis ou móveis de madeira.
Evite também colocar o celular em superfícies macias, como sofás ou camas durante o carregamento. Essas superfícies podem bloquear a dissipação de calor do celular e aumentar o risco de superaquecimento.
Sinal de desgaste
Outro cuidado é verificar regularmente o estado dos cabos e carregadores. Caso observe qualquer sinal de desgaste, rachaduras ou fios expostos, interrompa imediatamente o uso e substitua o cabo ou carregador.
Ao carregar o celular, é importante também não sobrecarregar a bateria. Não deixe o celular conectado à tomada por longos períodos, pois isso pode causar o superaquecimento da bateria e aumentar o risco de explosão. Hoje, alguns aparelhos já vem de fábrica com a funcionalidade que evita a bateria de atingir a capacidade máxima até a próxima carga.
Se possível, opte por carregadores que possuam um sistema de desligamento automático. Esse recurso permite que o carregador desligue automaticamente após a bateria do celular estar completamente carregada, evitando assim a sobrecarga e prolongando a vida útil da bateria.
Mais segurança
Para garantir a sua segurança, é imprescindível seguir medidas de precaução, como utilizar cabos e carregadores originais, evitar a exposição direta ao sol, escolher um local fresco e seguro para carregar o celular, verificar o estado dos cabos e carregadores regularmente e não sobrecarregar a bateria.
É fundamental se prevenir e não usar o celular enquanto o aparelho estiver conectado à tomada. Ao seguir essas dicas simples, você pode estar mais protegido ao utilizar seu celular e evitar problemas graves relacionados ao manejo inadequado.
Confira 7 cuidados ao usar celular enquanto carrega
- Durante chuvas fortes e prolongadas, é recomendado que você desconecte o celular da tomada. Isso porque a rede elétrica da sua casa pode ser atingida por um raio, gerando uma tensão que pode chegar até o seu aparelho e causar choques elétricos.
- Use sempre carregadores e cabos originais e evite produtos falsificados ou danificados. Os carregadores originais passam por certificações de segurança e possuem componentes que mantêm uma tensão baixa, reduzindo o risco de choque elétrico. Carregadores paralelos ou de má qualidade podem não ter as mesmas proteções de segurança e podem passar mais carga do que o recomendado.
- Além de usar carregadores originais, é importante que a bateria instalada no aparelho também seja original. Baterias paralelas podem não passar por certificações de segurança e podem causar problemas como vazamentos químicos e até mesmo explosões. Fique atento a sinais como expansão da bateria e aquecimento excessivo do aparelho.
- Nunca deixe o celular carregando debaixo do travesseiro ou em locais sem ventilação adequada. Durante o processo de carregamento, o aparelho naturalmente aquece e, se não tiver ventilação suficiente, pode superaquecer e apresentar riscos à bateria, como explosões. Deixe o celular longe de objetos inflamáveis e de você quando for dormir.
- Desconecte o celular do carregador ao fazer ou receber uma chamada. Isso reduz o risco de choque elétrico, caso ocorra algum acidente.
- Evite carregar o celular em locais úmidos, como banheiros, que podem apresentar riscos de choque elétrico. Além disso, não conecte ou desconecte o carregador com as mãos molhadas.
- Se o aparelho estiver na tomada, procure usar calçados de borracha, que são isolantes elétricos e podem proteger contra possíveis choques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário