![]() |
Foto: Divulgação e Reprodução |
Primeira capital do Brasil, Salvador completará mais um aniversário dia 29 de março. A cidade é conhecida por sua rica cultura afro-brasileira, arquitetura colonial e belezas naturais, como praias e baías.
Com diversos pontos turísticos famosos, como o Pelourinho, o Elevador Lacerda, a Igreja do Bonfim e o Farol da Barra, é possível encontrar opções de atrações para todos os gostos e bolsos.
Para ajudar quem deseja conhecer a cidade histórica e turística, o Blog P. da Notícia listou o TOP 10 pontos turísticos que merecem a sua visita. E você, tem alguma dica? Confira!
Principais pontos turísticos de Salvador:
1. Pelourinho (Centro Histórico de Salvador) - Bairro histórico com arquitetura colonial, igrejas, museus, lojas e restaurantes.
2. Elevador Lacerda (Praça Tomé de Souza) - Um dos principais cartões-postais da cidade, com vista panorâmica da Baía de Todos-os-Santos.
3. Mercado Modelo (Comércio) - Mercado de artesanato e souvenirs da Bahia.
4. Igreja do Bonfim (Largo do Bonfim) - Igreja católica com grande devoção popular, conhecida por suas fitinhas coloridas.
5. Farol da Barra (Barra) - Farol histórico com vista para a Praia da Barra.
7. Dique do Tororó (Av. Vasco da Gama) - Lago artificial com esculturas dos Orixás, importante símbolo da cultura afro-brasileira.
10. Forte de Santo Antônio da Barra (Barra) - Antiga fortificação militar que hoje abriga o Museu Náutico da Bahia.
Destino turístico mais desejado em 2022
O turismo é uma importante atividade econômica em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Em 2022, o país apresentou resultados bastante positivos no setor, com Salvador liderando a lista dos destinos mais vendidos pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). A cidade baiana superou outros importantes destinos turísticos como Porto de Galinhas, Recife e São Paulo, se tornando ainda mais atrativa para turistas brasileiros e estrangeiros.
Além disso, todos os municípios apresentaram percentuais de crescimento em relação à quantidade de dias dos visitantes nas cidades em comparação com o período anterior à pandemia, e Salvador foi mais uma vez destaque. Outras cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Goiânia, Florianópolis e Manaus também apresentaram percentuais acima de 25% para a diária média.
Os dados da Braztoa também apontaram que os resorts foram os produtos mais vendidos em todo o Brasil, seguidos das praias, dos Lençóis Maranhenses e do Beto Carrero World. Já a região Nordeste foi a mais procurada pelos turistas, representando 38% dos embarques nacionais, seguida pelo Sudeste, com 23%, e pelo Sul, com 17%.
Turismo pós-pandemia
Os resultados positivos indicam um retorno gradual do turismo pós-pandemia e um potencial de crescimento ainda maior para o setor nos próximos anos. De acordo com dados da Fecomercio-SP, o setor de Turismo teve um faturamento de R$ 94 bilhões em todo o país no primeiro semestre de 2022, um aumento de cerca de 33% em comparação ao mesmo período de 2021. Além disso, foram contabilizados 8,4 milhões de embarques em 2022, 13,5% a mais que em 2021, e 29,2% acima do obtido em 2019.
O Sistema de Tráfego Internacional (STI) registra os movimentos migratórios em território brasileiro, incluindo as entradas e saídas de pessoas no país. Em 2022, foram registradas 4,5 milhões de entradas no Brasil, sendo 1,59 milhões por motivos de turismo.
O turismo é importante para a economia brasileira, e a retomada do setor é fundamental para a recuperação da economia após a pandemia. A diversidade de destinos turísticos no país, como Salvador, Porto de Galinhas, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis e Manaus, oferecem opções para todos os gostos e bolsos, e a tendência é que o setor continue crescendo nos próximos anos.
Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário