A circulação nas rodovias BR-324 e BR-116, na Bahia, passou por mudanças significativas a partir desta quinta-feira, 15, com a desativação das praças de pedágio e o fim da concessão operada pela ViaBahia. A gestão dos trechos agora está sob responsabilidade do governo federal, que promete melhorias na infraestrutura e reforço na manutenção das estradas.
Desde a zero hora desta quinta, o Ministério dos Transportes reassumiu a gestão da BR-324/BA (de Salvador a Feira de Santana) e da BR-116/BA (de Feira de Santana até a divisa com Minas Gerais). A medida marca o início de uma nova etapa para os usuários dessas rodovias, com a administração direta do trecho pelo poder público federal.
Com o encerramento oficial da concessão, autorizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) passou a ser o responsável direto pela manutenção, operação e segurança dos trechos. Equipes técnicas da autarquia já estão em campo realizando ações emergenciais e preparando intervenções mais estruturantes.
“Estamos preparados para essa transição e assumimos esse compromisso com muita seriedade. “É uma virada de chave importante: vamos recuperar a qualidade dessas rodovias e devolver à população baiana a infraestrutura que ela merece.”, afirmou o superintendente regional do Dnit na Bahia, Roberto Alcântara de Souza.
Como fica o tráfego?
Com a desativação das praças de pedágio, o fluxo de veículos passou a ser redirecionado pelas laterais, onde antes funcionavam as cabines de cobrança automática. As faixas centrais foram isoladas e estão sendo usadas por equipes de operação e manutenção.
Para garantir a segurança dos motoristas durante esse período de transição, o Dnit instalou radares com limite de 50 km/h antes da chegada às antigas praças, nos dois sentidos das rodovias. A medida visa evitar acidentes e manter a fluidez do tráfego.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou a fiscalização nos trechos afetados, monitorando o tráfego e orientando os motoristas sobre a nova dinâmica. Entre as recomendações da PRF estão:
- Reduzir a velocidade ao se aproximar das antigas praças de pedágio;
- Evitar ultrapassagens perigosas, especialmente em áreas de maior fluxo;
- Respeitar a sinalização e os limites de velocidade.
Próximos passos
Enquanto o DNIT atua diretamente na operação das rodovias, o Governo Federal já iniciou os estudos para um novo modelo de concessão. A expectativa é que um novo leilão seja realizado até dezembro de 2025.
A desativação dos pedágios marca uma nova fase na gestão das rodovias federais na Bahia, com promessa de melhorias na infraestrutura e mais segurança para os usuários.
“Estamos preparados para essa transição e assumimos esse compromisso com muita seriedade. “É uma virada de chave importante: vamos recuperar a qualidade dessas rodovias e devolver à população baiana a infraestrutura que ela merece.”, afirmou o superintendente regional do Dnit na Bahia, Roberto Alcântara de Souza.
Como fica o tráfego?
Com a desativação das praças de pedágio, o fluxo de veículos passou a ser redirecionado pelas laterais, onde antes funcionavam as cabines de cobrança automática. As faixas centrais foram isoladas e estão sendo usadas por equipes de operação e manutenção.
Para garantir a segurança dos motoristas durante esse período de transição, o Dnit instalou radares com limite de 50 km/h antes da chegada às antigas praças, nos dois sentidos das rodovias. A medida visa evitar acidentes e manter a fluidez do tráfego.
Fiscalização reforçada
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou a fiscalização nos trechos afetados, monitorando o tráfego e orientando os motoristas sobre a nova dinâmica. Entre as recomendações da PRF estão:
- Reduzir a velocidade ao se aproximar das antigas praças de pedágio;
- Evitar ultrapassagens perigosas, especialmente em áreas de maior fluxo;
- Respeitar a sinalização e os limites de velocidade.
Próximos passos
Enquanto o DNIT atua diretamente na operação das rodovias, o Governo Federal já iniciou os estudos para um novo modelo de concessão. A expectativa é que um novo leilão seja realizado até dezembro de 2025.
A desativação dos pedágios marca uma nova fase na gestão das rodovias federais na Bahia, com promessa de melhorias na infraestrutura e mais segurança para os usuários.
Com a retirada das cabines de pedágio e a transição para a gestão pública, os próximos meses serão decisivos para avaliar os impactos reais na mobilidade, segurança e qualidade das rodovias.
E você, já trafegou pela BR-324 ou BR-116 após a mudança? Notou alguma diferença? Compartilhe sua opinião e experiência nos comentários.
*Com informações da Ascom-Ministério dos Transportes e Ascom-PRF
*Com informações da Ascom-Ministério dos Transportes e Ascom-PRF
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