quarta-feira, 12 de março de 2025

Telemedicina do Planserv passa a oferecer psicologia e nutrição

Telemedicina do Planserv passa a oferecer psicologia e nutrição



Psicologia e nutrição são as duas novas especialidades que passam a integrar o rol de atendimento da Telemedicina do Planserv. Trata-se de dois tipos de atendimento bastante solicitados pelos beneficiários, em busca de saúde física e mental, fundamentais para a qualidade de vida.

As consultas já podem ser agendadas diretamente no aplicativo, cujo link para download está disponível no site do Planserv. O serviço está disponível para maiores de 16 anos. São oferecidas duas consultas de psicologia por mês e uma de nutrição para cada beneficiário.

Os beneficiários podem acessar as consultas diretamente pelo aplicativo, sem necessidade de encaminhamento prévio, basta agendar conforme a disponibilidade de horários dos profissionais na plataforma.

Telemedicina

Lançada em dezembro do ano passado, a telemedicina do Planserv funciona para Pronto Atendimento (PA) Virtual e Telessaúde (consulta com horário marcado).

O PA Virtual funciona 24 horas, para beneficiários a partir de 16 anos. Já os serviços de Telessaúde (consultas com agendamento) têm o funcionamento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O atendimento é para todos, inclusive crianças acima de 3 anos.

Algumas especialidades estão disponíveis para atendimento no final de semana, ficando a marcação da consulta dependendo da agenda do profissional.

Para adultos, são ofertadas as especialidades: Clínico geral, Psiquiatra, Médico da família, Ginecologista, Urologista, Endocrinologista, Cardiologista, Dermatologista, Pneumologista, Otorrinolaringologista, Reumatologista, Gastroenterologista, Fonoaudiólogo, Geriatra, Alergologista, Fisioterapeuta, Médico Vascular, Psicologia e Nutrição. Crianças (a partir de 3 anos e menores de 16 anos) contam com Pediatria.]

Telessaúde Bahia

Criado em 2013, o Telessaúde Bahia, serviço gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) em parceria com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), atingiu um marco histórico: mais de 1 milhão de laudos de telediagnóstico emitidos.

O serviço, que inclui telecardiologia, teledermatologia e teleoftalmologia, tem sido essencial para ampliar o acesso da população a diagnósticos precisos e qualificados, reduzindo a necessidade de deslocamentos desnecessários para a rede especializada.

A marca reforça a importância da tecnologia na ampliação da assistência à população. Analista de tecnologia da informação do Telessaúde e responsável pela implantação remota do sistema que permite a realização dos exames de Telecardiologia, 

O serviço de Telecardiologia possibilita o reconhecimento precoce de acometimentos cardíacos em condições crônicas, como a hipertensão, permitindo um melhor acompanhamento e controle da doença. Além disso, é essencial para a identificação rápida de situações que demandam intervenção imediata, como o infarto agudo do miocárdio e as arritmias cardíacas. Dessa forma, o telediagnóstico contribui significativamente para a agilidade no diagnóstico e no tratamento, reduzindo riscos e melhorando o prognóstico dos pacientes.

O que é o Telessaúde

O Telessaúde tem como principal objetivo aumentar a resolutividade e fortalecer a Estratégia de Saúde da Família. A plataforma oferece suporte especializado aos profissionais de saúde, utilizando metodologias estratégicas específicas, além de capacitar os municípios no uso dos serviços por meio de suportes presenciais e à distância.

O serviço também esclarece dúvidas sobre o e-SUS e está disponível para todos os 417 municípios baianos, acessível a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio de computadores ou dispositivos móveis. Todos os profissionais de saúde da Atenção Básica cadastrados na plataforma podem usufruir dos serviços oferecidos.

A estratégia inclui:

Teleconsultoria – Consultoria entre profissionais da APS e especialistas para esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e gestão do cuidado.

Telediagnóstico – Diagnóstico remoto de exames de imagem, como eletrocardiogramas, dermatoscopia digital e retinografia, agilizando a emissão de laudos médicos.

Teleducação – Atividades educacionais a distância para capacitação de profissionais do SUS, alinhadas à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

Segunda Opinião Formativa – Respostas baseadas em evidências científicas para apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisão.

Apoio ao e-SUS APS – Suporte técnico para qualificação dos registros de informações no sistema, integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e melhoria na infraestrutura digital dos municípios.

*Com informações da Secom-PMS e Ascom-Sesab

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