![]() |
Fotos: Felipe Oliveira | ECB |
O Bahia venceu o Santos, por 4 a 3 nos pênaltis, e se classificou, na noite desta quarta-feira, 31, para as quartas de final da Copa do Brasil. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Nas penalidades máximas, o goleiro Marcos Felipe defendeu duas cobranças e assegurou a vaga do Tricolor, que faturou mais R$ 4,3 milhões por avançar à próxima fase (assista aos gols abaixo).
Com mais de 34 mil torcedores na Arena Fonte Nova, Bahia e Santos tiveram poucas oportunidades de gol na etapa inicial. A primeira chance do Tricolor só surgiu depois dos 10 minutos, quando Everaldo girou e chutou rasteiro, mas o goleiro João Paulo defendeu. O Esquadrão chegou a marcar um gol com Biel, porém o lance foi anulado pelo árbitro por impedimento.
O Santos teve uma participação ofensiva ainda menor, com destaque apenas para um chute de Soteldo por cima do gol. No final do primeiro tempo, o Bahia teve mais uma boa oportunidade, com uma cabeçada de Kanu, mas João Paulo fez uma grande defesa para evitar o gol do Bahia.
Na etapa final, a partida demorou a se desenrolar. Só depois dos 15 minutos, Cauly chegou com perigo, mas João Paulo defendeu facilmente. O Santos respondeu no minuto seguinte com um chute de Mendoza por cima do gol.
O Bahia estava melhor em campo e conseguiu marcar aos 23 minutos. Cauly chutou com precisão e marcou um belo gol na Fonte Nova. Sem outra opção, o Santos pressionou em busca do empate e conseguiu nos acréscimos. Aos 49 minutos, após um escanteio cobrado por Soteldo, Bruno Mezenga subiu mais alto que todos e empatou a partida, levando a decisão para os pênaltis.
Goleiro brilha
Nas penalidades, o Bahia abriu o placar com Cauly. O Santos empatou com Soteldo. Lucas Mugni converteu para o Esquadrão. Mendoza deixou tudo igual de novo. Acevedo fez o seu parq ao Tricolor. Weslley Patati deixou o Peixe na disputa. Vitor Hugo colocou o Bahia na frente. Camacho bateu nas mãos de Marcos Felipe. Ademir perdeu a cobrança, mas Marcos Felipe defendeu o de Bruno Mezenga: 4 a 3.
Agora, o Bahia aguarda a definição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil para saber qual será o seu próximo adversário. Antes, no sábado, pelo Brasileirão, o time comandado por Renato Paiva volta a campo, às 16h, para enfrentar o Fortaleza, no estádio Castelão.
Primeiro tempo
Logo no início da partida, Lucas Lima fez um lançamento para Soteldo, mas Vitor Jacaré conseguiu desarmar o venezuelano. O Bahia teve uma boa oportunidade aos 4 minutos, quando Cauly cobrou uma falta curta com Acevedo e a bola foi lançada na área, mas a zaga santista conseguiu afastar o perigo.
Aos 8 minutos, Cauly abriu com Biel pela esquerda, que usou sua velocidade para passar por Joaquim, mas João Paulo, goleiro do Santos, saiu do gol e ficou com a bola. Aos 11 minutos, Lucas Pires foi desarmado por Vitor Jacaré, que iniciou um contra-ataque e tocou para Everaldo, na entrada da área. O atacante girou e chutou, mas a finalização saiu fraca e João Paulo fez a defesa.
O Bahia teve um gol anulado aos 13 minutos. Rezende lançou Biel, que recebeu sozinho, invadiu a área e finalizou para o gol, mas a arbitragem marcou impedimento. Soteldo teve uma chance aos 15 minutos, quando Lucas Lima cobrou uma falta curta com o venezuelano, que invadiu a área e arriscou o chute, mas a bola foi por cima do gol.
Aos 17 minutos, Acevedo recebeu um cartão amarelo por uma falta forte em Dodi. O jogador do Bahia tentou argumentar com o árbitro, afirmando que era sua primeira falta na partida. Durante a primeira etapa, as equipes tiveram algumas oportunidades em lances de bola parada e jogadas individuais, mas sem sucesso na finalização.
Aos 39 minutos, o Bahia teve uma boa chance em uma falta cobrada por Biel, que encontrou Kanu no cabeceio, mas João Paulo fez uma bela defesa e evitou o gol. No final do primeiro tempo, o Santos teve uma chance em uma cobrança de falta de Soteldo, mas a defesa do Bahia levou a melhor.
Segundo tempo
No início da etapa complementar, após a saída de bola, o volante Rodrigo Fernández, do Santos, derrubou Cicinho e recebeu um cartão amarelo. O Bahia teve uma boa oportunidade aos 4 minutos, quando Cauly chutou e a bola desviou em Messias, indo em direção a Everaldo dentro da pequena área. No entanto, Joaquim apareceu antes e conseguiu afastar o perigo.
Aos 6 minutos, Lucas Lima abriu para Lucas Pires, mas Kanu chegou antes e mandou a bola pela linha de fundo, resultando em um escanteio para o Santos. Na sequência, Lucas Lima cobrou o escanteio para a área, mas a zaga do Bahia afastou. Durante o segundo tempo, as equipes continuaram buscando o gol. Aos 13 minutos, o atacante Biel, sofreu uma lesão e precisou ser substituído por Ademir.
Pouco depois, aos 23 minutos, o Bahia abriu o placar. Rodrigo Fernández pediu a saída de bola pela lateral, mas Everaldo dominou e cruzou para Ademir, que finalizou e João Paulo fez uma grande defesa, mas no rebote, Cauly acertou um belo chute e marcou o gol.
O Santos tentou reagir e teve algumas chances, como aos 27 minutos, quando Ângelo cruzou e Ryan pegou mal na bola, que saiu pela linha de fundo. No entanto, a defesa do Bahia se manteve sólida e afastou os perigos. Aos 49 minutos, o Santos conseguiu o empate. Soteldo cobrou um escanteio e Bruno Mezenga subiu para cabecear, deixando tudo igual na Arena Fonte Nova e levando o jogo para a disputa de pênaltis.
Penalidades máximas
Nas cobranças de pênaltis, o Bahia foi o primeiro a bater. Cauly escolheu o canto direito de João Paulo, que pulou para o outro lado, e marcou o gol. Em seguida, foi a vez do Santos. Soteldo chutou no canto direito de Marcos Felipe, que ficou no meio do gol e defendeu a cobrança.
O Bahia continuou na frente e Lucas Mugni bateu no canto esquerdo de João Paulo, que pulou para o lado errado novamente. O chute entrou e o Bahia ampliou sua vantagem. Na segunda cobrança do Santos, Mendoza bateu no canto esquerdo de Marcos Felipe, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol santista.
Acevedo foi o próximo a cobrar para o Bahia e acertou no canto direito de João Paulo, que se esticou, mas não conseguiu alcançar a bola. No terceiro pênalti do Santos, Weslley Patati bateu no canto esquerdo de Marcos Felipe, que pulou na direção oposta, e converteu a cobrança.
Vitor Hugo cobrou o quinto pênalti para o Bahia e chutou rasteiro no canto direito de João Paulo, que foi para o lado esquerdo. O gol do Bahia foi confirmado. No pênalti do Santos, Marcos Felipe pulou para o lado direito e defendeu a cobrança de Camacho, mantendo a esperança do Bahia.
Na cobrança de Ademir, João Paulo esperou o toque no canto direito e fez a intervenção, e que foi importante para o Santos, já que manteve as esperanças vivas. Por fim, Bruno Mezenga foi para a batida decisiva do Peixe e Marcos Felipe se esticou todo e conseguiu desviar a bola com a ponta dos dedos. Uma defesa determinante para o Bahia, garantindo o triunfo na disputa de pênaltis.
Bahia 1 (4)x(3) 1 Santos - Oitavas de final da Copa do Brasil ( jogo da volta)
Estádio: Arena Fonte Nova
Gol: Cauly, aos 23, e Bruno Mezenga, aos 49 minutos do 2º tempo;
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE) e Luiz Claudio Regazone (RJ).
Cartão amarelo: Acevedo, Cicinho e Kanu, do Bahia; Rodrigo Fernández, do Santos;
Público: 34.743 pagantes
Renda: R$ 1.036.925,00
Bahia - Marcos Felipe, Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Jacaré (Cicinho), Acevedo, Rezende, Cauly e Ryan (Lucas Mugni); Biel (Ademir) e Everaldo (Diego Rosa). Técnico: Renato Paiva.
Santos - João Paulo, Gabriel Inocêncio (Weslley Patati), Joaquim, Messias e Lucas Pires (Nathan); Rodrigo Fernández (Camacho), Dodi e Lucas Lima (Ângelo); Mendoza, Deivid Washington (Bruno Mezenga) e Soteldo. Técnico: Odair Hellmann.
Siga o Blog P. da Notícia no Google Notícias e receba os destaques do dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário