domingo, 14 de maio de 2023

Dez observações sobre Bahia 2x3 Flamengo

Tricolor teve dois jogadores expulsos na partida
Fotos: Felipe Oliveira | ECB

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1- Nojo - Uma arbitragem nojenta, com inúmeros erros e falta de critérios, tudo favorecendo o Flamengo, foi determinante para nossa derrota por 3x2, sábado, 13, na Fonte Nova. O time, por outro lado, também voltou a demonstrar muita fragilidade defensiva, tomando gols bobos de pura desatenção. Ainda assim, poderia ter terminado com pelo menos um empate, caso o juizão não errasse tanto contra a gente.

CONFIRA TABELA DE CLASSIFICAÇÃO E JOGOS

2 - O Flamengo adotou uma postura de esperar o Bahia e sair em bloco e tirou muito proveito nas transições rápidas durante o primeiro tempo.

3 - Os gols do time carioca foram em lances iniciados com bola parada. No primeiro uma linha de passe de cabeça que acabou no fundo das redes (um jogador que no início da jogada estava em posição de impedimento tirou proveito depois).

4 - O segundo foi de pênalti bem “forçado” e o terceiro numa falta alçada na área que nosso sistema defensivo vacilou e Davi Luiz marcou de cabeça. Antes tínhamos diminuído com Biel chutando no canto após grande troca de passes entre Cauly e Thaciano. Aliás, a falta que originou o terceiro gol do time do Rio foi a nosso favor mas o árbitro inverteu. É dose!

5 - No intervalo o Flamengo mudou 5 jogadores de uma só vez, o Bahia diminuiu o placar com Ademir e estava em cima. Aí a arbitragem, em 3 minutos, expulsou dois atletas nossos. Mesmo com 9 jogadores tivemos chances de empatar a partida mas faltou capricho nas finalizações.

Biel marcou um dos gols do Tricolor

6 - Nossos zagueiros cometeram erros de posicionamento que acabaram gerando gols. Thaciano, Ryan Cauly, Biel fizeram grande jogo. Jacaré não repetiu atuações anteriores mas fez uma partida razoável. A equipe se superou e foi até melhor que o adversário mesmo jogando com 2 a menos. Não tenho dúvida de que, se o juiz não expulsasse nossos jogadores, viraríamos este jogo. 

7 - A torcida mais uma vez deu show nas arquibancadas e, reconhecendo todo o esforço dos jogadores e vendo as merdas que o juiz fez, aplaudiu o time no final da partida

8 - A arbitragem prejudicou o Bahia durante todo o jogo, usando dois pesos e duas medidas. Jogador do Flamengo reclamava e ele não fazia nada; os do Bahia quando se aproximavam ele vinha logo com amarelo. Dois lances de pênalti em cima de Biel não marcados ao passo que o do Flamengo, em lance muito forçado, e muito “menos pênalti”, ele marcou.

9 - As expulsões do Bahia foram ridículas. No cartão amarelo que Resende tomou, ele nem falta fez. Já no segundo tempo, numa necessidade de fazer uma falta mais dura, ele acabou sendo expulso (se não tivesse tomando o injusto cartão amarelo isso não aconteceria). A de Kanu foi mais bizarra e absurda ainda: nosso zagueiro projetou o braço pra trás para proteger a bola e o tal Gabigol simulou que pegou no rosto, atirando-se no chão.

Kanu, que já tinha amarelo, foi expulso. Eu pergunto: por que o VAR não informou que o jogador simulou que pegou na cara já que a imagem era clara??? Se fosse jogador do Bahia, com certeza, o VAR chamaria a atenção, a expulsão seria anulada e nosso atleta advertido. São sempre dois pesos e duas medidas…

10 - Não dá para entender como um juiz que cometeu erros terríveis de critérios e procedimentos na rodada anterior, no jogo São Paulo e Fortaleza, é escalado normalmente para rodada seguinte, como aconteceu com esse que apitou o jogo Bahia x Flamengo (Paulo César Zanovelli). Eles cometem erros e não sofrem nenhum tipo de punição e isso faz com que eles próprios não procurem se empenhar mais para não cometer falhas nas partidas seguintes.

Eles precisam ser responsabilizados quando vão mal num jogo. Teria que ter uma comissão muito rigorosa para avaliar e tomar providências enérgicas caso seja necessário. Isso na prática só acontece quando um time de “mais nome” é prejudicado. A arbitragem brasileira, de um modo geral, comete erros bizarros e sucessivos, prejudicando equipes, jogadores, irritando torcedores e nada, nada acontece. Uma coisa repugnante.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Ficha técnica

Bahia 2x3 Flamengo - Campeonato Brasileiro (6ª rodada)

Local: Arena Fonte Nova

Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Marcyano da Silva Vicente (MG)

VAR: Wagner Reway (PB)

Cartões amarelos: Vitor Hugo, Ademir, Yago Felipe e David Duarte (no banco), do Bahia; Vidal, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Arrascaeta e Ayrton Lucas, do Flamengo;

Cartões vermelhos: Rezende e Kanu, do Bahia

Gols: Matheus França, aos 23 minutos, Gabigol, aos 29 minutos, Biel, aos 34 minutos, David Luiz, aos 49 minutos do primeiro tempo; Ademir, aos 5 minutos do segundo tempo;

Bahia: Marcos Felipe, Kanu, Vítor Hugo (Ademir) e Rezende; Jacaré, Yago Felipe (Acevedo), Thaciano, Cauly e Matheus Bahia (Ryan); Biel e Arthur Sales (Kayky). Técnico: Renato Paiva. 

Flamengo: Matheus Cunha (Santos), Fabrício Bruno, David Luiz (Wesley), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Erick Pulgar), Victor Hugo, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Matheus França (Vidal), Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli.

Siga o Blog P. da Notícia no Google Notícias e receba os destaques do dia.

Nenhum comentário: