terça-feira, 11 de abril de 2023

Conscientização sobre Parkinson

A doença de Parkinson é a segunda enfermidade neurodegenerativa mais recorrente do mundo
Fotos: Pixabay

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson é celebrado em 11 de abril de cada ano, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre patologia e promover ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença. 

O Parkinson é uma condição neurológica progressiva que afeta o movimento e a coordenação. Ocorre quando as células nervosas do cérebro que produzem a dopamina, um neurotransmissor importante para o movimento, são danificadas ou morrem.

De acordo com informações da Biblioteca Virtual/Ministério da Saúde (MS), dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. No Brasil, números não oficiais apontavam em 2022 para pelo menos 250 mil portadores. 

A doença de Parkinson é a segunda enfermidade neurodegenerativa mais recorrente do mundo, atrás apenas do mal de Alzheimer. Os sintomas iniciais da doença podem incluir tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e dificuldade em caminhar e falar. 

A patologia não tem cura, mas os tratamentos podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Incluem medicamentos, terapia ocupacional, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. Já o diagnóstico precoce é importante para um tratamento eficaz.

A doença de Parkinson é a segunda enfermidade neurodegenerativa mais recorrente do mundo

Ações para melhorar qualidade de vida

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson foi criado em 1997 pela OMS e pelo Parkinson's Disease Foundation (PDF). Desde então, a data tem sido uma oportunidade para aumentar a conscientização sobre a doença e promover ações para melhorar a vida das pessoas afetadas.

Muitas vezes, as pessoas com Parkinson enfrentam discriminação e estigma por causa de seus sintomas. Por isso, ao entendimento também é fundamental para garantir que os pacientes recebam o cuidado e apoio necessário, promovendo uma maior compreensão da doença e de suas implicações para a vida cotidiana

A data também é uma oportunidade para destacar a necessidade de mais pesquisas sobre a patologia. Embora tenham sido feitos progressos no desenvolvimento de tratamentos para a doença de Parkinson, ainda há muito a aprender sobre as causas e como ela pode ser prevenida ou curada. O estudo é necessário para entender melhor os efeitos na vida cotidiana dos pacientes e identificar novas estratégias para melhorar a qualidade de vida.

Promovendo mudanças na sociedade 

O apoio aos cuidadores é um outro aspecto importante da conscientização. Eles enfrentam muitos desafios, incluindo o estresse emocional e físico, a fadiga e a carga financeira. Mas existem muitas maneiras de fornecer ajuda aos cuidadores, como oferecer programas de treinamento, grupos de apoio e recursos educacionais, promovendo políticas públicas que garantam que eles tenham acesso a recursos adequados.

O esclarecimento sobre a doença também pode promover um estilo de vida saudável para os pacientes com Parkinson. Embora a doença possa limitar a capacidade de uma pessoa para realizar atividades físicas, a prática regular de exercícios pode melhorar a força muscular, a flexibilidade e a coordenação, além de reduzir o risco de quedas.

O Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson é significativo para promover mudanças na sociedade e que possam ajudar a melhorar a vida das pessoas com a patologia. Ainda pode colaborar a aumentar a compreensão de um estilo de vida saudável para pacientes. 

Apesar de não ter cura, com uma maior conscientização, podemos auxiliar a garantir que as pessoas com Parkinson recebam o tratamento adequado, o apoio necessário e tenham acesso a recursos e programas que possam melhorar sua qualidade de vida.

Siga o Blog P. da Notícia no Google Notícias e receba os destaques do dia.


Nenhum comentário: