Em seu último dia de agendas na China, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, firmou uma parceria estratégica com a Hotgen Biotech, uma das maiores fabricantes mundiais de testes rápidos para diagnóstico. A colaboração prevê a instalação de uma linha automatizada de produção na Bahiafarma, com transferência de tecnologia para fabricação de testes de doenças como dengue, Zika, hepatites B e C, sífilis, malária e Covid-19.
A iniciativa faz parte do Programa de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), do Ministério da Saúde, que incentiva a produção nacional de tecnologias em saúde. Segundo o governo, os equipamentos a serem instalados superam os R$ 4 milhões em investimentos, com capacidade para fabricar até 200 mil testes por dia. Toda a produção será voltada ao atendimento do mercado nacional.
Além dos sete testes já registrados na Anvisa, a Bahiafarma aguarda aprovação de mais três: para HIV, HTLV e o Sífilis Duo — um exame combinado. A transferência de tecnologia será feita de forma gradual, começando pela embalagem e avançando até a fabricação completa dos insumos no estado.
Durante a visita à sede da Hotgen, em Pequim, também foi acertado um convênio para o desenvolvimento de pesquisas científicas na Bahia.“Viemos conhecer de perto a tecnologia da Hotgen, aqui recebemos a confirmação da instalação desta linha de produção automática que fortalece ainda mais o projeto. Também pedi que eles criem um centro de pesquisa e desenvolvimento para que a Bahia não seja só fabricante dos testes, mas possa ajudar a desenvolver novos produtos”, afirmou Jerônimo.
Fundada em 2005, a Hotgen Biotech é referência internacional em diagnósticos in vitro, com presença em mais de 30 países e mais de 600 certificações. Ganhou destaque global durante a pandemia de Covid-19 ao fornecer bilhões de testes para países como Alemanha, França e Reino Unido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário