sexta-feira, 14 de março de 2025

Análise: dez observações sobre Bahia 1x0 Boston River

Análise: dez observações sobre Bahia 1x0 Boston River

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - FASE DE GRUPOS —
Um placar magro, mas de uma importância gorda, gigantesca. Desta forma, vencendo apenas por 1x0, o Bahia fez o suficiente para, mais uma vez, disputar a fase de grupos da Taça Libertadores da América, retornando após 36 anos. A Nação Tricolor está em festa.

2 - O triunfo seria bem mais tranquilo, caso fossem convertidas algumas chances claras criadas pelo Bahia. Por isso, o jogo terminou ganhando contornos de apreensão antes do final, pois o time uruguaio se lançou à frente e qualquer vacilo maior que o Bahia desse seria fatal. Felizmente deu tudo certo.

3 - O Bahia, dominando o jogo, com troca de passes rápida, pressionou bastante no primeiro tempo. Time uruguaio, fechadinho, dobrando a marcação em Ademir e Pulga e congestionando o meio, se defendia bem, tentando achar brecha para o contra-ataque. Por duas vezes desceram com perigo e numa delas quase faziam gol.

4 - O Esquadrão criou, na primeira etapa, duas chances com Éverton Ribeiro (um chute colocado e outro de virada) mas o goleirão esteve firme; Jean Lucas deu um bom chute que o goleiro bateu roupa; teve também um chute pra cima de Lucho após cruzamento de Pulga; uma cabeçada do zagueiro deles quase era gol contra; Lucho também deu uma boa cabeçada depois de cruzamento de Caio Alexandre. Ainda tivemos uma grande jogada, com um bom chute de Ademir, que o goleiro defendeu.

5 - No segundo tempo, nosso adversário logo de cara perdeu um gol incrível, quando desceram no contra-ataque e um atacante deles falhou na hora de mandar para o gol; logo depois abrimos o escore num passe de Mingo pra Juba, que cruzou na cabeça de Jean Lucas e ele mandou para o funo das redes; Lucho ainda perdeu outra oportunidade na marca do pênalti, livre e Borducchi da mesma forma. Não se pode perder tantos gols assim…


6 - Os goleiros que vêm nos enfrentando pegam até pensamento. Incrível. E essas arbitragens… Aff. O juiz parou, marcando falta, um lance em que havia uma vantagem clara do Bahia, tanto que Éverton Ribeiro chegou a marcar o gol, que acabou sendo anulado.

7 - Zagueiro Mingo esteve seguro defensivamente e, com a bola nos pés, parecia um meia de armação, com grande participação, inclusive no nosso gol, quando lançou Juba. Éverton Ribeiro e Jean Lucas muito bem, os melhores; Gilberto também jogou demais, assim como Kanu; Ademir foi razoável e Pulga jogou bem. Rogério tirou esquema com 3 zagueiros e foi mais ofensivo. Só não gostei das quatro mudanças de uma vez, o que poderia complicar tudo.

8 - Escutei esta semana cronistas afirmando que o Boston River era do nível da Jacuipense. Que comparação absurda! O time uruguaio é muito melhor, ou menos pior…

9 - Lucho, que até vinha fazendo gols, nessa partida perdeu algumas oportunidades. Aliás, por falar em gol perdido, Borducchi desperdiçou uma grande chance no final. Esse rapaz até agora não disse para que veio ao Bahia.

10 - Primeiro objetivo do ano, chegar à fase de grupos da Libertadores, já alcançamos e agora é partir para ganhar este Baianão. Domingo é o primeiro jogo da final, contra o time de Canabrava, e temos que entrar focados para conseguir um triunfo consagrador e apenas administrar no jogo de volta.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais: YouTubeWhatsAppInstaTwitter e FacebookAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: