Além dos trilhos, foram adquiridos, após negociação entre o governo da Bahia e o estado do Mato Grosso, um conjunto de equipamentos que inclui, também, sistema de rede aérea, subestações, aparelhos de mudança de via (AMV) e de telecomunicações, somando um investimento de R$ 106 milhões. O transporte segue um cronograma planejado, com a entrega realizada em etapas, até março de 2025.
O VLT vai abranger três trechos, da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O orçamento total das obras, reunindo os três lotes, é de mais de R$ 5 bilhões. Por onde passar, o modal vai representar transporte com rapidez, segurança, conforto e será um vetor de desenvolvimento econômico.
Evolução do VLT
O VLT teve autorização para o início das obras em junho de 2024. Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens com o governo do Mato Grosso, onde a Bahia conseguiu economizar 37,5% em cada VLT. A previsão é de que os primeiros testes com o modal tenham início em 2026. Também já estão sendo realizados estudos para que a obra seja ampliada, da Calçada até o Comércio.
*Com informações da Secom-GOVBA
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