sexta-feira, 16 de agosto de 2024

São Roque recebe homenagens de devotos em Salvador; trânsito é alterado

A Igreja dedicada ao santo está localizada no bairro Federação, em Salvador
Foto: Reprodução | TV Bahia

Com o tema "São Roque, peregrino na fé, motivai a nossa esperança!", a Igreja São Roque e São Lázaro, situada na Ladeira de Xaponã, no bairro da Federação, em Salvador, celebra desde o início da manhã desta  nesta sexta-feira, 16, a festa do padroeiro - conhecido como o protetor contra doenças e pragas. No Candomblé, o santo é representado por Obaluaê, ou Omolu, orixá responsável tanto pela cura, quanto pela disseminação de doenças infectocontagiosas.

Ao longo do dia, centenas de devotos e adeptos de religiões de matrizes africanas foram até a igreja dedicada ao santo, pertencente à Paróquia da Ressurreição do Senhor, para participar das celebrações e missas. As festividades começaram ainda na madrugada, às 5h, com alvorada e queima de fogos.

O ápice dos festejos será a Missa Solene, que terá início às 15h, e será seguida de procissão até o Cemitério Campo Santo, retornando para a Igreja, onde haverá a bênção com o Santíssimo Sacramento, encerrando as homenagens ao santo.

Trânsito

Por causa da homenagem ao santo, o trânsito na região do bairro da Federação sofreu mudanças, que tiveram início às 5h e se estendem até as 21h. Para facilitar a realização da festa, barreiras foram instaladas na interseção da rua Prof. Aristides Novis com a rua Padre Camilo Torrend e na rua Prof. Aristides Novis, próximo ao portão da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

A partir das 15h, com o início da procissão, o tráfego será interditado gradualmente no Largo de São Lázaro, com saída da Igreja de São Lázaro. O percurso seguirá pelas ruas Professor Aristides Novis, Caetano Moura, Largo do Campo Santo, Caetano Moura, Professor Aristides Novis, Largo de São Lazaro, com chegada na Igreja de São Lázaro.

O estacionamento de veículos está permitido, das 5h às 21h, na rua Prof. Aristides Novis, apenas no sentido rua Caetano Moura. No trecho entre o portão da Ufba / Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e a Mansão Duque de Orleans.

Protetor dos doentes

São Roque é considerado o protetor dos doentes, especialmente por ter ele mesmo sofrido as dores da enfermidade que combatia, sem nunca ter aberto mão de auxiliar aqueles que necessitavam de ajuda médica e espiritual.

Ele sofreu a dor da orfandade ainda jovem e, ao contrair a peste, optou por afastar-se passando a viver em uma pequena cabana, numa região isolada da Placência, na Itália, onde se encontrava quando adoeceu, alimentando-se com o pão que era levado diariamente por um cão.

Nascido em 1295 na cidade de Montpellier, no sudeste da França, ele acolheu as pessoas nas suas necessidades, independentemente das suas posições sociais, como pedia o próprio Jesus. Morreu jovem, aos 32 anos, e sua poderosa intercessão continuou sendo registrada em novos episódios de peste.

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais:  WhatsAppInstaTwitter e FacebookAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: