quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Dez observações sobre Bahia 2x0 Barcelona

Everton Ribeiro, que marcou o primeiro gol, levou o troféu de Melhor em Campo
Fotos: Letícia Martins | ECB

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Craque decisivo!  O jogo estava encardido, mas com o Bahia sendo superior, mesmo sem repetir atuações anteriores. O Barcelona é um time organizado e dificultou bastante. As chances, porém, foram sendo criadas, mal concluídas, desperdiçadas. O tempo passava, nosso gol não saía e o contra-ataque do Barcelona era sempre um motivo de preocupação. Foi aí que apareceu o craque Everton Ribeiro, concluindo de cabeça, como um centroavante, um cruzamento de Everaldo, que parecia atacante de beirada: 1 a 0 Bahia, aos 12 do segundo tempo, e a necessária tranquilidade aparecendo para mais pra frente fazermos o segundo com Ratão e sacramentar o triunfo. 

VEJA TAMBÉM:

ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS

2 - Como bem disse meu amigo Rodrigo Meneses, chamou  atenção a vibração de Everton Ribeiro após fazer o gol, demonstrando que, mesmo num campeonato de nível técnico menor, ele está muito motivado, focado, e isso é muito bom, pois dá pra vislumbrar que, nas competições mais difíceis, ele vai chegar na ponta dos cascos.

3 - Com outros resultados da rodada, o Bahia assumiu a liderança do Baianão, e a ideia é permanecer até o final para ter vantagens na fase seguinte.

4 - Mal começou o jogo e, num vacilo de posicionamento do nosso lado esquerdo, o atacante do Barcelona entrou livre, chutou rasteiro, Adriel tirou com o pé e, no rebote, o cara chutou de novo e nosso goleiro abafou; nossa resposta foi um chute de Cauly por cima depois que recebeu passe de Gilberto; Cauly desperdiçou outra chance chutando mal após receber passe de Gabriel Xavier na área; Gilberto cabeceou na trave uma bola cruzada por Cauly; Everton Ribeiro lançou Cauly em profundidade, ele cruzou e Thaciano desviou, quase marcando; numa das poucas descidas do Barça, Bruno chutou rasteiro de longe e Adriel defendeu bem; Gilberto fechou pro meio driblando na área, mas chutou pra fora. 

5 - Yago Felipe deu o primeiro chute perigoso na segunda etapa mas a bola foi pra fora; abrimos o escore com a cabeçada de Everton Ribeiro; o time do interior, logo depois, deu um chute perigoso de longe que passou rente à trave; após perder uma chance clara ao receber uma bola de Biel, Ratão teve outra oportunidade na corrida, invadiu a área e chutou rasteiro pra fazer 2 a 0.

Rafael Rataão comemora após marcar o segundo gol na partida

6 - Gilberto fez outra grande partida, tanto indo pelas beiradas quanto fechando pro meio, além de aparecer concluindo jogadas a gol. Aliás, o lado direito do Bahia está muito bem. Por outro lado, o esquerdo deixou a desejar, com pouca movimentação dos jogadores por ali e atuação muito discreta de Ryan. 

7 - Mais uma boa partida do goleiro Adriel, não só com três boas defesas como também com as saídas de bola com os pés. Quem foi muito bem novamente foi Yago Felipe; Cauly participou bem dos lances mas pecou muito nos chutes a gol.

8 - O nosso miolo de zaga estava meio atabalhoado e lento, nas poucas vezes em que o Barcelona chegou no ataque. Gabriel Xavier não tem repetido as boas atuações do ano passado e hoje David Duarte também não estava tão bem como esteve nas últimas vezes em que atuou.

9 - Everton Ribeiro, além de fazer um gol, apareceu muitas vezes com toques precisos, armando jogadas, e até dando combate e roubando bolas na recomposição. Sem correr à toa, atuou com inteligência e ótimo posicionamento em campo, fez grande partida, por isso, merecidamente, ganhou o troféu de Melhor em Campo.

10 - Domingo é nossa estreia no Nordestão e, logo de cara, contra um grande rival, o Sport Recife. Vamos com força máxima pra cima deles, para, com muita garra, determinação e apoio do torcedor, conseguirmos um grande triunfo. Ainda que seja um adversário da segunda divisão, trata-se de um clássico e, para vencermos, precisamos lutar muito, praticar um grande futebol, jogar com a torcida. Clássico é sempre muito complicado. Mas vamos que vamos!

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.

Nenhum comentário: