domingo, 22 de outubro de 2023

Dez observações sobre Bahia 2x0 Fortaleza

Pela primeira vez neste Brasileirão, o Tricolor engrenou três triunfos consecutivos
Fotos: Felipe Oliveira | ECB

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Podemos pedir música! Depois de muito tempo, vencemos três partidas seguidas no Brasileirão, ao bater um velho freguês, o Fortaleza, numa jornada em que o Bahia demonstrou que a evolução que vem tendo é uma coisa concreta e a tendência é que essa performance positiva continue e outros excelentes resultados como esse voltem a ocorrer. 

Se ganhamos três partidas seguidas, vamos pedir música. A que eu escolho é a do gênio Benito di Paula: "Tudo está no seu lugar", cujo refrão expressa o momento vivido pelo Esquadrão nessa competição: "Tudo está no seu lugar, graças a DEUS, graças a DEUS". 

Realmente, antes de qualquer coisa na vida, temos que agradecer a nosso Criador por tudo.

2 - Deus tem iluminado nosso treinador, que, em pouco tempo, vem mostrando que nosso elenco não era tão ruim e fazia, antes dele, uma campanha desproporcional à sua capacidade. Em seis jogos até agora, Rogério venceu 4 e perdeu dois, num aproveitamento de 67%.

3 - Nosso técnico, devagarzinho, recuperou jogadores, como Everaldo e até mesmo Yago (que jogou muito nessa partida), e mudou totalmente a postura do time, que está muito mais aguerrido e errando menos, fazendo com que todo elenco mostre qualidade. 

4 - Todos os jogadores, titulares e reservas, demonstram um foco grande pra vencer as partidas e lutam do princípio ao fim. Nesse jogo, por exemplo, Acevedo substituiu o suspenso Resende e arrebentou, sendo nosso melhor em campo. 

5 - A capacidade de arrumar o time e o espírito vencedor de Ceni têm sido fundamentais para a mudança de chave. As mudanças durante o jogo têm sido inteligentes até mesmo quando a decisão não tem tanta referência à parte técnica ou tática. Nesse jogo ele substituiu Cândido pra evitar que o jogador fosse expulso, afinal já tinha cartão amarelo e Marinho estava jogando em cima dele.

Acevedo substituiu o suspenso Resende e arrebentou, sendo nosso melhor em campo

6 - Fortaleza entrou com time misto (problema dele) mas aos poucos foi colocando os titulares. Nada disso tira o mérito do nosso triunfo pois estamos demonstrando uma clara evolução e batemos um time organizado, que tem um ótimo treinador e quase sempre joga bem independente de quem esteja em campo.

7 - O primeiro chute a gol do Fortaleza foi dado por Tiago Galhardo no meio do gol pra defesa tranquila de Marcos Felipe. Bahia respondeu fazendo 1x0 numa cobrança de escanteio perfeita de Biel, completada com uma cabeçada de Kanu.

Depois teve um chute forte de Biel que o goleiro João Ricardo defendeu.

Fortaleza tentava pressionar o Esquadrão, com jogadas de Marinho e com bolas alçadas na área. Teve no primeiro tempo três cabeçadas que assustaram nossa defesa. Numa delas após grande defesa de Marcos Felipe numa falta cobrada por Marinho.

8 - O time cearense começou pressionando no segundo tempo mas as nossas rápidas transições deixaram eles doidos. Teve uma arranca e bom chute de Cauly. Outra com Biel. Eles tiveram um chute de Marinho e uma falta bem cobrada que nosso paredão defendeu. Também um atacante deles recebeu um passe na entrada da área mas chutou fraco e nosso arqueiro pegou.

Tivemos uma cabeçada perigosa de Raul Gustavo e, no final, numa bola alçada na entrada da área, Everaldo raspou de cabeça, dando um passe pra Ratão dominar e chutar pra fazer 2 a 0.

9 - Nossos volante jogaram muito nessa partida. Acevedo foi o "dono" da nossa frente da zaga e o próprio Yago, que em alguns jogos foi muito mal, também brilhou. Cauli e Biel mais uma vez muito bem, Ratão tem tido ótima participação quando entra, inclusive com gols. Nossa zaga também foi bem e até Diego Rosa finalmente fez um bom jogo.

10 - É importante que o Bahia tenha os pezinhos no chão, mantenha essa pegada séria nas partidas que restam, continuando nesse foco de fazer bons jogos para conseguir bons resultados. 

Precisamos nos afastar mais do Z4 e, como vem acontecendo, cada jogo tem que ser encarado como uma final de campeonato. 

Próxima "decisão de título" é contra o Cruzeiro fora de casa e, com fé em DEUS, vamos com tudo pra conseguir outro grande triunfo.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.

Nenhum comentário: