domingo, 1 de outubro de 2023

Dez observações sobre Flamengo 1x0 Bahia

Falha do zagueiro Vitor Hugo resultou na expulsão de Kanu no Maracanã
Foto: Felipe Oliveira | ECB
Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Ah, essas arbitragens! Como quase sempre acontece nos jogos Bahia x Flamengo, mais uma vez a arbitragem foi fator determinante na derrota do Esquadrão para o time carioca, que, mesmo com a péssima fase do nosso time, não fez boa partida e precisou de uma expulsão questionável e um pênalti inexistente para vencer o jogo. Nos últimos 7 jogos, em pelo menos 5 houve "erro" de arbitragem (juiz e/ou VAR). Quem estiver duvidando disso basta pegar os melhores momentos dessas partidas, inclusive o jogo do primeiro turno do Brasileirão deste ano.

2 - Essas "falhas" de arbitragem favorecendo o time carioca é uma coisa rotineira, os próprios torcedores deles (não todos) até "curtem" essa situação e dia desses um ex-jogador do clube, sem o menor constrangimento nem pudor, afirmou numa entrevista, após ganhar mais um título com erro de arbitragem, que "ganhar roubado era mais gostoso".

3 - O pior de tudo é que os erros de arbitragem, principalmente a favor de times como o Flamengo, parecem passar despercebidos e uma punição mais severa aos responsáveis não acontece. Esse provavelmente é um dos motivos da repetição dessas "falhas".

4 - Independentemente das "falhas" da arbitragem, que inclusive havia marcado um outro pênalti mas voltou atrás, pois ia ficar mais feio ainda,  o Bahia, já na escalação, mostrou que dificilmente venceria o jogo.

5 - Entrar com Vitor Hugo e Everaldo de titular, por tudo que esses jogares "produziram" este ano, é suicídio, e eles, mais uma vez, repetiram, com inúmeras falhas, a performance sofrível que vêm tendo na temporada: Everaldo desperdiçando lances bobos e Vitor Hugo cometendo falhas que comprometeram a atuação do nosso sistema defensivo. 

Aliás, com esse zagueirinho fraco em campo, o próprio Kanu tem que se desdobrar e acaba caindo de produção. Será que Rogério Ceni vai repetir o técnico Renato Paiva e continuar insistindo com eles, que jogo após jogo vêm prejudicando o desempenho da equipe, sendo quase sempre responsáveis diretos por nossas derrotas?

 6 - O Bahia, mesmo deixando Everton Ribeiro livre para articular as jogadas do Flamengo,  até que começou bem a partida na parte defensiva, com boa compactação, o que impediu muitos lances mais agudos do time carioca. E essa performance  só foi comprometida durante o jogo com as falhas de Vitor Hugo. Nossos contra-ataques poderiam ser uma arma letal se Everaldo não estivesse em campo.

7 - Numa bobeira de Gilberto, Bruno Henrique cruzou e Pedro quase alcança pra empurrar pro gol. Bahia respondeu com um chute de Ratão, que o goleiro flamenguista mandou a escanteio. 

Depois Everaldo desperdiçou um contra-ataque dando um peteleco pro gol. Na sequência um passe equivocado de Vitor Hugo por pouco não redundou em gol de Pedro. Kanu travou na hora H. Também teve uma cabeçada de Ratão, que poderia ter chutado feito o gol.

O primeiro pênalti inexistente marcado fez o VAR voltar atrás, pois a falta foi fora da área. Na   cobrança, a bola foi na trave.

8 - No segundo tempo, logo no começo, numa outra pixotada de Vitor Hugo, Bruno Henrique partiu em velocidade e sofreu falta "normal" de Kanu, que, após pressão dos flamenguistas, foi expulso por "indicação" do VAR. Na cobrança da falta, a bola passou perto.

Depois, após um bate-rebate na área, o erro mais clamoroso da arbitragem, que assinalou um pênalti de Gilberto em Bruno Henrique, num lance em que o flamenguista ergueu demais o pé e o tricolor sequer toca nele. Pênalti absurdo, que Pedro cobrou e fez.

Se fosse a contra o Flamengo, tenho certeza que a arbitragem marcaria sola, pé alto do atacante. 

Mesmo com um a menos, o Bahia teve uma grande chance num passe de Biel pra Juba, que avançou e bateu com a "cega" pra defesa do goleiro do Flamengo.

9 - Além das atuações pífias de Everaldo e Vitor Hugo, Yago Felipe, Thaciano e Gilberto também não foram bem, da mesma forma que Jacaré, que entrou pra jogar de centroavante. Biel e Juba até que renderam um pouco, assim como Ratão, que assim ou assado ajudou na marcação e também chegou bem na frente. Kanu, enquanto esteve em campo,  jogou por ele e Vitor Hugo e sofreu uma expulsão injusta.

10 - A esperança é que Rogério Ceni, já no próximo jogo, entenda que precisa encontrar solução para melhorar o desempenho da nossa equipe e isso passa por sacar do time jogadores que vêm tendo desempenho pífio, como Everaldo e Vitor Hugo. Estamos na "zona de rebaixamento" e, pra conseguir sair dessas situação, esses jogadores não podem ser mais escalados. Sugiro até que tenham férias antecipadas.

Na zaga há solução, Gabriel Xavier perde passagem, e na posição de centroavante, Mingote também é muito ruim, sendo mais interessante improvisar alguém do que ficar com um a menos no ataque. Se Rogério repetir a teimosia de Paiva, a nossa queda para a Série B vai ser mais rápida do que se possa imaginar.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.

Nenhum comentário: