quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Dez observações sobre Bahia 1x0 Internacional

Biel foi decisivo na partida contra o Colorado
Fotos: Felipe Oliveira | ECB

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Brocamos! Quebrando um tabu de 10 anos, o Bahia venceu o Inter na Fonte Nova e, pouco a pouco, vai procurando se afastar da temida “zona de rebaixamento”. O time, com Rogério Ceni, já mostra uma boa evolução, com espírito vencedor, e a vontade de ganhar tem aumentado jogo a jogo, com todos demonstrando muita garra e disposição. 

Foi a primeira vez que vencemos duas seguidas nesse Brasileirão e a esperança é de que possamos vencer mais uma no próximo sábado diante do Fortaleza e, a partir daí, começar realmente a nos consolidar fora do risco de queda, contando com o “tropeço” dos concorrentes.

2 - A essa altura do campeonato o importante é vencer os jogos. Se jogar bem, melhor ainda. O Bahia fez uma partida de certa forma ruim no primeiro tempo e muito boa no segundo e mereceu o triunfo. O resto é resto

3 - O triunfo poderia ter sido mais tranquilo, caso aproveitássemos melhor as oportunidades claras criadas na segunda etapa, sem contar que tivemos dois gols corretamente anulados pelo VAR.

4 - O Inter jogou com 5 reservas? É com ele, Roberto Carlos e as baleias. O importante é que ganhamos os 3 pontos e é isso que vai ficar na história. O resto é desculpa de colorados, de galinhas e outros bichos…

5 - O Bahia entrou com uniforme em alusão ao Outubro Rosa, conscientizando para a necessidade de prevenção do câncer de mama e mais uma vez a Nação Tricolor (quase 32 mil pagantes) deu show nas arquibancadas, empurrando o time para o importante triunfo.

Thaciano foi um dos destaque na voitória do Tricolor

6 - Jogo foi extremamente pegado no primeiro tempo, com forte marcação principalmente em cima de Cauly, por parte do Inter, e de Alan Patrick, por parte do Bahia. O Inter, embora não criasse tanto, teve mais volume de jogo nessa etapa.

7 - O primeiro lance que assustou um pouco foi somente aos 16 minutos, quando Bruno Henrique saiu dividindo, driblou na área, e a bola sobrou pra Luiz Adriano chutar pra cima. O Bahia respondeu com uma falta de Cauly que bateu na rede pelo lado de fora. Depois Alan Patrick cruzou rasante com muito perigo. 

Chegamos ao primeiro gol numa bola em que Biel recebeu passe de Resende pouco acima do meio campo, avançou e chutou colocado no cantinho para festa da Nação Tricolor.

Depois, em dois vacilos que demos, o Inter quase empata mas os chutes foram pra fora.

8 - Na etapa final o Bahia melhorou, com bons contra-ataques, e só não ampliou o marcador por causa da falta de pontaria dos nossos atletas. Cauly e Biel perderam gols incríveis; o de Cauly numa assistência de Biel e, no de Biel, uma excelente assistência de Everaldo. Ficamos com um a mais a partir dos 35 minutos dessa etapa com a merecida expulsão de Luca, que agrediu Vitor Hugo. O Inter colocou uma bola na trave numa cabeçada e teve um perigoso chute de Maurício que foi desviado pra fora.

A arbitragem estava “permissivista” para as jogadas do Inter e os lances “duvidosos” eram sempre favoráveis ao time gaúcho. Teve um lance em que Biel foi nitidamente empurrado no meio-campo e ele não deu, permitindo um  contra-ataque perigoso do Inter, e os lances em que a bola tocou no braço dos jogadores do Inter, principalmente o segundo, não tenho dúvidas de que ele marcaria pênalti se fosse contra o Bahia. Até mesmo o lance da expulsão do jogador do Inter o juiz “não viu” mas o VAR chamou.

9 - Everaldo _ quem diria?_ e Cauly foram os melhores em campo. O primeiro, embora não tenha marcado gol (perdeu um claro), foi altamente participativo, com chutes e assistência. Cauly é o nosso maestro. A dupla de zaga foi bem, assim como Resende na cabeça da área. A prova disso é que nossa meta não foi vazada. Yago e Thaciano melhoraram em relação a jogos anteriores. Biel está dando a qualidade técnica que faltava a nosso ataque. O treinador Rogério já começa a fazer o time apresentar um melhor futebol.

10 - Este triunfo foi importantíssimo, mas a luta pra fugir do rebaixamento será árdua, pois os concorrentes também ganharam e está tudo muito embolado na tabela. Agora há um número maior de times nesse “bololô” dos que querem escapar da Série B.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.

Nenhum comentário: