domingo, 20 de agosto de 2023

Dez observações sobre Bahia 4x0 Bragantino

Vitor Hugo comemora com Kanu após marcar o segundo gol do Tricolor
Fotos: Felipe Oliveira | ECB

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Com o pé direito! Uma estreia consagradora no segundo turno, pois goleamos um dos times mais certinhos do competição (6º colocado no primeiro turno), com uma atuação em que, embora apresentássemos algumas falhas, a quantidade de acertos, evidentemente, foi bem maior e espelhou o que foi o resultado.

2 - O placar elástico pode até deixar transparecer que o jogo foi fácil, mas não foi. Na parte ofensiva, nosso time foi muito bem, pois, além dos 4 gols, criou outras grandes oportunidades, mas na parte defensiva cometeu algumas falhas de posicionamento e saída de bola que fizeram com que o adversário criasse boas oportunidades, algumas delas muito bem defendidas por Marcos Felipe.

3 - Os dois times adotaram uma postura de pressionar a saída e foram criando chances, pois roubavam a bola e ficavam em boas condições de fazer gols. O Bahia teve um desempenho de um time que queria o triunfo o tempo todo, jogou sem medo, numa correria desenfreada, empolgando a torcida pela vontade, luta em campo

4 - A bola parada, que vinha sendo um terror para o Bahia, foi utilizada, neste jogo, a nosso favor, e através dela fizemos nossos primeiros 2 tentos. Num escanteio cobrado por Cauly, Vítor Hugo tocou de cabeça, a bola retornou num rebote e Resende tocou com o pé direito para marcar; em outro córner batido por Cauly, Vitor Hugo mandou para as redes de cabeça.

5 - Logo que o Bahia fez o primeiro gol, Marcos Felipe fez uma grande defesa numa cobrança de falta. Depois o Bahia perdeu a chance de ampliar com Thaciano, e o Braga de empatar numa saída em falso de Resende que o atacante do time paulista, livre, chutou rasteiro e Marcos Felipe tirou com o pé. Antes teve outra grande defesa do nosso goleiro no lado da área em que o adversário encheu o pé e o paredão tricolor desviou.

Mingotti marcou o terceiro gol do Esquadrão na Fonte Nova

6 - O Braga teve chance com um avanço no  começo da etapa complementar mas a bola foi chutada muito fraco; teve uma cabeçada fraca na mão de Marcos Felipe. Mingoti, no primeiro tempo, perdeu uma chance e fez um gol que foi acertadamente anulado. No segundo, fez nosso terceiro gol numa grande jogada de Ademir, que rolou para ele marcar.

Poderíamos ter chegado logo ao quarto gol mas Thaciano, livre, recebeu grande passe de Gilberto, mas chutou na trave. Em outra saída errada do Bahia, o Braga contra-atacou e Mateus Gonçalves, sozinho, chutou na lua. Depois chegamos ao quarto gol, com um cruzamento de Gilberto que Cauly chutou e marcou, Na sequência nosso goleiro fez mais duas boas defesas.

7 - OS 37 mil torcedores presentes empurraram o Bahia e assustaram o adversário, o que foi reconhecido no intervalo por um dos jogadores do Braga que foi entrevistado. A Nação Tricolor jogou com o time e foi fundamental também nesse triunfo.

8 - O goleiro Marcos Felipe vem sendo o principal jogador do Bahia no Campeonato Brasileiro e neste jogo foi fundamental, fazendo defesas importantes, principalmente quando a partida estava empatada ou com apenas 1x0 de vantagem tricolor. 

Cauly foi muito bem nas bolas alçadas na área, com duas assistências, e articulando bem as jogadas; Gilberto também jogou muito; Thaciano bem, só precisa de mais tranquilidade nas conclusões (poderia ter feito pelo menos dois gols). Ademir é um jogador que azucrina qualquer defesa e neste jogo não foi diferente. A jogada do terceiro gol foi primorosa. Ele vem subindo de produção.

9 - Neste jogo, Paiva merece elogios na parte ofensiva, com uma intensidade impressionante, criando inúmeras oportunidades, com quatro traduzidas em gols. Na parte defensiva, no entanto, deixou a desejar: muitas vezes o adversário pegava nossa defesa desarrumada, até quando já estávamos com 2 e 3 a 0, o que é inadmissível. Aliás, não fosse as grandes defesas de Marcos Felipe, talvez o resultado da partida fosse outro. Nosso sistema defensivo precisa melhorar.

10 - A esperança é que esse triunfo contra o Bragantino seja definitivamente o início da recuperação do Bahia na competição, pois está mais do que claro que esse time, mesmo com limitações, pode render muito mais do que está rendendo e saír de vez da situação perigosa que se encontra na tabela de classificação.

Próximo jogo é contra o líder Botafogo fora de casa. O time do Rio no Engenhão ganhou praticamente todas as partidas. Está na hora de o Bahia chegar lá e aprontar. BBMP.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.

Nenhum comentário: