![]() |
Fotos: Felipe Oliveira | ECB |
1 - Enfim, um triunfo! Depois de muito tempo, o Bahia voltou a vencer no Brasileirão. Apresentando um bom futebol, sem tomar conhecimento do adversário, o Esquadrão venceu o América-MG com certa facilidade, embora ainda apresentasse falhas de posicionamento defensivo e de conclusão. Este triunfo tirou o time da famigerada zona de rebaixamento e, como os novatos deram uma resposta positiva, acende-se a esperança de dias melhores, apesar de ter enfrentado o atual lanterna da competição.
2 - Na escalação inicial, Renato Paiva acabou sacando Acevedo, Gabriel Xavier e Mateus Bahia e colocando Victor Hugo, além dos novatos Camilo Cândido e Ratão.Gabriel vinha bem e foi sacado do time. Confesso que não entendi. Ainda bem que Vitor Hugo não comprometeu tanto.
3 - O primeiro tempo foi de pressão total do Bahia, que não deixou o América respirar, impondo um futebol altamente superior.
4 - Teve um chute colocado de Camilo Cândido que passou perto e um de Cauly sem perigo da entrada da área. O time de Minas, num contra-ataque, obrigou Marcos Felipe a fazer grande defesa num chute de dentro da área. Também teve outro disparo sem muito perigo da entrada da área.
5 - O Bahia, escapando pelos flancos do campo, com Ademir, Gilberto e Camilo Cândido, azucrinou a defesa do Coelho. Numa dessas escapadas, Ademir cruzou rasteiro, mas Ratão perdeu o gol feito. Na sequência, chegamos ao primeiro gol em grande jogada do lateral Camilo Cândido, que deu uma caneta no marcador e rolou para Everaldo desviar e marcar.
Nosso centroavante depois perdeu duas boas chances em dois passes de Cauly. Depois Ademir entrou rápido e chutou mas a bola desviou na zaga.
6 - Logo no começo do segundo tempo, uma velha falha de posicionamento da nossa zaga voltou a acontecer: bola alçada na área e Mastroianni, artilheiro do América, livre, cabeceou para empatar. E o lance foi originado de uma falta desnecessária de Resende.
7 - Chegamos ao segundo gol numa arrancada em que Cauly parte do meio-campo e dá um chute preciso no canto.
8 - O América teve um jogador expulso e o Bahia, que vinha bem, continuou superior. Em duas jogadas de perigo a bola passou rondando a área do América. Depois chegamos ao terceiro em grande jogada de Cauly, que passou para Ratão na área dominar e chutar pro fundo das redes (o lance inicialmente foi anulado mas depois confirmado pelo VAR: gol legal).
Poderíamos ter chegado ao quarto numa cabeçada de Everaldo, num chute de Resende ou num chutaço de Citadini. Mas ficou nisso mesmo e de bom tamanho.
9 - Cauly foi o melhor em campo. Com uma movimentação inteligente, além de fazer um gol e dar uma assistência, ele articulou diversas jogadas. Ademir também vem subindo de produção, e praticamente todos os que foram contratados recentemente foram bem: Gilberto, um lateral de muita força ofensiva e que marca bem também; Camilo Cândido, um jogador inteligente que, quando chega ao lado da área, levanta a cabeça e dá o passe (não cruza de qualquer jeito); Ratão movimenta-se bem, dando muita opção ofensiva; Citadini também tem qualidade.
Quanto a Paiva, precisa dar um jeito para consertar esse posicionamento defensivo, que acaba deixando jogadores livres na nossa área, e fazer os jogadores treinarem mais conclusões a gol, pois não se pode perder tantas chances.
10 - Apesar de vencer e convencer e da boa performance do time quase todo (principalmente dos últimos reforços), só uma sequência positiva de atuações e resultados poderá nos dar tranquilidade de constatar que estamos entrando numa boa fase. O primeiro passo foi dado nesta partida, quando conseguimos sair da “zona”, mas as próximas rodadas, sim, poderão determinar que finalmente passaremos para uma fase melhor.
Espera-se que o glorioso Renato Paiva não complique com alterações loucas para não prejudicar a equipe, mas teremos agora um teste difícil no próximo domingo de manhã, quando enfrentaremos o Atlético Mineiro, que estará bastante motivado após o triunfo no Morumbi contra o São Paulo. Vamos torcer pra tudo dar certo e que possamos repetir o bom desempenho e sair de BH com um grande triunfo no Dia dos Pais.
*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia
Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário