sábado, 3 de junho de 2023

Dez observações sobre Fortaleza 0x0 Bahia

Duelo foi realizado na Arena Castelão
Fotos: LC Moreira

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Menos mal - Com desfalques importantes e baixas durante a partida, além de fazer um segundo tempo muito ruim ofensivamente, o Bahia pelo menos conseguiu um pontinho contra o organizado Fortaleza, que dentro de casa é um time que costuma vencer praticamente todas.

VEJA TABELA DE CLASSIFICAÇÃO E JOGOS

Lógico que, pela nossa pontuação e posição na tabela, o resultado matematicamente não foi bom, mas, por todas as circunstâncias citadas, ficamos aliviados pelo fato de que poderia ser pior.

2 - Sem Jacaré e Biel, que não voltam tão cedo, o Bahia começou a partida congestionando bem a sua intermediária defensiva, dificultando as ações do  Fortaleza, que tentava pressionar nossa saída de bola. Perdemos Vitor Hugo machucado, mas Gabriel Xavier entrou bem no jogo.

3 - Pelo Fortaleza, teve uma cabeçada de Galhardo na primeira etapa e outra com Tinga. Um chute de longe no meio do gol que nosso goleiro pegou tranquilamente.

4 - Do meio para o fim do primeiro tempo o Bahia passou a agredir também o Fortaleza. Num contra-ataque, quase chega com Cicinho, mas ele caiu na hora H. Ademir também deu um chute de longe, assim como Thaciano. Todos esses lances, porém,  não foram com tanto perigo, assim como as bolas do adversário.

5 - Do fim do primeiro tempo e durante todo o segundo tempo, o Fortaleza retomou as rédeas da partida e o Bahia mais parecia estar satisfeito com o empate.

Duelo foi realizado na Arena Castelão

6 - A saída, também machucado, de Ademir tirou qualquer possibilidade de velocidade do nosso time, que seria uma arma para a transição rápida. Isso contribuiu negativamente para nosso sistema ofensivo na segunda etapa, que não conseguia dar sequência a qualquer contra-ataque.

7 - Na segunda etapa o time cearense começou pressionando e criou algumas oportunidades. Pikachu recebeu de Tinga dentro da área e chutou pra cima. Bahia até que quase marca com Cicinho. Depois teve uma cabeçada perigosa com Galhardo que Marcos Felipe pegou.

Acevedo tentou chutar de longe pra fácil defesa do adversário. O Fortaleza chegou até a fazer um gol, mas a arbitragem acertadamente anulou, marcando impedimento. No final Cicinho cruzou e Mingote completou, quase fazendo nosso gol.

8 - Acevedo novamente fez um partidaço, melhor do Bahia. Gostei também de David Duarte, Kanu e Gabriel, o trio de zaga, praticamente impecável. Cicinho vem em processo de melhora, não é mais aquele jogador desligado de antes. Nesse jogo quase fez gol e, no final, deu uma bela assistência que por pouco não fizemos 1 a 0 com Mingoti.

Nosso sistema ofensivo é que no segundo tempo esteve muito lento e articulou muito pouco. Thaciano se esforçando sozinho, Cauly, que entrou no lugar de Ademir, também não foi bem. Everaldo foi nulo. Mingote até se esforçou. Mas a realidade é que o Bahia parecia querer empatar no segundo tempo. 

9 - Sinceramente, não sei o que o treinador Renato Paiva ver no futebol desse Diego Rosa. Jogador improdutivo, que marca mal e erra passes em excessos. Mil vezes colocar Mugni; mil vezes colocar Danielzinho no lugar desse cara.

Aliás, no fim do jogo, ele tentou sair driblando no meio e quase entrega. Aff! Como bem diz meu grande amigo e tricolor Fábio Calculino, do grupo Planeta Bola, “esse Diego Rosa é um verdadeiro ‘chama gol’, lembrando muito o tal Lucas Araújo, que passou por aqui recentemente”. Concordo, plenamente!

10 - É muito doloroso ver o time do Bahia sem ter condições de enfrentar de igual para igual o Fortaleza, historicamente nosso freguês. Antigamente um empate contra um time desses, mesmo fora de casa, nos deixava tristes, hoje nos deixa aliviados. Sinal dos tempos. 

A realidade é que nosso time precisa ser mais qualificado para que possa ter um desempenho pelo menos satisfatório, sem correr riscos, sem sobressaltos, sem ameaças de queda. Espero que, na próxima janela, o grupo City qualifique mais nosso elenco, senão ficaremos na corda bamba o tempo inteiro, até porque nosso treinador sequer consegue extrair o melhor de cada atleta do time atual…

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia no Google Notícias e receba os destaques do dia.

Nenhum comentário: