quinta-feira, 27 de abril de 2023

Dez observações sobre Bahia 4x0 Volta Redonda

Jacaré comemora gol de pênalti
Fotos: Felipe Oliveira | ECB
Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Classificado - Transição em alta velocidade foi determinante para o Bahia vencer o Volta Redonda ontem por 4x0 e se classificar para as oitavas de final da Copa do Brasil. Após um primeiro tempo insosso, em que recebeu vaias no intervalo, o Bahia melhorou bastante no segundo, conseguindo o triunfo até com certa tranquilidade.

2 - Time iniciou o jogo com várias mudanças, como a entrada de Daniel, Mateus Bahia e o retorno de Biel de primeira.

3 - No início do jogo, o Bahia fez uma certa pressão e teve duas chances: uma com Biel, que chutou fraco após boa assistência de Jacaré, com o goleiro tirando com o pé; e outra com Cauly, chutando também fraco para outra defesa do goleiro. Volta Redonda tentou numa cabeçada que Marcos Felipe pegou. Depois Cauly trocou passes com Biel mas chutou fraco pra defesa do goleiro.

4 - Com falhas de compactação, tendo volantes muito recuados, o Bahia dava espaço ao Volta Redonda quando perdia a bola no setor ofensivo. O time carioca perdeu grande chance numa confusão na área, mas felizmente a bola foi salva por nosso goleiro e por Kanu e Jacaré. Bahia respondeu numa troca de passes entre Biel e Cauly mas Biel adiantou demais.

5 - No segundo tempo, a coisa mudou, o Bahia avançou mais as linhas e pressionou o adversário. Em determinados momentos recuou e saiu bem no contra-ataque. Logo no começo, Cauly lançou Biel que deu um toque fraquinho e a zaga tirou. Depois Jacaré cruzou à la Zanata e David Duarte subiu bem mas cabeceou para fora. Na sequência, Cauly recebeu na entrada da área mas chutou para fora. Depois Everaldo recebe bom lançamento de Mateus Bahia, mas dominou e chutou mal. O Volta tentou reagir com uma bola fraquinha chutada no lado da nossa pequena área.

Cauly celebra com Biel após abrir o placar

6 - Chegamos ao primeiro gol, quando Jacaré arrancou no contra-ataque e rolou para Cauly, que dominou e tocou pro gol.

7 - A transição rápida voltou a funcionar bem no lance do segundo gol: Ademir desceu em alta velocidade e rolou pra Arthur Sales desviar e marcar. Jacaré marcou o terceiro num pênalti muito bem apontado pelo VAR e ao quarto gol numa outra arrancada de Ademir que rolou pra área e, após bate-rebate, Arthur Sales mandou pro fundo das redes.

8 - O zagueiro David Duarte, mais uma vez, fez boa partida, assim como Acevedo. Ademir fez o que se espera dele, arranques rápidos para servir os companheiros. Até Arthur Sales, que vinha sendo bem discreto, fez dois gols. Jacaré de novo foi destaque, com assistências e gol (só não gosto desse cartão amarelo por tirar camisa). Cauly, como sempre, o jogador cerebral do time. Agora Everaldo e Daniel deixaram a desejar…

9 - Agora só tem cachorro grande na Copa do Brasil e o que vier pra gente será lucro. Somos franco-atiradores e enfrentaremos times que provavelmente serão favoritos contra a gente. No entanto nunca podemos duvidar do primeiro campeão brasileiro…

10 - Mesmo tendo enfrentado e eliminado o Volta Redonda, adversário de terceira divisão,  este triunfo de hoje tem uma importância gigantesca em termos psicológicos pois gera confiança no elenco. Até porque a derrota contra o Botafogo aconteceu por falhas pontuais e não porque o time jogou tão mal assim. E sem essa de dizer que o adversário de hoje é fraco. Estamos vendo as dificuldades que times como o Corinthians, Galo, pra citar dois exemplos, tiveram para se classificar nesta competição. Temos que valorizar e torcer para que esta exibição do segundo tempo contra o Volta Redonda possa ser repetida nos próximos jogos e possamos começar a vencer no Brasileirão.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia no Google Notícias e receba os destaques do dia.


Um comentário:

Dilton José disse...

Excelente e real análise. Parabéns