terça-feira, 18 de abril de 2023

5 obras escritas por famosos para crianças

O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado nesta terça-feira, 18
Foto: Pixabay

O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta terça-feira, 18, é uma data que celebra a literatura voltada para as crianças e destaca a importância da leitura desde cedo para a formação dos pequenos, já que ajuda o desenvolvimento da imaginação, vocabulário, raciocínio lógico, além de proporcionar momentos de lazer e aprendizado.

Pensando nisso, diversos autores famosos já se aventuraram na escrita de livros infantis, trazendo histórias inspiradoras e encantadoras para os pequenos. Conheça cinco obras escritas por celebridades que valem a pena conferir:

"Sinto o Que Sinto", de Lázaro Ramos

O ator e escritor baiano Lázaro Ramos aborda, em "Sinto o Que Sinto", traz a importância de entender e lidar com as emoções. Por  meio de uma história simples e cativante, o livro ensina às crianças a reconhecer e expressar seus sentimentos, além de respeitar as emoções dos outros.

Sinto o que Sinto
Foto: Reprodução | Carochinha

"Maya: Bebê Arco-íris", de Xuxa

A apresentadora e cantora Xuxa se aventurou na literatura infantil com a história de Maya, uma bebê arco-íris que, por causa de sua beleza, é raptada por uma bruxa malvada. Com a ajuda dos amigos, Maya consegue escapar e voltar para a sua família. Além da história, o livro traz ilustrações coloridas e uma mensagem de amor e aceitação das diferenças.

Mays: Bebê Arco-íris
Foto: Reprodução | Globinho

"E foi assim que eu e a Escuridão ficamos amigas", de Emicida

O rapper Emicida também entrou para o mundo da literatura infantil com a história de uma menina que, ao invés de ter medo da escuridão, se torna amiga dela. Por meio da poesia e da música, o livro traz uma mensagem de coragem e superação dos medos.

E foi assim que eu e a Escuridão ficamos amigas
Foto: Reprodução | Companhia das Letrinhas

"Amiga Ursa", de Rita Lee

A cantora Rita Lee se inspirou em um fato real para escrever "Amiga Ursa", a história de uma menina que encontra um urso polar perdido em São Paulo. O livro aborda temas como o meio ambiente, a empatia e a amizade, além de trazer ilustrações divertidas e coloridas.

Amiga Ursa
Foto: Reprodução | Globinho

"O Pequeno Príncipe Preto", de Rodrigo França

Outro livro que merece destaque na literatura infantil é "O Pequeno Príncipe Preto", escrito pelo diretor de cinema/teatro e ex-BBB Rodrigo França. A obra traz a história de um príncipe preto que, em sua busca por uma rosa especial, encontra diversos animais que lhe ensinam importantes lições sobre diversidade, respeito e autoestima. Com uma linguagem leve e acessível, o livro incentiva as crianças a valorizarem suas raízes e a se orgulharem de sua identidade.

O Pequeno Príncipe Preto
Foto: Reprodução | Nova Fronteira

Ferramenta poderosa

Além desses autores, muitos outros famosos já dedicaram sua escrita para os pequeninos, como J.K. Rowling (autora de Harry Potter), Ana Maria Machado, Ziraldo, Monteiro Lobato e muitos outros. Porém, não basta apenas escrever boas histórias infantis. É importante também que os adultos incentivem a leitura desde cedo, presenteando com livros adequados à idade e disponibilizando uma variedade de obras em casa. 

Neste processo, a literatura infantil pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar as crianças a lidarem com suas emoções, a entenderem a diversidade e a desenvolverem habilidades sociais importantes para a vida em sociedade. Neste Dia Nacional do Livro Infantil, que tal presentear uma criança com um livro e estimular o hábito da leitura?


Livros infantis estimulam o vocabulário e incentivam a criação de novas palavras
Fotos: Divulgação 

Mais indicações para presentear

Além citados acima, sugerimos mais cinco livros que tratam de temas diversos. Na lista abaixo, algumas obras brincam com as palavras para estimular o vocabulário e outras mostram como lidar com situações tristes.  

Confira 5 sugestões para os pequenos:

O Menino que não sabia ler

O livro de Mariana Caltabiano conta a história de um garoto que começa a sua jornada de aprendizado da leitura. Inicialmente, a leitura se torna um grande desafio para ele, o que o leva a evitar as palavras. Entretanto, ao conhecer um mestre de caratê, o protagonista aprende que é necessário ter tempo, paciência e persistência para aprender a juntar as letras e compreender o que está escrito;

A linda história da Letra A

O processo de alfabetização pode começar em casa, com a participação dos pais, avós, outros parentes e amigos. Eles podem introduzir as crianças ao mundo da leitura antes mesmo da escola e dos professores. Em um cativante volume de Deonísio Silva, um avô tem uma conversa com seu neto sobre um boi e explica como esse animal foi a inspiração para a letra A. A obra faz parte de uma coleção que conta a história de cada letra do alfabeto, proporcionando uma forma lúdica e educativa de aprender as letras e suas relações com o mundo ao redor;

O fantástico significado da palavra significado

Uma menina enfrenta um momento difícil e frustrante em sua vida. No entanto, um dia ela recebe um livro misterioso que pertenceu a um avô desconhecido há décadas. Ao mergulhar na leitura, ela se vê transportada para uma história surpreendente dentro da história. A cada novo significado que encontra nas páginas do livro, a menina começa a entender a importância de viver com o coração no presente, no aqui e agora. O livro funciona como um guia para ajudá-la a superar suas dificuldades e a encontrar novas perspectivas e inspirações na vida.

Livro infantil de Eduardo Zugaib

A lua caiu

Havia uma menina tão pequena que era do tamanho da perna da Dona Aranha. Todas as noites, ela cuidava de sua pequena horta com muito carinho. No entanto, um dia, um som ensurdecedor interrompeu sua rotina. Para sua surpresa, a lua havia caído bem em cima de seus legumes, verduras e flores. O que fazer agora? Escrito e ilustrado por Irena Freitas, uma das principais autoras da literatura infantil contemporânea, A lua caiu é uma história fantástica sobre como lidar com pequenos grandes desastres e como as amizades inesperadas podem ajudar a superar os desafios da vida;

O Cabelo de Joyce e o Espírito Santo

O escritor Esau McCaulley inicia um diálogo importante sobre autoestima e representatividade das crianças negras a partir de uma simples conversa entre pai e filha. Ele explora o papel da Bíblia na aceitação da diversidade e enfatiza que a diversidade é a imagem e semelhança de Deus. Ao ensinar o público infantil a valorizar e respeitar sua própria identidade, o autor reforça a importância de celebrar a diversidade em todas as suas formas. Por meio de sua obra, McCaulley busca incentivar as crianças a amarem e aceitarem a si mesmas, independentemente de sua cor de pele ou etnia.

Siga o Blog P. da Notícia no Google Notícias e receba os destaques do dia.

Nenhum comentário: