domingo, 26 de março de 2023

Dez observações sobre Jacuipense 1x1 Bahia

Bahia e Jacuipense fizeram um jogo emocionante nesses primeiros 90 minutos da decisão do Baianão
Fotos: Felipe Oliveira | ECB

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Foi um jogão - Bahia e Jacuipense fizeram um jogo emocionante nesses primeiros 90 minutos da decisão do Baianão, com várias chances de gols de lado a lado. Os goleiros praticaram defesas importantes, principalmente Jean, do Leão do Sisal, que evitou uma derrota do seu time, com um volume bem maior de intervenções, sendo efetivamente o melhor jogador em campo. Bahia desde o início teve uma postura bem ofensiva, criando muitas chances.

2 - Biel deu um drible de corpo, que já está se tornando marca registrada, ficou de frente mas foi travado na hora do chute. Everaldo recebeu praticamente no lado da pequena área chutou mas o goleiro abafou. Jacaré alçou na área, Everaldo cabeceou mas o goleiro pegou. 

3 - Jacupa procurava sair nos contra-ataques nas costas de Jacaré, agora titular da lateral direita, e respondeu com Thiaguinho na corrida, que chutou sem ângulo mas Marcos Felipe desviou. Depois teve um cruzamento da esquerda, que o atacante adversário desviou e quase marca. 

4 - O gol da Jacuipense foi num contra-ataque no nosso lado direito em que Thiaguinho recebe, corta pro meio e rola para o Uelder dominar e marcar

5 - O Bahia não se abateu com o gol e criou uma série de oportunidades. Everaldo chutou e Jean fez defesaça. Resende foi levando e bateu por cima. Biel entrou na corrida, chutou e o goleiro fez grande defesa. Na sobra Resende mandou de cabeça pra fora. 

Bahia e Jacuipense fizeram um jogo emocionante nesses primeiros 90 minutos da decisão do Baianão

6 - As chances iam se sucedendo: Biel serviu Cauly no meio da área, ele chutou mas Jean pegou de novo. Everaldo chutou de novo de longe e o goleiro defendeu de mão trocada. Everaldo entrou livre, tocou por cima do goleiro mas o zagueiro tirou. Cauly mandou da entrada da área e a bola vai perigosamente pra fora. No contra-ataque da Jacuipense, Thiaguinho se infiltrou no meio da zaga tricolor mas mandou pra cima

7 - O Bahia chegou ao empate no início do segundo tempo quando Jacaré fez um arco pro lado esquerdo da área, Mateus Bahia tocou pro meio e Everaldo desviou para marcar. A Jacupa quase desempata com a tentativa de letra do atacante mas nossa zaga tirou. 

Logo depois, Everaldo ia fazer o segundo após dominar no peito, mas Jacaré veio na corrida e chutou pra fora. Depois Mateus Bahia cruzou e Resende cabeceou com perigo pra fora. Everaldo foi no fundo, cruzou pra trás, Biel deu uma bomba no canto mas o goleiro Jean de novo fez grande defesa. 

Bahia martelava, martelava muito e acabou dando um outro contra-ataque em que o atacante adversário entrou livre, cara a cara, chutou, Marcel Felipe defendeu com o pé e na volta o atacante felizmente isolou. Depois, Marco Felipe fez grande defesa na cabeçada do atacante dos caras sozinho no meio da área. A Jacupa ainda criou mais uma chance mas o chute rasteiro foi pra fora No fim Ricardo Goulart perdeu chance porque teve o chute travado na hoa H.

Bahia e Jacuipense fizeram um jogo emocionante nesses primeiros 90 minutos da decisão do Baianão

8 - Finalmente tenho o prazer de dizer que Everaldo fez grande jogo hoje, talvez o melhor desde que chegou aqui. Além de marcar um gol, esteve bem participativo, chutou bolas perigosas, deu passes, armou jogadas entre outras coisas. Biel também manteve o ótimo nível de atuações anteriores. Kayke e Goulart quando entraram, não foram tão bem.

Jacaré tem sido um lateral bem ofensivo, que inclusive "pisa" na área, ajudando bastante nosso ataque. Diante disso, há necessidade de Renato Paiva posicionar alguém pra cobrir esses avanços, pois a Jacuipense armou várias jogadas nas costas de Jaca. Aliás, nossa recomposição ofensiva melhorou bastante com esse esquema atual, mas ainda precisa de muitos ajustes.

9 - Esse goleiro Jean, da Jacuipense, além de ser melhor que qualquer um dos nossos reservas, não fica a dever nada a Marcos Felipe, nosso titular. Thiaguinho também é um bom jogador. Se é pra ficar dando milhões a jogadores que vêm de fora, sem ser aprovados lá, está na hora de voltar a dar chances também aos atletas oriundos do nosso estado, como sempre fizemos, sem gastar muito, e na maioria das vezes obtivemos sucesso (Bobô, Sandro, Zanata, Luiz Henrique, Naldinho, Claudir, Ubaldo, Onça, Toninho e tantos outros são exemplos).

10 - Embora dando alguns vacilos, como espaço para contra-ataques que nos causaram problemas, tínhamos tudo pra sair com um triunfo hoje fora de casa, pois criamos bastante e o goleiro deles pegou tudo. Para a segunda partida, com o apoio da Nação Tricolor, temos todas as condições de vencer se conseguirmos repetir a  performance de hoje com um capricho maior nas finalizações e uma melhor recomposição defensiva, pois em decisão qualquer vacilo pode ser fatal e não se pode perder tantas chances de gol. Afinal, A BOLA PUNE.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia no Google Notícias e receba os destaques do dia.


Nenhum comentário: