Segurança
Durante os festejos juninos, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) mobilizará cerca de 24 mil profissionais para atender a população em 244 municípios. Entre eles, 16,8 mil policiais militares estarão presentes nas festas da capital e do interior. Serão instaladas mais de 700 câmeras de videomonitoramento em áreas estratégicas dos principais pontos de eventos da capital, Região Metropolitana de Salvador e cidades do interior.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia atuará em 76 municípios, com um efetivo de 1.469 bombeiros, além do efetivo ordinário nos quartéis. A Polícia Técnica fornecerá serviços de identificação de drogas, exames em locais de crime, apoio à confirmação de reconhecimento facial, entre outros, com postos instalados na capital e unidades móveis deslocadas para municípios do interior.
Saúde
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) montou um esquema especial para reforçar o atendimento de saúde nas principais cidades do estado durante o São João. Haverá reforço nos plantões do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), unidades de referência no tratamento de queimados. Também serão instalados postos para realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de mais de um milhão de preservativos.
Serão realizadas ações educativas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e de incentivo à doação de sangue no período entre 22 de junho e 2 de julho, tanto no interior como na capital.
Trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizará ações de preservação de vidas no trânsito em Salvador, com equipes atuando nas regiões de acesso ao Centro Histórico e Parque de Exposições, além dos arredores de Camaçari. Serão distribuídos panfletos com mensagens sobre o cumprimento das regras de trânsito, e mensagens de conscientização serão divulgadas na internet e no pedágio da Concessionária Litoral Norte.
Rodoviária
Entre os dias 18 e 24 de junho, é esperado um grande movimento de passageiros no Terminal Rodoviário de Salvador, com mais de 163 mil usuários embarcando para o interior do estado. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) prevê mais de 540 horários regulares e 400 horários extras, podendo disponibilizar mais horários conforme a demanda.
Estradas
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), em parceria com os Consórcios Municipais, está realizando ações de manutenção e sinalização nas rodovias baianas, especialmente nas cidades que recebem festividades juninas, como Vitória da Conquista, Jequié, Senhor.
Apoio a catadores e ambulantes
A Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) implementou o Projeto de Coleta Seletiva e Solidária em Salvador e municípios do interior. As Centrais fornecem apoio aos catadores durante os eventos, distribuindo uniformes, equipamentos de proteção, água, refeições e bolsas diárias para aqueles que vendem os materiais coletados. A Setre também apoia empreendedores autônomos que comercializam produtos durante os festejos, promovendo a regularização e organização de suas atividades comerciais.
Promoção da igualdade
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) realizará ações de combate ao racismo e à intolerância religiosa durante o São João da Bahia 2023. Equipes do Centro de Referência Nelson Mandela estarão presentes em várias cidades para atendimento, recebimento de denúncias e acompanhamento das vítimas. Serão disponibilizados serviços de orientação jurídica, psicológica e social, semelhantes aos prestados durante outros eventos importantes no estado.
Respeito às mulheres
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) realizará ações de conscientização sobre a violência contra a mulher e os canais de denúncia. A campanha "Oxe, Me Respeite!" será promovida tanto na capital como no interior, com distribuição de materiais informativos. A secretaria também oferecerá capacitação aos agentes públicos que atuarão nos festejos, visando fortalecer a rede de serviços e garantir uma resposta efetiva e integrada às mulheres em situação de violência.
Fiscalização de produtos
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), realizará a Operação São João 2023 para garantir a qualidade dos produtos comercializados durante as festividades juninas. Serão intensificadas as fiscalizações nos aspectos quantitativos, como embalagens de produtos consumidos nessa época, e na conformidade da comercialização de fogos de artifício. Alimentos típicos, bebidas, hortifrúti embalado e outros produtos também serão fiscalizados.
Fortalecimento do turismo
A Secretaria de Turismo (Setur) promoveu o Projeto Experiência Brasil para divulgar e promover o São João da Bahia nos principais mercados emissores, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Essa iniciativa visa fortalecer o turismo durante o período junino e atrair visitantes para desfrutar das festividades no estado.
Siga o Blog P. da Notícia no Google Notícias e receba os destaques do dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário