quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Análise: dez observações sobre Botafogo 2x1 Bahia


Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - DERROTA COM LUTA —
As oscilações de performance do Bahia, as contusões e uma expulsão determinaram nossa derrota para o Botafogo, mas não podemos deixar de reconhecer que, apesar de um primeiro tempo e início de segundo ruins, o Bahia, mesmo com um a menos, se superou, lutou até o fim, dando muito trabalho para o time carioca manter a vantagem que construiu.

2 - Vindo de um grande triunfo diante do Palmeiras, o Bahia iniciou a partida tocando a bola, tentando envolver o Botafogo, que se defendia e procurava fazer uma ligação mais vertical.

3 - O jogo seguia equilibrado no início, mas Juba se machucou, saindo logo aos 18 minutos (substituído por Zé Guilherme), e o time carioca passou a explorar nosso lado esquerdo, criando algumas situações perigosas. Não que o garoto tenha jogado tão mal, mas o time do Rio intensificou o ataque por aquele lado.

4 - Em dois lances por esse lado esquerdo, Ronaldo fez grandes intervenções, mas, no terceiro, Santi Rodriguez desviou um cruzamento de Vitinho e fez 1 a 0.

5 - Depois do gol, o Bahia se perdeu em campo e o alvinegro do Rio criou pelo menos mais duas oportunidades, com excelentes defesas de Ronaldo. Tivemos, apesar de tudo, a chance do empate num chute de Zé Guilherme, com a bola explodindo na trave.

6 - Num vacilo geral, o Botafogo fez 2 a 0 com menos de um minuto do segundo tempo, num toque de Jefinho de dentro da área. O Bahia acordou para a vida e diminuiu com uma falta cobrada por Rodrigo Nestor, que desviou na barreira e ganhou o fundo das redes. Na sequência veio a expulsão de Sanabria.

7 - Muita besteira de Sanabria, se ele realmente simulou a falta, pois já tinha amarelo e os árbitros não têm muita paciência quando enfrentamos time do sul-sudeste. O prejuízo foi grande, pois deixou o time com menos um e ainda está fora da próxima partida, contra o Flamengo.

8 - Mesmo com menos um, o Bahia, com muita garra e determinação, pressionou o Botafogo e a partida ficou indefinida até o final. Posso afirmar que o Esquadrão foi melhor com um menos do que com o time completo.

9 - Mais uma boa atuação do goleiro Ronaldo, que parece mais seguro agora (tomara que se confirme cada vez mais). Outro que entrou e foi bem foi Rodrigo Nestor, muito participativo e eficiente. Zé Guilherme apoiando foi bem, mas defendendo mostrou certa insegurança pois o time do Rio explorou muito aquele lado do campo. Jean Lucas, após ser convocado, não repetiu as grandes atuações que vinha tendo. William José, um poste improdutivo. Éverton Ribeiro também esteve perdido e saiu no intervalo. Arias não foi bem. Rogério, quando ficou com menos um, conseguiu fazer o time render.

10 - SUPERAÇÃO — Caio Alexandre, Erick Pulga, Luciano Juba, Mateo Sanabria, Santiago Arias, Rodrigo Nestor, Erick, Ruan Pablo, João Paulo, Kanu, David Duarte, Gabriel Xavier, Ramos Mingo, Caio Alexandre, Erick Pulga e Luciano Juba. Estes são jogadores que não poderemos utilizar, por contusão ou suspensão, no jogo do próximo domingo, na Fonte Nova, contra o Flamengo, líder do campeonato. Precisaremos de muita superação para conseguir um resultado positivo, mas quem é Bahia não perde a esperança nunca.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais: YouTubeWhatsAppFacebook, Instagram e TwitterAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: