1 - ISSO É FUTEBOL — Mesmo jogando em casa, nem o mais fanático torcedor tricolor acreditava no triunfo do Bahia contra o “todo poderoso” Flamengo, com suas estrelas do time principal e do banco de reservas, pelo fato de o Esquadrão entrar em campo com o time todo esfacelado por contusões e suspensões. Simplesmente, do time que começou jogando, apenas quatro titulares estavam presentes, e ainda com o agravante de a zaga que atuou (David Duarte e Resende) nunca haver jogado junto, sendo que um vinha de contusão e o outro é volante de origem. Mas isso é futebol, um esporte apaixonante, que muitas vezes contraria a “lógica” e apresenta-se como a famosa “caixinha de surpresa”. Neste jogo ela apareceu “de com força” na Arena Fonte Nova e nosso time conquistou três pontos contra o líder (agora ex) do Brasileirão.
2 - Esse triunfo, que teve grande participação da Nação Tricolor (48 mil pagantes), quebrou tabus importantes (o Bahia não vencia o Flamengo há 12 jogos e Rogério Ceni, como treinador, nunca havia sequer empatado com o Flamengo (eram 16 derrotas). Outra coisa top foi ver a torcida deles calada e quietinha após o jogo (muitos deles vieram nos diversos ônibus do interior do estado). Toma!
3 - Para quem acha que o juiz, que foi muito bem no jogo, “prejudicou” o time do Rio, peço que reolhe os lances com isenção e relembre também alguns desses 12 triunfos que o Flamengo teve contra o Bahia, avaliando o que aconteceu no quesito arbitragem… Outra coisa: o choro é livre.
VEJA TAMBÉM:
>>Melhores momentos
>>Coletiva Rogério Ceni
4 - Ronaldo, mais uma vez, esteve em grande jornada, fazendo duas defesas dificílimas e fundamentais para nosso triunfo. Na primeira, saiu e abafou o chute de Samuel Lino, que recebeu grande lançamento de Arrascaeta, e na sequência do lance nosso goleiro ainda tirou com o pé; na segunda, um desvio do zagueiro Leo Ortiz, no segundo tempo, Ronaldo interceptou quando a bola ia em direção a seu contrapé. Ele vem passando tranquilidade jogo a jogo. Graças a Deus!
5 - Além da performance de Ronaldo, grande partida de David Duarte, Resende, Acevedo, Ademir e Éverton Ribeiro. Tiago foi muito bem também.
6 - Dos que entraram no decorrer do jogo, Kayke bagunçou a defesa do Flamengo, Michel Araújo até gol fez (anulado), mas Cauly não conseguiu render novamente.
7 - Rogério Ceni teve muito mérito nesse triunfo, pois finalmente mudou a forma de jogar em função da ausência de vários jogadores. Em vez de propor o jogo, construindo desde a defesa, procurou se utilizar da bola longa e tirou muito proveito, sem se expor tanto.
8 - Time carioca começou com uma marcação alta, e a bola longa do Bahia serviu para se desvencilhar dessa postura do adversário. Com a expulsão justíssima de Danilo, que deu uma pesada em Tiago, o Bahia melhorou mais na partida e, após Samuel Lino perder um gol, com uma das grandes defesas de Ronaldo, fizemos 1 a 0 com William José, no fim do primeiro tempo, chutando forte, pegando a sobra de um salseiro que Tiago fez na defesa do Urubu. Esse lance começou com grande passe de Yago Borducchi para a infiltração de Jean Lucas.
9 - No segundo tempo, o Flamengo fez algumas mudanças, mas o Bahia teve atuação consciente, saiu para o ataque sempre na boa e criou oportunidades com Gilberto, Ademir, e fez o gol que foi anulado. O Flamengo, por sua vez, teve um chute perigoso com Luiz Araújo; mas na sequência eles tiveram a expulsão de Walace Yan, que deu uma cotovelada de Gilberto; daí em diante, com dois a mais, o Bahia correu menos risco ainda e segurou o triunfo até o final.
10 - Agora teremos uma parada no Brasileirão devido à data Fifa e a próxima partida será dia 16 de outubro, contra o time de Canabrava, no campo deles. Espera-se que o Bahia finalmente consiga render fora de casa o que rende na Fonte, atuando bem e conquistando um grande triunfo. Sabe-se que o clássico é um campeonato à parte, sendo muito importante fazer 3 pontos para levantar mais ainda o moral e, na reta final da competição, poder alcançar o objetivo maior que é conquistar uma vaga, se possível direta, à Libertadores
*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia
Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais: YouTube, WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter. Ative as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário