domingo, 21 de setembro de 2025

Análise: dez observações sobre Ceará 1x1 Bahia


 Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - RONALDO GARANTE PONTO — Uma grande defesa do goleiro Ronaldo, nos acréscimos, num chute do ex-Bahia Vinicius, o Vina, cara a cara, garantiu um ponto ao Tricolor no “equilibrado” clássico contra o Ceará, partida cujo resultado acabou de certa forma fazendo justiça ao que aconteceu em campo, embora no geral os números do Bahia fossem superiores.

2 - Essa defesa de Ronaldo no final, cuja bola ainda bateu na trave, amenizou um pouco as falhas que ele vem cometendo e livrou também a cara de Arias e Gabriel Xavier. O colombiano deu na fogueira para o zagueiro, que acabou dando de graça a Vina.

3 - Nosso goleiro poderia ter uma consagração maior ainda, caso, após defender o pênalti que originou o gol do Ceará, alguém despachasse o rebote, mas o próprio cobrador deles emendou de cabeça para o gol.

4 - O pênalti, muito infantil, foi cometido pelo experiente Arias, sem a mínima necessidade, pois o atacante ainda estava tentando dominar a bola, Gabriel Xavier vinha na cobertura, mas Arias, com muita afobação, acabou atropelando o adversário.

5 - Se os cearenses se sentiram aliviados com a ausência de Erik Pulga, devem ter tido pesadelos acordados com o argentino Sanabria, que tem estilo muito parecido. Mais uma vez ele deu show no “um contra um”, azucrinando a defesa do Ceará, criando diversas situações de perigo, inclusive no lance do nosso gol, quando deu um passe primoroso para Everton Ribeiro servir William José.

6 - O volante Acevedo, que geralmente joga bem e não compromete, desta vez errou passes demais e quase complica toda a situação. Arias e Gabriel Xavier estavam inseguros e falhando. Juba foi discreto.

7 - No melhor momento do Bahia no jogo, logo após o empate, no segundo tempo, Rogério Ceni, de forma equivocada, substituiu, entre outros, Éverton Ribeiro, que estava estraçalhando. Tirar nosso craque só se ele pedisse e parece que não foi o caso. Depois que ele saiu praticamente não criamos mais nada.

8 - O primeiro tempo foi de muita marcação mas pouca evolução. No entanto, eles chutaram duas bolas com certo perigo, uma, de dentro da área, Ronaldo defendeu, e a outra, da intermediária, foi pra fora. O Bahia teve um bom chute de Michel Araújo, que o goleiro Bruno fez intervenção, e um arremate de William José, também defendido por ele. Na sequência teve o pênalti e o Ceará fez 1 a 0.

9 - O Bahia acordou no segundo tempo e, embora o Ceará desse logo um chute forte que Ronaldo defendeu, o Esquadrão passou a tomar conta do jogo e as chances foram sendo criadas. Chegamos ao empate na bela jogada entre Sanabria e Éverton Ribeiro, que William José mandou para as redes; tivemos dois bons chutes de Jean Lucas e uma bela cabeçada de Sanabria, todas com boas defesas do goleiro deles; e no finalzinho teve o lance do gol perdido por Vina.

10 — Próxima partida será contra o Vasco, no Rio, ainda referente ao primeiro turno, e espera-se um confronto muito complicado até porque neste Brasileirão não há jogo fácil e o time cruzmaltino vem levando muita desvantagem contra a gente nos últimos anos e vai tentar a todo custo começar a reverter a situação. Precisamos vencer para continuar na luta pelas primeiras posições na tabela.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais: YouTubeWhatsAppFacebook, Instagram e TwitterAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: