quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Análise: dez observações sobre Bahia 1x0 Ceará


Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - ETERNO GOL DE RAUDNEI — Nos acréscimos, no melhor estilo “Eterno Gol de Raudinei”, o Bahia fez 1x0 no Ceará e passou à final da Copa do Nordeste, quando vai enfrentar o surpreendente Confiança-SE, que eliminou o CSA na outra semifinal. Será a sexta final do Esquadrão nos últimos 10 anos e agora teremos a chance de conquistar a hegemonia isolada da competição, com 5 títulos no geral.

2 - Coube ao garoto da base Tiago, que entrou no decorrer da partida, o privilégio de fazer o gol do triunfo, aproveitando um excepcional cruzamento de Éverton Ribeiro.

3 - Quem tem um jogador diferenciado como Éverton Ribeiro nunca pode duvidar do que ele é capaz de fazer. O cruzamento venenoso para a área, no lance do gol, fez a bola passar pela zaga adversária e encontrar Tiago, que desviou para o fundo das redes.

4 - O Bahia passou toda a primeira etapa tentando articular, mas o Ceará, bem compactado, dificultava bastante e tentava sair no contragolpe.

5 - Ainda assim, chegamos a criar duas chances com Ademir, uma ele golpeou mal de cabeça e, na outra, driblou bem e bateu rasteiro mas o goleiro Bruno Ferreira fez a defesa. Tivemos também um lançamento de Mingo para Kayke, que tentou desviar do goleirão, mas ele defendeu.

6 - No segundo tempo, o Ceará não ficou mais recuado e passou a agredir o Bahia também, dando alguns chutes com certo perigo. O tricolor caiu de produção e a partida ficou perigosa, dando muita angústia, que só foi aliviada quando Tiago fez o gol. Antes teve uma falta bem cobrada por Lucho e um chute de Ademir, que o goleiro defendeu.

7 - Se o Ceará não pôde contar com os tricolores emprestados (Mateus Bahia e Marcos Victor) nós estávamos sem os machucados Gilberto e Michel Araújo e ainda perdemos, aos 22 do primeiro tempo, Caio Alexandre, também por contusão.

8 - Kayke fez grande jogo e foi muito participativo, não deveria ter saído no início do segundo tempo. Ademir também jogou muito, problema é que não sabe concluir a gol.

9 - Além de passar segurança a nosso sistema defensivo, Mingo ajudou bastante na construção ofensiva, com bons lançamentos, caraterística muito marcante no seu futebol. David Duarte também foi bem. Dos que entraram no decorrer da partida, Acevedo e Tiago foram bem, mas Cauly e Rodrigo Nestor não fizeram nada.

10 - CONFIANÇA — Agora enfrentaremos na final o Confiança-SE, que vem fazendo história neste Nordestão. Seriedade, respeito pelo adversário e imposição para vencê-lo são coisas que devemos fazer contra o time sergipano, mantendo a mesma pegada e disposição que tivemos até agora. Nada de clima de “Já ganhou”, vamos lutar até o fim nas duas partidas que teremos contra esse adversário para, no fim, com fé em DEUS, comemorar mais um título,

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais: YouTubeWhatsAppFacebook, Instagram e TwitterAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: