segunda-feira, 28 de julho de 2025

Análise: dez observações sobre Bahia 3x0 Juventude


Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - G4 —
Independentemente de enfrentar um adversário que está entre os últimos colocados, o Bahia fez um grande jogo, demonstrando sua muito maior qualidade técnica e tática, e venceu o Juventude por 3 a 0, entrando do G4 do Brasileirão.

2 - Entre os vários aspectos positivos nessa partida está, sem dúvida, o gol marcado por Lucho Rodríguez, após 22 jogos sem balançar as redes. Esse fato pode tirar um grande peso das costas do jovem uruguaio e iniciar uma nova fase para ele, que, de forma justa, vinha sendo muito cobrado pelo fraco desempenho, com muitos argumentando, inclusive eu, que o investimento feito pelo Grupo City para adquiri-lo foi em vão.

3 - Após o gol de Lucho, a Nação Tricolor fez a festa e cantou uma música para ele: “Lucho Rodríguez, nós gostamos de você…”. Pazes feitas e apoio dado, agora é torcer para ele seguir o caminho do bom futebol, fazendo gols, retribuindo esse carinho.

4 - Os times verdes historicamente são um calo para o Bahia. Goiás, Juventude e Coritiba já aprontaram conosco muitas vezes. No entanto, nos últimos anos essa escrita vem caindo por terra, com o Bahia se impondo com todos eles.

5 - O Esquadrão teve uma atuação razoável no primeiro tempo, mas sem evoluir em muitos lances. Houve um cruzamento de Éverton Ribeiro, com uma cabeçada de William José, que o goleiro defendeu e na volta Pulga perdeu o gol; demos um mole com Gabriel e o atacante do Juve entrou livre mas acertou a trave; fizemos o gol em outro lançamento de Éverton para Ademir e este deu um risco no marcador e rolou para Jean Lucas empurrar para as redes;

6 - No segundo tempo, o Tricolor foi bem melhor e encurralou o Juventude. Teve um chutaço de longe de Arias que o goleiro defendeu; o time gaúcho respondeu com um chute rasteiro de Lucas Fernandes para fora; numa infiltração pelo meio da zaga deles fizemos 2 a 0 com Jean Lucas, que pegou a sobra de após chute forte de Éverton Ribeiro; após criar pelo mais duas ou três chances de ampliar, o Bahia finalmente fechou o caixão gaúcho numa jogada pelo meio em que Lucho recebeu passe de Kayke e fuzilou fazendo o terceiro.

7 - Dois gols e grande atuação: Jean Lucas foi merecidamente escolhido o melhor em campo, numa performance de muita técnica, raça e competitividade. Ademir arrebentou, assim como Kayke. Lucho finalmente atuou bem também.

8 - Outro que jogou muito foi Éverton Ribeiro, articulando com alta qualidade várias jogadas e por pouco também não fez um gol. Ronaldo, que substituiu Marcos Felipe, não fez defesa alguma pois o Juventude não chutou uma bola em direção ao gol, exceto aquele chute que foi na trave.

9 - Vários vovôs/vovós entraram em campo com o Bahia, que os homenageou fazendo referência ao dia deles, que ocorreu no dia 26 de julho. O clube merece palmas por essa ação.

10 - COPA DO BRASIL — Quarta-feira terá o jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil, quando vamos enfrentar o Retrô, vice-campeão pernambucano, time que jamais podemos menosprezar. Pelo contrário, temos que respeitar, mas partir para ganhar bem, abrir vantagem para ir de forma mais sossegada ao jogo da volta.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais: YouTubeWhatsAppFacebook, Instagram e TwitterAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: