A chuva forte em Salvador nas últimas horas aumentou o nível de alerta da Defesa Civil da capital baiana (Codesal), que passou a classificar a situação como de 'atenção'. Com um acumulado de 80 mm em 72 horas e previsão de mais temporais até a próxima terça, 6, a cidade enfrenta riscos de alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e transtornos no transporte marítimo. A Travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa e outras operações seguem em esquema especial.
De acordo com a Codesal, nas últimas horas, os bairros com os maiores índices de chuva foram Barro Duro (63,2 mm), Plataforma (61,8 mm), Periperi (60 mm) e Piatã (58,6 mm). Ainda nesta sexta, o órgão registrou mais de 30 ocorrências relacionadas às chuvas, incluindo um deslizamento de terra no bairro de Valéria e quedas de árvores em Itapuã e Itapitanga.
A capital baiana está sob aviso meteorológico de nível laranja, que representa risco moderado a alto de situações perigosas devido à intensidade das chuvas. A recomendação é que os moradores evitem áreas de risco e acompanhem os alertas emitidos pelas autoridades. Em caso de emergência, o indicado é acionar a Codesal pelo telefone 199, que funciona 24h.
Travessia Salvador-Mar Grande é suspensa
O mau tempo também causou a suspensão da Travessia Salvador-Mar Grande, principal ligação entre a capital e a cidade de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Segundo informações da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a interrupção do serviço ocorreu às 5h30 desta sexta, por orientação da Capitania dos Portos da Bahia, devido às condições adversas de navegação na Baía de Todos-os-Santos, com mar agitado e ventos fortes.
Já a Travessia Salvador-Morro de São Paulo está operando com conexão terrestre na Ilha de Itaparica, em esquema conhecido como semi-terrestre. Os passageiros são transportados por mar até a ilha, seguem de ônibus até a Ponta do Curral, em Valença, e de lá completam a travessia até o Morro de São Paulo em lanchas. O tempo total de viagem com conexão é de aproximadamente 3 horas e 20 minutos.
Além disso, as escunas de turismo que realizam passeios pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos também não operam nesta sexta.
Chuvas persistem em áreas da Bahia
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem continuar intensas na capital baiana e em outras regiões do estado, especialmente na faixa nordeste e no recôncavo. A atuação de um cavado, somada à circulação marítima e a uma frente fria afastada no oceano, mantém o tempo instável pelo menos até a próxima segunda-feira (5).
Para o recôncavo baiano, foi emitido um aviso de “Grande Perigo” nesta sexta, com possibilidade de acumulados superiores a 100 mm em algumas localidades. Nas últimas 24 horas, os municípios com os maiores volumes de chuva foram Igrapiúna (121,8 mm), Simões Filho (104,6 mm), Salvador (95,4 mm), Camamu (75,2 mm) e Candeias (71,3 mm).
No fim de semana, o foco das chuvas deve permanecer entre o litoral norte da Bahia e o estado de Sergipe. A previsão é de até 100 mm de precipitação em 24 horas, o que pode gerar alagamentos, deslizamentos e transtornos em áreas urbanas.
Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais: YouTube, WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter. Ative as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário