terça-feira, 22 de abril de 2025

Análise: dez observações sobre Bahia 1x0 Ceará

Análise: dez observações sobre Bahia 1x0 Ceará

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - NO APAGAR DAS LUZES — Foi um sufoco conseguir nosso primeiro triunfo no Brasileirão. E ele só veio no último minuto dos acréscimos, num pênalti questionado por nosso adversário, mas que claramente o atacante Tiago foi tocado dentro da área, desequilibrou-se e caiu. O juizão não marcou de primeira, o VAR demorou de chamar e a revisão do lance pelo árbitro também demorou, mas a penalidade acabou sendo marcada e convertida por Éverton Ribeiro.


2 - Nosso time, que iniciou com 5 reservas, no geral não jogou tão bem, no entanto mereceu ganhar, e ganhou, e isso é o que importa.

3 - A entrada de alguns titulares no decorrer do jogo, como Éverton Ribeiro, e outros reservas, como os garotos Tiago e Ruan Pablo, foi importantíssima para nosso triunfo, afinal eles jogaram bem e foram decisivos. Everton com bons passes, inclusive no lançamento para Tiago, que invadiu a área e sofreu o pênalti no lance do gol, e Ruan Pablo quase marca num lance anterior.

VEJA TAMBÉM:

4 - É interessante que Rogério Ceni possa dar mais oportunidade a esses garotos pois já estão dando provas que podem nos ajudar, como aconteceu nessa partida.

5 - Mesmo com um jogo de Libertadores já na quinta-feira e com um feriadão, o público na Fonte Nova foi muito bom: quase 28 mil pessoas, que, apesar de vaiarem no intervalo da partida, incentivaram bastante o time, sendo também importante nesse triunfo. Inclusive fizeram festa com o cachorrinho que sempre aparece nos jogos do Bahia (rsrsrsr). 

6 - A urucubaca de Cauly parece não ter fim. Ele até que não fez uma má partida, mas perdeu uma chance incrível no primeiro tempo, praticamente sozinho dentro da área. Acevedo jogou muita bola, marcando bem e saindo bem para o jogo. A zaga também não comprometeu. Yago e Gilberto foram razoáveis, Juba entrou bem. Ademir mal e Erick discreto.

7 - Como são jogadores irregulares, nunca sabemos como vão se comportar, mas nessa partida David Duarte mostrou segurança, bem como Marco Felipe, que fez duas importantes defesas.

8 - A postura do Ceará no primeiro tempo foi de ficar compactado na intermediária e esperar o Bahia, que avançava mas não conseguia transpor a sólida defesa cearense. Tivemos um chute de longe de Rodrigo Nestor que o goleiro Fernando Miguel pegou; eles nos ameaçaram com uma cabeçada de Aylon, que Marcos Felipe defendeu; depois teve um chuteco de Yago Borducci e a chance clara que Cauly perdeu, após cruzamento de Yago Borducci; o nosso adversário quase marca com chute de Guilherme de dentro da área, mas a bola foi pra fora.

9 - Panorama da partida continuou igual no segundo tempo, mas as nossas mudanças fizeram o time mais rápido e incisivo. Pulga recebeu na frente mas chutou torto; Éverton Ribeiro lançou Ruan Pablo, que desviou e o goleiro fez grande defesa; num contra-ataque o Ceará quase marca, mas Marcos Felipe saiu e fez a intervenção; no finalzinho veio o lance do pênalti. Na hora da cobrança a tensão foi grande, mas Éverton Ribeiro assumiu a responsabilidade de líder do time, cobrou com maestria, fazendo 1 a 0 e aliviando todos nós.


10 - MOTIVAÇÃO — Esse triunfo contra o Ceará tem uma importância muito grande, pois tira o peso de o time ainda não ter vencido no Brasileirão, livra-nos da famigerada zona de rebaixamento e cria uma motivação a mais para o jogo contra o Atlético Nacional pela Libertadores quinta-feira. Vamos torcer para que o time reencontre o bom futebol que já apresentou este ano e seja contemplado também com um grande triunfo na competição continental.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais: YouTubeWhatsAppFacebook, Instagram e TwitterAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: