domingo, 16 de fevereiro de 2025

Lorena Bispo é a nova Deusa do Ébano do Ilê Aiyê; veja vídeo


A influenciadora Lorena Bispo, de 22 anos, foi eleita a nova Deusa do Ébano do bloco afro Ilê Aiyê, durante a 44ª Noite da Beleza Negra, realizada neste sábado, 15, na Senzala do Barro Preto, localizada no bairro do Curuzu, em Salvador.

A Rainha e as princesas - Tainã de Palmares, 31, a segunda escolhida, e Stephanie Ingrid, 23, terceiro lugar - farão a estreia oficial no Carnaval deste ano, que traz o tema "Kenya: Berço da Humanidade", e participarão das apresentações do 1º bloco afro do Brasil em diferentes eventos.

Emocionada, Lorena destacou o significado do título. "Ser Rainha do Ilê é honrar a força das que vieram antes de mim, manter viva essa chama e abrir caminhos para quem vem depois. Por mais que o mundo diga não, a gente precisa persistir, ter equilíbrio, sabedoria e discernimento para acreditar no que nós somos e seguir sendo em busca desse sonho”, declarou.

O evento, que exaltou a ancestralidade, resistência e o protagonismo da mulher negra, homenageou neste edição Ekedi Dete Lima, uma das fundadoras e estilista do bloco. Com o tema "O Curuzu é o mundo: e a porta de entrada é a percussão", a 44ª edição reforçou o papel central do Ilê na preservação e difusão da cultura afro-brasileira. Além da coroação, a noite foi marcada por encontros musicais e performances que enalteceram a riqueza da cultura afro-baiana.

Representatividade

Ao lado de Lorena, outras 14 finalistas brilharam na passarela, esbanjando carisma, desenvoltura e a riqueza da dança afro. Mais do que uma competição, a Noite da Beleza Negra reafirma a diversidade e potência feminina, fortalecendo a autoestima de mulheres negras e ampliando sua representatividade.

Legado e resistência

Ao celebrar 50 anos do seu primeiro desfile no Carnaval de Salvador, o Ilê Aiyê reafirma seu papel histórico na luta contra o racismo e na exaltação da cultura negra. "O Ilê sempre foi resistência, sempre foi transformação. Ver a Noite da Beleza Negra crescer e se consolidar é a prova de que nossa história segue viva e pulsante", destacou Vovô do Ilê, presidente e fundador do bloco afro.

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais:  WhatsAppInstaTwitter e FacebookAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: