O governo da Bahia anunciou, na sexta-feira, 14, as ações de apoio ao Carnaval 2025, destacando investimentos em blocos afro, afoxés, festas comunitárias e apresentações nos circuitos oficiais. A divulgação foi feita pelo governador Jerônimo Rodrigues durante apresentação do planejamento para a festa.
O programa Ouro Negro beneficiará 79 entidades em Salvador, Caravelas, Poções e Lauro de Freitas, enquanto 99 projetos culturais receberão patrocínio, abrangendo desde blocos tradicionais até iniciativas de inclusão social e diversidade. No Pelourinho, mais de 100 atrações estão confirmadas, incluindo palcos temáticos como "Axé Music 40 anos" e "Reggae"..
Carnaval sem cordas
A Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur) lançou um edital para apoiar financeiramente e tecnicamente 57 municípios que realizarão festas carnavalescas pelo estado. Entre as atrações patrocinadas na capital estão os artistas Jammil, Thiago Aquino, Tony Sales, Solange, É o Tchan, Aline Rosa, Rafa e Pipo, Igor Kannário, Escandurras, Lá Fúria, Pagodart, Guig Guetto e Papazoni.
"Valorizar nossa cultura identitária é fortalecer nossas raízes e nossa história", destacou o secretário de Cultura, Bruno Monteiro. O Carnaval dos bairros também cresce e fortalece a economia local. "O Carnaval do Nordeste Amaralina é a prova do quanto o apoio do governo do estado a essas festas garante uma festa democrática, que vai até as pessoas e dinamiza o comércio da região", acrescentou o secretário.
Serviços, ações e atrações para todos os públicos
“É uma festa de cultura, de alegria e é também uma agenda econômica. Estamos falando de cerca de um milhão de turistas que visitarão Salvador, e cerca de 4 milhões de turistas em todo o estado, movimentado a nossa economia. É geração de emprego e renda. Espero ainda que seja um carnaval de paz", enfatizou o governador Jerônimo Rodrigues.
Segurança ampliada
A Segurança Pública será intensificada em 95 municípios e em 12 bairros de Salvador, com um investimento de cerca de R$ 100 milhões e um efetivo de 37 mil policiais e bombeiros da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O monitoramento contará com 1.500 câmeras, sendo 826 instaladas em Salvador e 616, no interior, além de duas plataformas de observação elevada e um sistema de reconhecimento facial.
Houve aumento no número de Portais de Abordagem que este ano chega a 99 equipamentos instalados em vários pontos dos circuitos da capital e interior. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), operando em Salvador, Porto Seguro e Barreiras, reunirá 48 órgãos estaduais, federais, municipais e privados.
Além dessas ações, uma campanha importante tem sido divulgada: o programa Prevenir e Agir. A iniciativa tem duas frentes: a primeira é o atendimento e acompanhamento psicossocial dos profissionais de segurança pública, e a segunda, a transmissão de uma mensagem de paz para foliões e turistas, incentivando um carnaval seguro e harmonioso.
Operações nas estradas, rodoviárias e metrô
O estado também vai garantie a manutenção e fiscalização nas estradas, rodoviárias e ferry-boat. Serão mais de 220 horários extras para 120 mil passageiros na rodoviária de Salvador. O Ferry-boat se prepara para atender 300 mil passageiros e 45 mil veículos e as lanchas diárias para Mar Grande e Morro de São Paulo estarão funcionando para atender baianos e turistas.
O Metrô funcionará ininterruptamente das 5h de quinta (27/02) até 23h59 de quarta-feira (05/03), para trazer mais tranquilidade e agilidade no transporte dos foliões durante o Carnaval. A expectativa é atender um público 10% maior em comparação a 2024, assegurando deslocamentos mais rápidos para os circuitos carnavalescos.
O estado também vai garantie a manutenção e fiscalização nas estradas, rodoviárias e ferry-boat. Serão mais de 220 horários extras para 120 mil passageiros na rodoviária de Salvador. O Ferry-boat se prepara para atender 300 mil passageiros e 45 mil veículos e as lanchas diárias para Mar Grande e Morro de São Paulo estarão funcionando para atender baianos e turistas.
O Metrô funcionará ininterruptamente das 5h de quinta (27/02) até 23h59 de quarta-feira (05/03), para trazer mais tranquilidade e agilidade no transporte dos foliões durante o Carnaval. A expectativa é atender um público 10% maior em comparação a 2024, assegurando deslocamentos mais rápidos para os circuitos carnavalescos.
Ações de cuidado e inclusão
O estado implementará uma ampla rede de assistência para garantir um Carnaval mais seguro e inclusivo, com destaque para o Plantão Integrado dos Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e ações da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Entre as iniciativas estão o atendimento a denúncias de violações de direitos, campanhas educativas contra o racismo e proteção social a trabalhadores e foliões.
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) coordena mais uma vez o Plano de Integração de Direitos Humanos, com atuação em Salvador e no interior. Com três postos fixos na capital, a secretaria oferecerá atendimento para denúncias de violações de direitos humanos, suporte a pessoas com deficiência e ações educativas voltadas para trabalhadores da festa.
Folia sustentável e apoio ao turista
Em busca de um Carnaval mais sustentável, o projeto Ecofolia Solidária fortalecerá a coleta seletiva durante as festividades, promovendo geração de renda para catadoras e catadores. Além disso, serão estruturadas Centrais de Apoio e Espaços de Convivência, oferecendo cuidado e acolhimento a esses trabalhadores.
O Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) reforçará a recepção em pontos estratégicos como o Aeroporto, Rodoviária, Pelourinho e principais circuitos da festa. O programa "Até Breve" acontecerá no Aeroporto de Salvador para auxiliar turistas em sua saída da cidade. Além disso, será realizada uma pesquisa de caracterização do turismo receptivo e avaliação dos serviços.
Folia sustentável e apoio ao turista
Em busca de um Carnaval mais sustentável, o projeto Ecofolia Solidária fortalecerá a coleta seletiva durante as festividades, promovendo geração de renda para catadoras e catadores. Além disso, serão estruturadas Centrais de Apoio e Espaços de Convivência, oferecendo cuidado e acolhimento a esses trabalhadores.
O Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) reforçará a recepção em pontos estratégicos como o Aeroporto, Rodoviária, Pelourinho e principais circuitos da festa. O programa "Até Breve" acontecerá no Aeroporto de Salvador para auxiliar turistas em sua saída da cidade. Além disso, será realizada uma pesquisa de caracterização do turismo receptivo e avaliação dos serviços.
Combate ao racismo e à intolerância religiosa
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) também atua com campanhas de combate ao racismo e à intolerância religiosa, com o mote "Com racismo não tem folia". Além dos postos fixos, a Sepromi contará com unidades móveis do Centro de Referência Nelson Mandela, que oferecerão suporte e acolhimento às vítimas de discriminação racial e religiosa. Equipes volantes atuarão em áreas estratégicas, reforçando a orientação e o encaminhamento de denúncias nos circuitos e nos bairros da capital.
Proteção social e segurança alimentar
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) integra sua agenda de proteção social ao Carnaval, com atenção especial a crianças e adolescentes por meio da campanha "Brinquedos Vigilantes" e reforço na segurança alimentar dos trabalhadores da festa. A secretaria também atuará na distribuição de refeições para trabalhadores informais e no suporte a crianças e adolescentes por meio de ações educativas e de conscientização sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração infantil.
Fiscalização e acessibilidade nos circuitos
O evento contará ainda com a atuação do Procon-BA, que fiscalizará a acessibilidade nos circuitos carnavalescos, garantindo espaços inclusivos e seguros para todos os foliões. Outras iniciativas incluem a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e pessoas com deficiência, o atendimento especializado a mulheres vítimas de violência e ações educativas voltadas para trabalhadores da festa, garantindo um ambiente mais seguro e acessível para todos.
*Com informações da Secom-GOVBA
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