terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Após polêmica, Filhos de Gandhy suspendem veto de participação de homens trans

Após polêmica, Filhos de Gandhy suspendem veto de participação de homens trans

O Afoxé Filhos de Gandhy - tradicional do Carnaval de Salvador e formado apenas por homens - foi centro de uma polêmica depois que uma de suas regras ganhou as redes sociais na segunda-feira, 24. Em um comunicado enviado aos associados, o bloco dizia que apenas homens cisgênero eram permitidos no cortejo; entidades LGBTQIAP+ e foliões então questionaram o posicionamento da agremiação alegando transfobia.

Mais tarde na segunda, a diretoria do afoxé voltou atrás sobre a regra. Em nota enviada à imprensa e compartilhada nas redes sociais do Filhos de Gandhy, a instituição avisou sobre recolhimento do documento, assim como a revisão de suas regras.

"Recolhemos o termo de aceite onde consta a palavra masculino cisgênero, passando a constar apenas do sexo masculino, quanto à alteração no estatuto posteriormente convocaremos uma assembleia geral para discutir o assunto", finaliza a nota assinada pela diretoria do Afoxé Filhos de Gandhy.


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) chegou a instaurar um procedimento para investigar suposta transfobia na regra do afoxé Filhos de Gandhy. Conforme apuração do Gshow, por meio de nota, o MP-BA disse que aguarda retorno da agremiação para adoção de medidas cabíveis.

"O Ministério Público da Bahia instaurou, nesta segunda-feira, dia 24, procedimento para apurar suposto ato de transfobia em cláusula do estatuto social do bloco Filhos de Gandhy. O MPBA oficiou por e-mail a agremiação solicitando informações e esclarecimentos e aguarda retorno para adoção das medidas cabíveis", disse a nota.

Ainda de acordo com reportagem do Gshow, a assessoria de imprensa do afoxé confirmou a veracidade do documento, que não foi compartilhado em redes oficiais do Filhos de Gandhy, mas por foliões. A assessoria disse ainda que a regra sobre homens cisgênero sempre existiu, e o documento era o mesmo enviado todos os anos para os associados.

*Com informações do Gshow

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais:  WhatsAppInstaTwitter e FacebookAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: