![]() |
Fotos: Letícia Martins | ECB |
1 - LUCHO NOS SALVOU — Embora tivesse feito uma partida muito ruim, o Bahia conseguiu vencer o rebaixado Cuiabá, de virada, e, para isso, contou com uma jogada individual de Lucho Rodríguez, que, com muita raça, passou na tora por adversários na área e mandou de bico para fazer nosso segundo gol, o gol da virada. O resultado manteve o sonho de voltar a disputar a Libertadores da América.
2 - A essa altura do campeonato, o importante é o resultado. Nos dois jogos anteriores fomos até melhores que nossos adversários, mas não conseguimos vencer nenhum deles (perdemos para o Palmeiras e empatamos contra o Atlhético-PR). Por outro lado, nunca havíamos vencido o Cuiabá, pois, nos cinco jogos anteriores, perdemos dois e empatamos três. Também quebramos a sequência negativa de não vencer há sete jogos neste Brasileirão.
3 - A melhora de atuação do Bahia nos jogos anteriores deveu-se principalmente à ausência de Cauly, mas a teimosia do nosso treinador repôs ele de volta contra o Cuiabá, além de manter Jean Lucas em péssima fase, e o time jogou mal praticamente os 90 minutos e só não teve resultado negativo pela falta de pontaria dos jogadores adversários, que perderam chances incríveis e ainda tiveram dois gols anulados (corretamente) pelo VAR.
4 - No começo do jogo nem parecia que o Bahia lutava por vaga na Libertadores. Com uma atuação horrorosa, dispersa, insistindo em sair tocando a bola no sufoco, sendo pressionado e envolvido pelo adversário, o Bahia ficou 10 minutos sem passar do meio-campo e o Cuiabá foi criando oportunidades. Clayson chutou com perigo; tomamos um gol numa jogada em que Isidro Pitta cruzou para Eliel desviar; reagimos um pouco e chegamos ao empate com Ademir desviando cruzamento de Jean Lucas. Eles responderam com Pitta, que chutou raspando a trave;
5 - No segundo tempo começamos mal também, e eles fizeram logo um gol, que foi anulado devido a posição irregular; num escanteio o Cuiabá quase faz o segundo; depois marcaram outro gol, mas novamente com jogador em posição de impedimento; na doida, respondemos com o gol de Lucho, poderiamos ter ampliado com Everaldo e no fim eles quase empataram. Que agonia!
6 - Lucho e Ademir lutaram o tempo todo, não produziram tanto, mas fizeram principal: cada um marcou um gol. E olhe que eles só estão jogando devido à pressão que a torcida e parte da imprensa fizeram, pois, se dependesse de Rogério Ceni, Thaciano e Everaldo ainda seriam os titulares, mesmo sem produzir nada.
7 - Difícil destacar mais alguém nesse jogo, pois quase todos foram mal, até Éverton Ribeiro. Cauly e Jean Lucas mal, erraram quase tudo e mais um pouco. Juba também esteve mal. Gilberto foi razoável, tal como Kanu. Gabriel Xaveir também não esteve bem. Biel produziu pouco e Everaldo, terrível, inclusive perdeu um gol que poderia complicar tudo.
8 - Como é inseguro, em todos os fundamentos, o goleiro Adriel. Coloca-se mal, joga mal com os pés, dando bola na fogueira, não tem arrojo, não sai do gol. Horrível. Aliás, quem era para estar jogando era Danilo Fernandes, mas a teimosia do nosso treinador também não permite isso.
9 - Com a conquista da Libertadores pelo Botafogo, os 8 primeiros colocados no Brasileirão disputarão a Libertadores. Restam duas vagas, que estão sendo disputadas efetivamente por 3 times (Bahia, Cruzeiro e Corinthians). Outros que ainda sonham estão muito distantes e dificilmente conseguirão. Portanto, temos que fazer a nossa parte e secar os verdadeiros concorrentes.
10 - Com a performance ruim do Bahia neste jogo e o crescimento no futebol apresentado pelo Corinthians, nosso próximo adversário, não dá para ficar otimista. Mas, no futebol, tudo pode acontecer. Vamos torcer para que o Bahia repita as duas últimas atuações e agregue a isso o resultado obtido contra o Cuiabá; vamos torcer para que o Bahia repita a atuação que teve contra este mesmo Corinthians ano passado, quando obteve um grande resultado (5 a 1); vamos torcer para que nosso time apronte o mesmo que fez contra o Galo na última partida do Brasileirão 2023; vamos apelar para nossa estrela, vamos evocar tudo de positivo que podemos para vencer esta partida e sacramentar a vaga na Libertadores.
*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia
Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais: WhatsApp, Insta, Twitter e Facebook. Ative as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário