segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Análise: dez observações sobre Bahia 1x0 Criciúma

Análise: dez observações sobre Bahia 1x0 Criciúma
Fotos: Rafael Rodrigues | ECB

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Freguesia continua — Mantivemos o tabu de não perder para o Criciúma na Fonte Nova, vencemos novamente, chegando ao número “mágico” de 45 pontos, que já nos garante a permanência na Série A do ano que vem, nos mantém na briga pelas disputadíssimas vagas à Libertadores e nos encaminha a fazer a melhor campanha da nossa história no Brasileirão de pontos corridos. A freguesia do Tigre contra a gente continua firme (este ano, contando Brasileirão e Copa do Brasil, são três triunfos e um empate).

VEJA TAMBÉM:
ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS

2 - Embora merecêssemos o triunfo, o jogo não foi fácil pois eles também criaram algumas chances e nós desperdiçamos várias, o que fez o jogo ganhar contornos dramáticos, tanto que no segundo tempo, principalmente na reta final, num lá e cá desfreado, tanto o Bahia poderia ter ampliado o placar quanto o Criciúma poderia ter chegado ao empate.

3 - Bahia foi superior ao Criciúma. Mas o time catarinense, no começo do jogo, assustou, inclusive colocando uma bola na trave, e no segundo tempo também assustou bastante até o último momento.

4 - Os gols perdidos pelo Bahia, inclusive pela turma que entrou, poderiam ter custado caro, indicando que precisamos ter um capricho maior para evitar o sufoco que foi.

5 - Completando 100 jogos com a camisa tricolor, Cauly teve grande atuação, se movimentou bastante, deu bons passes e assistência e ainda fez um gol do triunfo.

Análise: dez observações sobre Bahia 1x0 Criciúma

6 - Muito participativo o lateral Árias, apoiando com desenvoltura, dando assistência para o gol, e sem dar mole defensivamente. Éverton Ribeiro foi outro que fez um partidaço, tal como Kanu e Caio Alexandre. Everaldo e Thaciano foram razoáveis.

VEJA TAMBÉM:
COLETIVA ROGÉRIO CENI


7 - Boas jogadas ensaiadas nos escanteios do Bahia, com Éverton Ribeiro lançando perigosamente para a área e o time quase fazendo gols nessas bolas.

8 - No primeiro tempo, o time catarinense teve aquela chance no início que bateu na trave, mas o Bahia teve um chute de Éverton Ribeiro que o goleiro fez a defesa no meio do gol; fez o gol numa linda jogada de Árias, que driblou o adversário e lançou Cauly, e ele, na frente da área, bateu para baixo e fez 1 a 0; Thaciano deu uma cabeçada perigosa que o goleiro defendeu;

9 - Por pouco não tomamos o gol de empate no começo do segundo tempo, quando Bolacci recebeu e chutou forte na trave. Nossos contragolpes nessa etapa eram sempre perigosos e, num deles, Juba bateu forte no alto, o goleiro defendeu e, na volta Cauly quase faz de cabeça; eles responderam num cruzamento na área, que foi completado por Marquinhos Gabriel e Juba tirou em cima da linha; tivemos um chute de longe com Jean Lucas que o goleiro pegou; um lance em que Árias recebeu na área, demorou e chutou na zaga; um escanteio, em que Éverton Ribeiro bateu e Gabriel Xavier desviou de cabeça e quase faz; perdemos outra chance com Jean Lucas na área, que ele chutou para defesa do arqueiro do Tigre; um chute de Ratão para cima após bom passe de De Pena; Lucho perdeu de cara após passe de Ademir; eles tiveram uma cabeçada que MarcosFelipe fez defesa difícil; Ademir recebeu na corrida, desviou para o gol, mas a zaga tirou em cima de linha; depois Gabriel Xavier desarmou o adversário quando ele faria o gol de dentro da área e, na sequência, de Pena perdeu o gol num passe de Ratão.

10 - Próximo adversário é o Flamengo, que nos venceu nos últimos 10 jogos (alguns com ajuda de arbitragem). Não teremos nosso principal jogador, Éverton Ribeiro, que tomou o terceiro cartão amarelo. Espera-se que, mesmo assim, desta vez nosso time consiga ganhar, sendo fundamental para isso ter postura de vencedor, lutar o jogo todo e caprichar nas finalizações, aproveitando as chances que aparecerem. Não se pode dar o mole que demos hoje, perdendo gols, contra um time do nível do rubro-negro carioca.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais:  WhatsAppInstaTwitter e FacebookAtive as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.

Nenhum comentário: