sexta-feira, 5 de julho de 2024

Análise: dez observações sobre Bahia 2x0 Juventude

Thaciano comemora após abrir o placar na Fonte Nova
Fotos: Letícia Martins | ECB

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Deslanchou no 2º tempo! Após um primeiro tempo em que teve muita dificuldade de criação e deu alguns moles defensivos, o Bahia fez um ótimo segundo tempo, marcando dois gols e conseguindo mais um triunfo na Fonte, mantendo-se no G4 do Brasileirão, com grande atuação dos seus principais jogadores.

VEJA TAMBÉM
ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS

2 - Os gols do jogo tiveram significados especiais: Thaciano fez o gol número 100 da Era Ceni e Cauly marcou após muito tempo, coroando uma boa atuação, o que foi muito festejado por todos os jogadores, que chegaram a carregar nosso meia na comemoração. Ele precisava desse gol e dessa boa performance para que tenha mais confiança nas próximas partidas e possa voltar de uma vez por todas à boa fase.

3 - O Bahia teve muitas dificuldades em boa parte da primeira etapa, pois o Juventude impôs uma marcação alta e, com isso, as articulações do Esquadrão eram sempre bloqueadas no nascedouro.

4 - O pior é que, quando estava sem a posse de bola, o Bahia dava espaço ao time gaúcho, que acabou criando algumas jogadas perigosas, felizmente mal concluídas.

5 - Logo de cara eles tiveram um escanteio que passou rente a linha do nosso gol, com muito perigo; Bahia respondeu com um chute de Jean Lucas no meio do gol para defesa do goleiro; Gilberto, ex-Bahia, tentou o chute de longe mas nosso goleiro pegou; num toque de bola rápido, o Juventude perdeu uma chance de ouro quando Jean Carlo chutou por cima de dentro da área; ele próprio também cobrou uma falta com muito perigo; na sequência, Thaciano lançou Everaldo, que soltou a bomba para defesa do goleiro; teve uma cabeçada de Gabriel Xavier após escanteio, mas o goleiro pegou; depois Everaldo teve mais duas chances mas não aproveitou; melhor chance do primeiro tempo foi um contra-ataque para o Juventude e um atacante dele encobriu Marcos Felipe, mas Gabriel Xavier salvou em cima da linha.

Cauly fechou o placar para o Tricolor na Fonte Nova

6 - A marcação alta do Juventude voltou no início da segunda etapa, mas os passes precisos de Caio Alexandre e Éverton Ribeiro quebraram essas linhas e nosso time foi criando chances. Caio Alexandre passou para Éverton Ribeiro e ele deixou Thaciano “de cara”: Bahia 1 a 0. Fizemos o segundo com um lançamento de Juba em profundidade para Thaciano e ele passou para Jean Lucas, que serviu para Cauly dominar e chutar no canto. Logo depois, numa troca de passes na área, Caio Alexandre chutou para fora, perdendo grande oportunidade. Teve depois um bom chute de Everaldo e duas chances claras perdidas: uma com Ademir e outra com Biel.

VEJA TAMBÉM
COLETIVA ROGÉRIO CENI

7 - Mais uma grande partida de Éverton Ribeiro, que, além de articular bastante nossas investidas, correu os 90 minutos, ajudando também na marcação e recomposição. Thaciano foi outro que merece destaque, com um gol e participação no segundo. Caio Alexandre também jogou muito. Aquele passe que ele deu pra Ademir foi excelente, pena que o Fumacinha driblou o goleiro mas perdeu a chance de ampliar o placar.

8 - Gabriel Xavier, que vem sendo um dos nossos destaques no Brasileirão, mas que nos últimos jogos teve uma queda de rendimento, voltou a jogar bem e até bola em cima da linha de gol ele salvou.

9 - Kanu foi muito seguro; Juba estava vulnerável na marcação e apoiando muito pouco na primeira etapa, mas na segunda melhorou um pouco; Gilberto foi muito bem no apoio até porque o time gaúcho não explorou ofensivamente o lado dele; do meio pra frente o time se movimentou bem, criou bastante mas desperdiçou várias oportunidades.

10 - Domingo teremos uma parada indigesta: Palmeiras fora de casa. Time paulista tem a mesma pontuação nossa, vem de bons resultados mas temos todas as condições de chegar lá e conseguir trazer 3 ou até mesmo um ponto, o que não seria nada mau.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.

Nenhum comentário: