sexta-feira, 24 de maio de 2024

Análise: dez observações sobre Criciúma 0x2 Bahia

Carlos De Pena marcou o seu priemiro gol com a camisa Tricolor
Fotos: Tiago Caldas | ECB

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Ele já merecia! O meia Uruguaio De Pena, desde que chegou ao Bahia, entrou em oito jogos e foi bem em todos eles, inclusive dando grande assistência contra o Botafogo-RJ para o gol do nosso triunfo. Só não tinha marcado gol ainda, mas nesse jogo contra o Criciúma acabou quebrando esse “tabives”, marcando seu primeiro com a camisa Tricolor, num momento em que o time catarinense estava nos apertando e, de certa forma, corríamos risco de tomar gol e a partida ir para os pênaltis. Além desse gol, ele também deu a assistência, tocando de cabeça, para o segundo gol, marcado por Jean Lucas, que homenageou o filho Lucas, que está pra nascer, fazendo o ”L”.

VEJA TAMBÉM
ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS


2 - A Copa do Brasil está afunilando e os favoritos estão passando para as oitavas de final, sendo importante pontuar que ninguém teve facilidade para passar de fase. Galo e Flamengo por exemplo, eliminaram Sport e Amazonas, e nada foi fácil: um deles com uma derrota, o outro com um triunfo no fim. Este nosso jogo foi uma luta, mas o importante é que estamos classificados e motivados para chegar cada vez mais longe.

3 - Um grande diferencial do Bahia neste momento da temporada está sendo o banco de reservas. Os jogadores que estão entrando estão qualificando mais ainda o time, que geralmente cresce com as mudanças. Neste jogo, por exemplo, além do grande jogo de De Pena, Biel (que deu assistência ao uruguaio), Ademir e Resende foram muito bem.

4 - Após 11 dias de descanso devido à paralisação de duas rodadas do Brasileirão, Série A, nesse jogo contra o Criciúma pela Copa do Brasil, se não repetimos o bom futebol das partidas anteriores, fomos muito eficientes e o triunfo foi merecido porque soubemos sofrer e matamos quando precisamos. Esperava um Bahia mais disposto e não tão acomodado com o regulamento embaixo do braço. Poderia matar logo o jogo pra não se arriscar. Mas felizmente no fim deu tudo certo.

5 - Bahia iniciou meio disperso na marcação e o time catarinense teve duas boas chances desperdiçadas, com chutes em que Marcos Felipe apareceu bem pra defender. Ainda fizemos um pênalti bobo que, felizmente, quando o VAR chamou, foi detectado um impedimento antes. Que VAR é esse???? Não viu o impedimento, mas chamou pra mostrar o pênalti. Tenha santa paciência… Ainda bem que, na segunda etapa, anularam corretamente um gol e um pênalti contra a gente.

Jean Lucas fez o segundo gol do esquadrão na partida

VEJA TAMBÉM

6 - O Tricolor, no primeiro tempo, dava espaço ao Criciúma para tentar sair em transição rápida. Teve um chute de Thaciano de fora da área e outro de dentro sem maiores perigos. Na melhor transição do Esquadrão, Thaciano, após receber de Éverton Ribeiro, serviu Cauly, que chutou mas o goleiro tirou com o pé. A resposta do Criciúma foi uma cabeçada de Felipe Vizeu que Marcos Felipe fez a defesa. Vizeu, na sequência, fez até um gol, mas estava impedido.

7 - No segundo tempo, o time catarinense foi pra cima e o Bahia ficou muito atrás, tomou uma pressão mas a entrada de De Pena, Biel e Ademir mudou a história do jogo e, em dois contragolpes, fizemos dois gols, Um de De Pena, após passe de Biel, e outro de Jean Lucas, depois que recebeu passe do uruguaio. O goleiro deles fez também duas boas defesas, evitando um escore maior a nosso favor.

8 - Grande partida de Marcos Felipe, com defesas importantes, e aquela saída no segundo tempo, tirando a bola, com o atacante do Tigre cara a cara, foi fundamental para que conseguíssemos a classificação. Nossos laterais foram discretos, principalmente Juba; Gabriel Xavier deu um mole nesse lance que o atacante deles entrou livre, mas fez boas intervenções principalmente nas bolas aéreas. Kanu de novo foi muito bem. Éverton Ribeiro foi bem no primeiro tempo e discreto no segundo. Thaciano sumido, assim como Cauly. Jean Lucas cresceu na segunda etapa.

9 - Quebramos um tabu de 10 anos sem triunfo contra o Criciúma em seus domínios, e faturamos cerca de 3,6 milhões de reais. Faz o pix, CBF!

10 - Agora vamos partir para enfrentar o CRB no domingo na Fonte, em partida única, pela semifinal do Nordestão. Espera-se casa cheia para que possamos vencer o ajustado time alagoano, que eliminou o Ceará na Copa do Brasil e nos deu muito trabalho quando vencemos na fase de classificação desta Copa do Nordeste. A participação da Nação Tricolor, mais uma vez, será fundamental para que possamos chegar a mais uma final do Regional.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.

Nenhum comentário: