sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Dez observações sobre Bahia 3x0 América-RN

Lateral-direito colombiano Santiago Árias comemora após marcar gol em sua estreia
Fotos: Divulgação | ECB
Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Triunfo tranquilo! Impondo sua melhor categoria desde o início da partida, o Bahia venceu o América de Natal na Fonte Nova sem dificuldade, numa partida em que ficou o tempo todo trocando passes, procurando o momento certo de dar o bote, o que aconteceu algumas vezes e foi traduzido em 3 gols.

VEJA TAMBÉM:

ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS

2 - Este jogo, que antecede o Ba-Vi, teve algumas alterações em relação ao confronto contra o River, inclusive com estreia de lateral e retorno, no segundo tempo, do volante Resende, o que é muito bom pois se trata de um jogador extremamente dedicado, eficiente,  importantíssimo para nosso elenco e que completou contra o América-RN 100 partidas com nosso manto.

3 - Grande estreia do lateral-direito colombiano Santiago Árias. Muito bom no apoio, lançando ou cruzando, ocupando de forma eficiente o espaço ofensivo, pelo meio ou pela ponta, chutando a gol, obrigando o goleiro a fazer grande defesa, e, como cereja do bolo, marcou um gol de cabeça. Lembrou bastante, não só na aparência física mas também no futebol, o lateral Odemilson, campeão baiano de 94, no famoso título de Raudnei. Árias só não foi tão testado defensivamente, pois o América foi inofensivo, mesmo assim teve um lance em que ele fez uma ótima cobertura.

4 - Com a dupla de zaga Gabriel Xavier e Cuesta, a bola aérea não nos incomodou, mas o posicionamento em linha, no entanto, gerou um pouco de preocupação, até porque a recomposição contínua lenta e, como nosso time empurra os adversários, isso pode ser perigoso no momento do contragolpe. Teve o lance no primeiro tempo que Árias precisou vir na cobertura no lançamento nas costas da nossa defesa. Após o nosso primeiro gol, houve outro lance, mas Marcos Felipe tirou com os pés. No começo do segundo tempo também teve outra jogada.

5 - Como a dupla Kanu e David Duarte já foi testada e reprovada, no máximo tem alguns bons lampejos,  a zaga titular deveria ser essa que jogou nesta partida contra o América-RN (Cuesta e Gabriel), embora ainda não tenha sido efetivamente testada. Mas são jogadores que, assim ou assado, tiveram um bom ano em 2023 e merecem ter mais oportunidades na zaga do Bahia até para que se possa verdadeiramente avaliá-los melhor.

Ademir fez boa partida, com muita participação e correria

6 - Bola aérea ofensiva hoje esteve muito bem com boas cabeçadas para o gol. Até na bola parada de falta o time vem melhorando. Dia desses marcou um gol e, nesta partida, Cauly quase guarda o dele, com o goleiro fazendo uma defesaça.

7 - Qualidade de Caio Alexandre na organização inicial das jogadas é algo que merece muitos elogios e neste jogo ele se superou chegando muito bem na frente e fazendo um golaço.

8 - Nossos principais articuladores, Éverton Ribeiro e Cauly, pareciam meio dispersos no primeiro tempo, com algumas precipitações e erros de passe. Na etapa complementar melhoraram, com boas articulações, mas acabaram sendo poupados quando fizemos 3 a 0.

9 - Ademir fez boa partida, com muita participação e correria, só precisa melhorar nas conclusões dos lances. Cicinho, ora viva, vem entrando bem nos jogos e hoje entrou no segundo tempo como lateral esquerdo e foi muito bem, com a torcida apoiando e aplaudindo. Biel até melhorou, mas ainda está longe da performance do ano passado.

10 - Esquece tudo, porque domingo é Bavi, um jogo diferenciado, um clássico de muita rivalidade, quando a garra, determinação, vontade de vencer valem muito mais do que qualquer superioridade individual ou coletiva, técnica ou tática. Tem que entrar com “sangue no olho”, lógico que dentro do limite da esportividade, disputando cada jogada como um prato de comida. Uma partida como essa não pode ser encarada como uma jornada qualquer, independente de como esteja o adversário. Vamos jogar com gana para vencer, procurando errar o mínimo possível e pôr em prática nosso futebol, na casa do adversário, para que possamos sair de campo com os três pontos e comemorando um grande triunfo.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.

Nenhum comentário: