quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Dez observações sobre Bahia 0x1 Jequié

Time alternativo do Tricolor perdeu na estreia do Estadual
Foto: Tiago Caldas | EC Bahia

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Largada com derrota! Com o time principal fazendo pré-temporada em Manchester, o Bahia estreou no Baianão jogando com um grupo alternativo (alguns reservas e atletas do sub-20) e acabou perdendo para o Jequié por 1x0.

VEJA TAMBÉM:
ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS

2 - Não foi, logicamente, o resultado que esperávamos, mas o fato positivo é que tivemos oportunidade de ver em ação o goleiro Adriel e o lateral Caio Roque, que estrearam; o zagueiro Marcos Vitor e o atacante Éverton, que há muito tempo não atuavam, além de garotos como Jota e Roger Gabriel, de apenas 16 anos.

3 - O Bahia começou melhor, articulando boas jogadas com Roger, mas a definição dos lances, o passe final de qualidade ou chute a gol praticamente não aconteceram.

4 - Na primeira descida do Jequié, Alex recebeu sem marcação, ajeitou e mandou a bomba da intermediária. Adriel não conseguiu defender e a bola morreu no fundo das redes, 1 a 0.

5 - Se o time do interior entrou pra jogar de contra-ataque, após o gol ele recuou mais ainda e o Bahia, mesmo sem tanta qualidade, foi empurrando o adversário. No entanto, a chance efetiva mesmo foi uma cabeçada de Aruba na trave, após cruzamento de Roger.

6 - No segundo tempo, o Bahia também não criou muita coisa até porque o treinador tricolor Rogério Ferreira, mudou o posicionamento de Roger e ele não repetiu a boa atuação da primeira etapa. Mas tivemos um chute e uma cabeçada de Éverton.

7 - Como bateu o time do Jequié…! Na primeira etapa teve entradas duras, quase desleais, puxão de camisa etc. A arbitragem poderia ter sido mais rigorosa. Aliás no segundo tempo jogadores do Bahia também chegaram forte.

8 - O garoto Roger Gabriel demonstrou muita qualidade e visão de jogo, dando esperança de que pode vir a vingar no time principal. Aruba também deu trabalho aos adversários. Éverton foi razoável e Diego Rosa teve fraca atuação, com muita correria e pouca produtividade. 

Pelo que se sabe, Diego passa por problemas de ordem pessoal que vem atrapalhando o desempenho dele. Então é hora de afastá-lo para que se trate, pois desde o ano passado que o atleta não vem rendendo. Outro que decepcionou foi o lateral André. 

9 - Começar o ano com um time alternativo é até interessante, porém, se o resultado não vem, há de se mudar a estratégia para não correr riscos de eliminação para a próxima fase. O Baianão é o campeonato curto que indica os classificados do Estado para a Copa do Brasil e não pode ser totalmente desprezado.

10 - O próximo jogo é contra o Atlético de Alagoinhas fora de casa e, mesmo sabendo das dificuldades, não podemos pensar em outro resultado que não seja o triunfo. Teremos que jogar contra o Carcará com esse mesmo time alternativo, mas na rodada seguinte devemos entrar com o elenco principal, que vai retornar da Europa.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.

Nenhum comentário: