quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Dez observações sobre Bahia 5x0 Jacobina

Everton Ribeiro marcou um golaço em sua estreia na Fonte Nova
Fotos: Tiago Caldas | ECB
Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Atropelo Tricolor! Como sempre disse o meu amigo jornalista Geraldo Bastos, “se o campeonato tem nível baixo, e nosso time é muito melhor, temos que atropelar”, e foi isso que aconteceu neste jogo, com o Bahia absoluto em campo, se impondo, encurralando o adversário e chegando à goleada de 5 a 0 com tranquilidade.

VEJA TAMBÉM:

2 - O legal também é que os estreantes, de um modo geral, tiveram uma boa performance e encararam o jogo com muita vontade, independente da qualidade do adversário.

3 - A troca de passes rápida e com qualidade, com triangulações inteligentes e muita movimentação, foi visível. Desde a saída de bola, com o bom Caio Alexandre, passando pelo meio, com Cauly e Everton Ribeiro, tendo também ótimas puxadas de Gilberto pela lateral, o time foi absoluto e, em momento algum, deu sopa ao adversário. Até quando Everton errou um passe e o atacante do Jacobina entrou em velocidade, o nosso craque não desistiu e, com um toque sutil, desarmou o adversário na bola.

4 - O jogo foi tão fácil que, em alguns lances, jogadores do Bahia não foram tão objetivo e enfeitaram demais a jogada, mas Rogério cobrou deles simplicidade para dar sequência de forma mais eficiente.

Time titular do Tricolor confirmou favoritismo e goleou

5 - Com o Jacobina todo recuado, o Bahia amassou o time do interior desde o início. Chegamos ao primeiro gol num cruzamento de Gilberto e o chutaço de Resende. Depois, Caio Alexandre roubou uma bola, passou pra Everaldo, que chutou na rede pelo lado de fora. Na sequência, Gilberto cruzou e Ratão mandou de cabeça, com grande defesa do goleiro. O mesmo Ratão perdeu um gol feito após lançamento de Caio Alexandre e chute de Cauly cujo rebote sobrou pra ele. Cauly lançou Jean Lucas na área e ele foi derrubado: pênalti cobrado e perdido por Everaldo.

Em mais um lançamento de Caio Alexandre, Éverton Ribeiro recebeu na área, dominou e chutou pra marcar um golaço. Everaldo se redimiu do pênalti perdido marcando de cabeça aproveitando cruzamento de Gilberto. Os dois últimos gols foram no segundo tempo: um numa cobrança de escanteio por Cauly que Kanu fez de cabeça e outro de Jean Lucas aproveitando cruzamento de Yago.

6 - Gilberto pra mim foi o melhor em campo, com bons arranques e cruzamentos perfeitos; Cauly também jogou muito, não só conduzindo bem a bola, abrindo a defesa adversária, como fazendo bons lançamentos; Caio Alexandre, com ótima visão de jogo e cavadinhas perfeitas para servir os companheiros, foi outro que se destacou muito também, assim como Éverton Ribeiro, que fez um gol de craque e articulou bastante pelo meio. 

Jean Lucas, com grandes chegadas no ataque, também foi bem. Resende, que ficou na lateral mas como um cão de guarda cobrindo os avanços de alguns jogadores, chegou bem ao ataque no lance do gol. 

O time demonstrou muita criatividade, mas o sistema defensivo não pôde ser testado porque o adversário não deu trabalho algum. 

7 - O grande centroavante Cláudio Adão, um dos maiores jogadores do nosso tricolor,  estava no estádio acompanhando a partida. Tive o prazer de vê-lo jogar por nosso clube, ao qual deu muitas alegrias. Formou com Bobô, na década de 80, uma dupla de ataque espetacular, que era muito bem abastecida pelo meia Jorge Leandro e o lateral Zanata. Bons tempos!

8 - Agora teremos pela frente o Bahia de Feira fora de casa, um teste bem mais forte para esse time que, quando efetivamente pegar liga, vai ficar “enjoado” e chegar bem longe. Não tenho dúvidas disso, pois há muita qualidade individual, outros reforços estão chegando e a tendência é melhorar cada vez mais.

9 - Que torcida maravilhosa! Quase 30 mil pessoas pra ver esta partida de estreia no ano. Um dos grandes diferenciais da Nação Tricolor, além da paixão pelo clube, é que ela vai ao estádio para ver o Bahia, não importa contra que adversário seja…

10 - Embora não fosse Natal, ontem tivemos uma NOITE FELIZ, afinal goleamos nosso jogo e o “rival” caiu, de virada, em Ilhéus (2 a 1 Barcelona). Só alegria!

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.

Nenhum comentário: