segunda-feira, 24 de julho de 2023

Vitória garante título simbólico do 1º turno

Atacante apareceu aos 42 minutos do segundo tempo para decidir
Foto: Reprodução | Twitter | @ecvitoria

Com gol do atacante Léo Gamalho no finalzinho, o Vitória conquistou o título simbólico do 1º turno da Série B do Campeonato Brasileiro ao bater a Chapecoense, por 1 a 0, na noite desta segunda-feira, 24, no estádio Barradão, em Salvador, no encerramento da 19ª rodada. Com o resultado, o Rubro-Negro ultrapassou o Novorizontino e garantiu o primeiro lugar da tabela (assista ao gol abaixo).

O primeiro tempo terminou sem gols, com ambas as equipes tendo as melhores oportunidades nos minutos finais. Aos 41 minutos, a Chapecoense quase marcou após um escanteio, mas o chute de Felipe Albuquerque acertou a trave. O Vitória também ofereceu perigo nos acréscimos, aos 47 minutos, com um forte chute de Yan Souto defendido pelo goleiro Airton, que acabou acertando o poste.

VEJA TAMBÉM:


No início da segunda etapa, aos 9 minutos, Léo Gamalho quase marcou um golaço para o Vitória, mas sua tentativa de bicicleta foi bem defendida por Airton. No entanto, aos 42 minutos do segundo tempo, a estrela de Léo Gamalho brilhou quando ele conseguiu marcar o gol da vitória. Ele desviou de cabeça um cruzamento e garantiu a vitória dos mandantes.

VEJA TAMBÉM:


A equipe comandada por Léo Condé alcançou 37 pontos e assumiu a liderança, com um a mais que o Novorizontino. Apesar disso, a briga pelo topo segue acirrada, a vantagem do Leão para o quinto colocado é de apenas três pontos.

Com 64% de aproveitamento, a campanha do Vitória é excelente. São 12 triunfos, apenas um empate e seis derrotas. A pontuação da Leão o habilita a ser apontado como favorito ao acesso. O próximo compromisso do Vitória será no domingo, contra a Ponte Preta, fora de casa, pela 1ª rodada do 2º turno.


Primeiro tempo

Logo no primeiro minuto, a Chapecoense iniciou a partida com um ataque promissor. Lucas Freitas roubou a bola no campo de ataque e passou para Marco Antônio, que cruzou na área, mas o Vitória conseguiu afastar o perigo.

Em seguida, aos 2 minutos, Osvaldo cruzou na área, e Bruno Leonardo jogou para escanteio. Na sequência, Wellington Nem cobrou fechado, mas a bola desviou na defesa.

Aos 7 minutos, a Chapecoense teve uma oportunidade com Bruno Nazário finalizando de dentro da área do Vitória. O goleiro Lucas Arcanjo deu rebote e a defesa se recuperou a tempo para evitar o gol.

Já aos 11 minutos, Wellington Nem arriscou um chute de longa distância que desviou para a linha de fundo. No escanteio seguinte, Osvaldo quase surpreendeu com um gol olímpico, mas Airton afastou o perigo com um soco na bola.

No lance seguinte, aos 12 minutos, Cristiano cruzou na área do Vitória, mas o goleiro Lucas Arcanjo chegou primeiro que Kayke e fez a defesa.

Aos 15 minutos, o Vitória enfrentou dificuldades para propor seu jogo, pois a defesa da Chapecoense não permitiu que a velocidade rubro-negra se desenvolvesse, e a ausência de um centroavante se tornou evidente, dificultando a presença na área adversária.

Aos 21 minutos, Dudu Vieira foi derrubado na entrada da área, concedendo uma falta perigosa para a Chapecoense. No entanto, Bruno Nazário cobrou na barreira, e no rebote, Pavani desperdiçou a chance.

Em seguida, aos 22 minutos, o Vitória realizou sua primeira substituição, com o lateral-esquerdo Marcelo entrando em campo no lugar de Felipe Vieira.

Aos 28 minutos, Camutanga recebeu cartão amarelo por falta em Bruno Nazário. Logo após, aos 29 minutos, a Chapecoense quase abriu o placar com Bruno Nazário, que finalizou dentro da pequena área, mas errou o alvo.

Aos 33 minutos, Osvaldo cruzou na área da Chapecoense, mas Pavani conseguiu afastar o perigo. No lance seguinte, o camisa 11 e capitão do Vitória, Osvaldo, sofreu uma lesão e foi substituído por Léo Gamalho, ovacionado pela torcida.

Aos 36 minutos, Marco Antônio foi lançado nas costas da defesa do Vitória e tentou encobrir o goleiro, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo, com o árbitro assinalando o impedimento.

Aos 41 minutos, a Chapecoense pressionou novamente e quase marcou após um escanteio, quando Bruno Nazário cobrou na primeira trave, e a defesa do Vitória afastou parcialmente. O rebote ficou na entrada da área, onde Felipe soltou uma bomba que acertou a trave esquerda de Lucas Arcanjo.

Perto do fim do primeiro tempo, aos 43 minutos, Dudu cruzou na área do Vitória, e Léo Gamalho cabeceou para fora, perdendo uma boa oportunidade.

Nos acréscimos, aos 47 minutos, o Vitória quase marcou o primeiro gol, quando Yan Souto finalizou forte, e Airton fez uma grande defesa, espalmando a bola para o lado e acertando a trave. O primeiro tempo terminou aos 49 minutos com o placar em branco.

Foto: Victor Ferreira | ECV

Segundo tempo

Após o intervalo, as equipes voltaram ao gramado do Barradão com algumas mudanças nas escalações. O Vitória fez duas substituições, com Rodrigo Andrade e Matheuzinho entrando nos lugares de Gegê e Wellington Nem. Já a Chapecoense substituiu Rodrigo Freitas por Douglas Borel, ex-Bahia.

Logo após o início do segundo tempo, o Vitória teve sua primeira chance de perigo. Mateus Gonçalves cobrou falta na área, e a bola sobrou para Yan Souto, que finalizou cruzado, mas a defesa da Chapecoense afastou o perigo.

Aos 9 minutos, Léo Gamalho teve uma oportunidade de marcar. Ele recebeu um ótimo cruzamento de Yan Souto, dominou a bola e arriscou uma bicicleta, mas o goleiro Airton fez uma grande defesa, evitando o gol.

Em seguida, aos 13 minutos, Rodrigo Andrade cobrou falta com perigo, e Yan Souto, cara a cara com Airton, cabeceou para fora. 

Aos 20 minutos, a Chapecoense pressionou com uma sequência de três escanteios. No último deles, Bruno Nazário cobrou na primeira trave, mas a defesa do Vitória tirou parcialmente e Dudu Vieira finalizou de fora da área, acertando a marcação.

Passados 26 minutos, o volante do Vitória recebeu um cartão amarelo após cometer falta em Maxwell.  Na marca de 30 minutos, o técnico Léo Condé fez mais uma mudança na Chapecoense, com Zé Hugo entrando no lugar de Yan Souto.

Aos 31 minutos, Railan cruzou na área, e após um bate-rebate, Zé Hugo finalizou em cima da marcação. Quando o relógio marcava 39 minutos, João Igor, da Chapecoense, arrancou do meio-campo e chegou perto da entrada da área, mas sua finalização acabou saindo para fora.

Aos 40 minutos, Bruno Nazário aproveitou uma bola mal recuada, dominou, limpou o goleiro e finalizou para fora, perdendo uma chance clara de gol.

Aos 42 minutos, o Vitória marcou o gol. Railan avançou livre na ponta direita e cruzou na cabeça de Léo Gamalho, que testou a bola para dentro do gol de Airton. Na comemoração, Léo Gamalho recebeu cartão amarelo por tirar a camisa.

Aos 46 minutos, Lucas Freitas cobrou falta de muito longe para a área, Rafael Ribeiro dividiu com Lucas Arcanjo e cometeu falta no goleiro.

No último lance, aos 49, o Vitória teve três chances seguidas de marcar, com Léo Gamalho, Mateus Gonçalves e, por último, Dudu, que finalizou para fora.

Vitória 1x0 Chapecoense - 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B

Local: Barradão
Gol: Léo Gamalho, aos 42 minutos do 2º tempo 

Público: 22.967 pagantes
Renda: R$ 550.493,00

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e Luís Carlos de Franca Costa (RN)
Cartão amarelo: Camutanga, Yan Souto e Léo Gamalho; Rodrigo Freitas, Cristiano e Marcinho
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Vitória - Lucas Arcanjo, Railan, Camutanga, Yan Souto (Zé Hugo), Wagner Leonardo e Felipe Vieira (Marcelo); Dudu e Gegê (Rodrigo Andrade); Wellington Nem (Matheusinho), Osvaldo (Léo Gamalho) e Mateus Gonçalves. Técnico: Léo Condé.

Chapecoense - Airton, Felipe Albuquerque, Rodrigo Freitas (Douglas Borel), Bruno Leonardo, Lucas Freitas e Cristiano (Rafael Ribeiro); Dudu Vieira (João Igor), Giovanni Pavani, Bruno Nazário e Marco Antônio (Marcinho); Kayke (Maxwell). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.

Nenhum comentário: