terça-feira, 4 de julho de 2023

Bahia cede empate e deixa escapar vantagem

Ademir foi o protagonista das investidas do Tricolor baiano
Fotos: Felipe Oliveira | ECB

O Bahia tinha tudo para sair na frente nas quartas de final da Copa do Brasil, mas deixou a vantagem escapar nos acréscimos. Recebendo o Grêmio na noite desta terça-feira, 4, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo jogo de ida da competição, o Tricolor baiano conseguiu abrir o placar com gol de Everaldo, porém, o Tricolor gaúcho reagiu e acabou empatando em 1 a 1 aos 48 minutos do segundo tempo (assista aos gols abaixo).

VEJA TAMBÉM:


Com o resultado, o Bahia terá de buscar o triunfo no duelo de volta, no próximo dia 12, para avançar às semifinais da Copa do Brasil. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis, já que não há critério de gol qualificado.

Desfecho surpreendente

Na etapa inicial, as equipes demonstraram solidez defensiva, resultando em poucas oportunidades claras de gol. Os melhores momentos surgiram em chutes de fora da área, que foram bem defendidos pelos goleiros. O Bahia conseguiu conter o ataque do Grêmio, que entrou em campo sem Suárez.

A melhor chance do Grêmio ocorreu em um chute de longa distância de Vina, que foi espalmado pelo goleiro Marcos Felipe. Já o Bahia teve uma boa oportunidade aos 28 minutos do primeiro tempo, quando Cauly soltou uma bomba, mas o goleiro Gabriel Grando fez uma excelente defesa e mandou a bola para escanteio. 

Na etapa final, a partida ganhou em animação e emoção. Logo no início, com 1 minuto, Ademir fez um passe preciso para Everaldo, que finalizou e abriu o placar para o Bahia na Fonte Nova. A vantagem deu confiança ao time baiano, que soube aproveitar os espaços deixados pelo Grêmio, que precisou se lançar mais ao ataque, porém sem efetividade.

O Bahia esteve perto de ampliar a vantagem com chances de Everaldo, em cabeceio, e Lucas Mugni, em finalização dentro da área. Por sua vez, o Grêmio teve dificuldades para criar oportunidades claras, mas João Pedro arriscou dois chutes que não levaram muito perigo ao gol de Marcos Felipe. No entanto, tudo mudou aos 48 minutos do segundo tempo, quando o goleiro do Bahia deu um rebote em cruzamento, permitindo que Cuiabano completasse e igualasse o placar. 

Agora, o Bahia volta a campo no sábado, 8, pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O time comandado por Renato Paiva encara o Cuiabá, às 16h, na Arena Pantanal, em Mato Grosso.

Primeiro tempo

Logo após o apito inicial, Ademir, do Bahia, tentou um drible em Kannemann, zagueiro do Grêmio, na ponta direita, mas foi parado com falta. Aos 2 minutos, Ademir novamente partiu para cima de Kannemann, porém o defensor gremista conseguiu fazer o desarme.

O Grêmio teve uma boa chance aos 3 minutos, quando Bitello roubou a bola na meia esquerda e avançou em direção ao gol do Bahia. Após um cruzamento, Rezende afastou mal e, no rebote, Cristaldo finalizou para fora.

Aos 5 minutos, Reinaldo tentou um passe longo para Bitello, mas Gabriel Xavier, do Bahia, fez a proteção e a bola saiu pela linha de fundo. Chávez, do Bahia, se mandou ao ataque aos 6 minutos, mas na hora do cruzamento acabou pegando mal na bola, desperdiçando uma oportunidade de perigo.

Aos 9 minutos, Ademir tocou para Acevedo dentro da área, porém Bruno Alves, do Grêmio, fez o desarme e afastou o perigo da meta gremista. O Bahia teve outra chance aos 11 minutos, quando Cicinho acionou Everaldo no ataque. O centroavante dominou, mas chutou pressionado por Bruno Alves, resultando em uma defesa tranquila para o goleiro Grando.

Aos 12 minutos, Kayk avançou pela esquerda e tocou para Everaldo, que dominou e finalizou cruzado, mas a bola saiu pelo lado do gol de Grando, sem levar perigo. Ademir tentou forçar um passe no ataque aos 14 minutos, mas a bola acabou saindo pela linha lateral, resultando em uma jogada sem consequências.

Aos 15 minutos, Acevedo avançou pela esquerda e tentou o toque para Ademir dentro da área, mas Kannemann se antecipou e afastou o perigo para o Grêmio. Aos 16 minutos, João Pedro tabelou com Cristaldo e tentou um passe enfiado para Vina, porém seu companheiro não fez o movimento correto e a bola acabou indo para as mãos do goleiro do Bahia, Marcos Felipe.

O Bahia teve uma boa chance aos 20 minutos, quando Ademir acionou Everaldo, que tentou um toque de primeira para Cauly, mas a bola acabou nas mãos de Gabriel Grando, goleiro do Grêmio. O Grêmio respondeu aos 21 minutos, com Vina avançando pelo meio, puxando para o pé esquerdo e finalizando colocado. Marcos Felipe fez uma boa defesa, espalmando a bola para o lado.

Aos 22 minutos, João Pedro chutou a bola para dentro da área, Villasanti tentou armar o corpo para finalizar, mas a marcação adversária mandou para escanteio. Cristaldo cobrou o escanteio, mas Gabriel Xavier afastou de cabeça.

A partida seguiu com chances para ambos os lados, e aos 29 minutos, Cauly recebeu na intermediária, ajeitou o corpo e arriscou um chute de fora da área. Gabriel Grando voou para fazer a defesa. O Bahia teve um escanteio na sequência, e na cobrança de Kayky, Gabriel Xavier finalizou de cabeça, porém a bola saiu para fora.

Aos 30 minutos, Villasanti, do Grêmio, recebeu cartão amarelo por falta em Ademir perto da área do Grêmio. Aos 34 minutos, Cicinho fez uma jogada pela direita e cruzou a bola, mas nenhum jogador conseguiu finalizar. Na sequência, Kayky chutou nas mãos de Grando.

Ademir tentou avançar para o ataque aos 37 minutos, mas na hora do lançamento para Everaldo, acabou tocando a bola forte demais, resultando em uma jogada sem perigo para o Grêmio. Aos 38 minutos, o Bahia novamente tentou chegar com perigo com Ademir. O atacante dominou na ponta direita, puxou para o pé esquerdo, mas chutou pela linha de fundo, desperdiçando uma oportunidade de abrir o placar.

Aos 43 minutos, Bitello, do Grêmio, dominou na ponta esquerda e sofreu uma falta de Cicinho. Cristaldo cobrou a falta e Cicinho afastou para escanteio. Na cobrança, Cristaldo levantou a bola na segunda trave, João Paulo tocou de cabeça para Bitello, que ajeitou para o pé esquerdo e soltou uma bomba, mas a bola desviou na marcação e ficou para Marcos Felipe, goleiro do Bahia.

Na inversão de bola aos 46 minutos, João Pedro, lateral do Grêmio, dominou no peito e foi costurando para o meio. Arriscou um chute com a perna esquerda, e a bola saiu rasteira, passando perto do gol de Marcos Felipe. O primeiro tempo terminou com o árbitro encerrando a partida aos 47 minutos, com as equipes empatando em 0 a 0. 

Everaldo abriu o placar na Arena Fonte Nova

Segundo tempo

O Bahia voltou do intervalo com uma substituição, trazendo Lucas Mugni para o lugar de Cauly, que sentiu um incômodo muscular na coxa direita. Essa substituição representou uma perda significativa para o Bahia, pois Cauly era o principal articulador da equipe.

Logo no primeiro minuto, o Bahia abriu o placar. Em um rápido contra-ataque, Kayky fez um passe para Ademir, que rolou a bola para trás. Everaldo chegou batendo de primeira com o pé esquerdo e marcou seu sexto gol em 25 jogos pelo Bahia.

Ao longo do segundo tempo, algumas jogadas e momentos de destaque. Mugni cobrou uma falta aos 5 minutos, mas Uvini afastou de cabeça. Aos 7 minutos, João Pedro arriscou um chute de fora da área, porém Marcos Felipe defendeu em dois tempos. Everaldo e Kayky tentaram acionar um ao outro em diversas oportunidades, mas a defesa do Grêmio, liderada por Bruno Alves, conseguiu fazer os cortes necessários.

Aos 12 minutos, uma confusão entre Kayky e Carballo resultou em empurrões entre os jogadores. Aos 14 minutos, Mugni cobrou um escanteio perigoso, e Everaldo desviou de cabeça, mas a finalização saiu pela linha de fundo.

Durante o restante do segundo tempo, as equipes buscaram oportunidades de gol, mas ambas as defesas se mostraram sólidas. Aos 19 minutos, o Grêmio pediu um pênalti por toque de braço de Rezende, porém o árbitro aguardou a revisão do VAR, que estava em andamento.

Aos 25 minutos, Everaldo ganhou da marcação de Uvini, mas Bruno Alves chegou e mandou a bola para a lateral. Três minutos depois, o Bahia teve uma chance de ampliar o placar. A equipe baiana chegou com perigo pelo lado direito. Ademir arrastou para o pé esquerdo e chutou colocado. A bola desviou em Bruno Alves e saiu para escanteio. Na cobrança de Mugni, ninguém conseguiu tocar na bola, e Gabriel Grando fez a defesa com o pé direito.

Aos 32 minutos, o atacante Ademir deixou o campo para a entrada do lateral-esquerdo Ryan. Aos 33 minutos, Ferreira tabelou com André Henrique, tentou devolver a bola, mas o atacante não conseguiu dominar. Aos 36 minutos, Reinaldo tocou para Bitello perto da área, e ele sofreu uma falta de Rezende. Na cobrança de Bitello, a bola explodiu na barreira.

Aos 37 minutos, em uma chegada do Grêmio, Bitello passou para Cuiabano, que tentou finalizar, mas a bola bateu em Kanu e saiu para escanteio. Na cobrança de Bitello, a defesa do Bahia afastou parcialmente. Em seguida, André Henrique cometeu falta de ataque. 

Aos 40 minutos, o Bahia realizou uma dupla substituição. Everton e Diego Rosa entraram nas vagas de Everaldo e Kayky. Aos 48 minutos, o Grêmio conseguiu igualar o placar. Bitello passou para Reinaldo, que cruzou rasteiro para a área. Marcos Felipe desviou levemente, e Cuiabano aproveitou a sobra para marcar o gol de empate. 

Apesar das chances criadas por ambas as equipes, o jogo terminou empatado em 1 a 1, com o Bahia abrindo o placar no início do segundo tempo e o Grêmio igualando no último minuto da partida.

Siga o Blog P. da Notícia no Google Notícias e receba os destaques do dia.

Nenhum comentário: