quarta-feira, 21 de junho de 2023

Bahia marca no fim e derruba o último invicto

Thaciano marcou o único gol da partida
Fotos: Felipe Oliveira | ECB

Caiu o último invicto na Série A do Brasileirão na noite desta quarta-feira, 21. Com um gol do meia Thaciano, aos 47 minutos do segundo tempo, o Bahia venceu por 1 a 0 e acabou com a invencibilidade do Palmeiras, que era o único time que ainda estava sem perder. Destaque também para a grande atuação do goleiro Marcos Felipe. A partida foi realizada na Arena Fonte Nova e válida pela 11ª rodada (assista ao gol abaixo).

CONFIRA TODOS DETALHES DE BAHIA 1X0 PALMEIRAS

Na etapa inicial, o Bahia tentou pressionar e posicionar sua equipe no campo de ataque nos primeiros minutos, mas não conseguiu converter em chances de gol. A partir dos 20 minutos, o Palmeiras tomou controle das ações e criou boas oportunidades de marcar. Zé Rafael teve uma chance após uma jogada individual, enquanto Artur desperdiçou um contra-ataque. Nos acréscimos, Artur chutou rasteiro e o goleiro Marcos Felipe fez uma defesa em cima da linha. Houve reclamação por parte dos palmeirenses, que pediram gol, mas o árbitro manteve sua decisão inicial.

Na etapa final, o Palmeiras se manteve no ataque, mas enfrentou dificuldades para aproveitar as oportunidades. Dudu teve uma boa chance aos 11 minutos, porém, o goleiro Marcos Felipe fez grande defesa. O Bahia também teve uma oportunidade aos 24 minutos, em um contra-ataque com cinco jogadores contra três defensores do time paulista, mas o chute de Kayky foi desviado. Somente nos acréscimos, Thaciano decidiu o jogo ao aproveitar um rebote de Marcelo Lomba e marcar o gol do triunfo.




Com o resultado, o Tricolor quebrou com uma série de oito jogos sem ganhar. Além disso, encerrou um longo tabu ao derrotar o Palmeiras em casa após 35 anos, desde outubro de 1988.  Agora, o Esquadrão soma 12 pontos e ocupa a 14ª posição do Campeonato Brasileiro.

Na próxima rodada, o Bahia joga fora de casa, no Rio de Janeiro, contra o Fluminense. A partida está marcada para sábado, às 18h30, e será realizado no estádio do Maracanã. 


Primeiro tempo

No início da partida, aos 4 minutos, o Bahia teve sua primeira chance de gol. Thaciano recebeu dentro da área, dominou a bola, mas teve seu chute bloqueado. Poucos minutos depois, aos 7 minutos, Cauly tentou um passe em profundidade para Kayky, porém, Mayke, do Palmeiras, afastou a bola. Na sequência, Thaciano recebeu na entrada da área, arriscou um chute, mas a defesa adversária conseguiu interceptar.

O Bahia começou o primeiro tempo com domínio da posse de bola, mas encontrava dificuldades para superar a defesa do Palmeiras e criar chances de gol. Aos 10 minutos, Cicinho conduziu a bola em direção ao gol do Palmeiras, mas acabou perdendo-a ao tentar puxá-la para dentro. Em seguida, o Bahia ganhou um escanteio. Acevedo cobrou curto para Cauly, que devolveu para Cicinho. O lateral cruzou a bola, que acabou nas mãos de Marcelo Lomba.

Aos 14 minutos, Vinicius Mingotti recebeu um cartão amarelo por cometer uma falta em Zé Rafael. Logo depois, aos 15 minutos, Mayke recuperou a bola no ataque e fez um cruzamento rasteiro, o qual resultou em um escanteio para o Palmeiras após o corte de Cicinho.

No lance seguinte, aos 16 minutos, em uma jogada ensaiada de escanteio, Arthur recuperou a bola e passou para Vanderlan, que abriu espaço para a passagem de Dudu dentro da área. O atacante conseguiu fazer o passe para Gabriel Menino no meio da área, mas o árbitro assinalou impedimento do ataque.

Aos 18 minutos, Acevedo recebeu a bola na entrada da área, aproveitou o espaço na defesa do Palmeiras e arriscou um chute, mas Marcelo Lomba fez a defesa. Logo em seguida, aos 19 minutos, Vanderlan avançou pela esquerda, cruzou a bola e ganhou outro escanteio após um desvio na defesa do Bahia. Artur cobrou o escanteio, porém, a defesa do Bahia conseguiu fazer um corte parcial. Na sequência, Endrick passou para Artur dentro da área, mas o assistente marcou impedimento do atacante do Palmeiras.

Gabriel Menino carregou a bola até a entrada da área aos 20 minutos e fez um passe para Dudu, porém, o jogador estava em posição irregular. Aos 24 minutos, a defesa do Bahia cometeu um erro na saída de bola e Zé Rafael aproveitou, passando por dois marcadores e chutando colocado, mas a bola passou raspando a trave.

Artur recuperou a bola no campo de ataque aos 25 minutos, fez uma tabela com Tabata, mas o ataque do Palmeiras foi pego em impedimento novamente pelo assistente. Aos 27 minutos, Vanderlan fez uma tabela com Dudu pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro, mas Marcos Felipe fez a defesa para o Bahia.

Aos 30 minutos, Artur arriscou um chute de fora da área, mas a bola passou por cima do gol de Marcos Felipe. Dois minutos depois, Artur passou pela marcação na entrada da área e cruzou rasteiro buscando Endrick, mas Kanu conseguiu antecipar o atacante do Palmeiras e salvar o Bahia.

Aos 36 minutos, Vinicius Mingotti furou a bola ao tentar cruzar para a área do Palmeiras. Logo em seguida, aos 38 minutos, Artur recebeu em velocidade, puxou para dentro e chutou cruzado, mas a bola saiu para fora.

Aos 43 minutos, Ademir, que estava no banco de reservas, recebeu um cartão amarelo por reclamação. No lance seguinte, aos 44 minutos, Thaciano disparou pela direita do ataque do Bahia, foi até a linha de fundo e cruzou buscando Kayky, mas Luan fez o corte para o Palmeiras.

No último minuto do primeiro tempo, aos 45 minutos, Mayke foi até a linha de fundo em um contra-ataque do Palmeiras e cruzou para a segunda trave. Dudu cabeceou, mas mandou a bola para fora.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Artur recebeu dentro da área e chutou cruzado. Marcos Felipe deixou a bola passar e a tirou no limite da linha. Após análise do VAR, o árbitro Wilton Pereira Sampaio determinou que o jogo deveria prosseguir.

Meia Cauly tenta vencer a marcação adversária

Segundo tempo

Após a volta do intervalo, o Palmeiras começou pressionando. Vanderlan recebeu na esquerda, driblou a marcação e ganhou um escanteio. Dudu cobrou na primeira trave, mas a defesa do Bahia afastou.

Aos 4 minutos, Vinicius Mingotti sofreu falta de Gómez na tentativa de giro. Na cobrança, Cauly mandou para a primeira trave, mas a defesa do Palmeiras cortou e o ataque do Bahia estava impedido. 

Aos 7 minutos, Kayky foi lançado e chegou até a linha de fundo, mas Luan fez a proteção. No lance seguinte, Cauly cobrou falta na área, Gustavo Gómez cortou parcialmente e o Bahia ganhou um escanteio. Cauly rolou para Chávez cruzar na cabeça de Kanu, mas Marcelo Lomba defendeu.

Aos 11 minutos, Bruno Tabata rolou para Artur na direita do ataque. Artur cruzou na segunda trave, Dudu ajeitou e chutou, mas Marcos Felipe defendeu e a bola saiu em escanteio. Artur cobrou o escanteio, mas o Bahia recuperou a bola.

Aos 13 minutos, Endrick foi lançado, mas a defesa do Bahia fez o corte e afastou o perigo. Dois minutos depois, aos 15 minutos, Rezende chegou com liberdade pela direita, foi até a linha de fundo e cruzou, mas Marcelo Lomba defendeu.

Aos 16 minutos, Zé Rafael lançou Artur em velocidade. O atacante invadiu a área e cruzou rasteiro buscando Endrick, mas não houve desvio. O Palmeiras recuperou a posse de bola.

Aos 20 minutos, Vinicius Mingotti foi substituído por Everaldo. Na sequência, aos 21 minuto, Chávez chegou bem na linha de fundo e ganhou um escanteio. Everaldo tentou de bicicleta, mas errou. O Palmeiras retomou a bola. Chávez arriscou um chute aos 22 minutos, mas errou o alvo.

Aos 24 minutos, o Bahia teve uma chance de abrir o placar. Acevedo aproveitou um erro na saída de bola do Palmeiras, rolou para Kayky, que chutou raspando a trave de Marcelo Lomba. A bola saiu e foi para escanteio. Aos 27 minutos, Gabriel Xavier substituiu Vitor Hugo. E, logo depois, aos 29 minutos, Kayky recebeu cartão amarelo por falta em Dudu.

Luis Guilherme recebeu na direita aos 30 minutos, invadiu a área e chutou na trave. A bola saiu em escanteio após desvio. Luis Guilherme pegou a sobra no escanteio e obrigou Marcos Felipe a fazer uma grande defesa, mas o ataque do Palmeiras estava impedido.

Aos 33 minutos, Luis Guilherme passou pela marcação, rolou para Artur, que tentou Lopez, mas a defesa do Bahia cortou. O Bahia respondeu no contra-ataque aos 34 minutos, mas Marcelo Lomba antecipou-se e evitou o cabeceio de Kayky dentro da área.

Aos 35 minutos, Zé Rafael tabelou com Artur e lançou Luis Guilherme. O meia-atacante chegou a tempo, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 36 minutos, Daniel substituiu Kayky. No lance seguinte, aos 37 minutos, Everaldo recebeu em velocidade dominou e tentou o passe para Cauly na entrada da área, mas a defesa do Palmeiras antecipou-se e ficou com a bola.

Aos 40 minutos, Giovani gingou sobre a marcação, foi até a linha de fundo e cruzou, mas Luis Guilherme não alcançou a bola e o Bahia recuperou a posse. Aos 42 minutos, Thaciano recebeu na direita avançou até a linha de fundo e cruzou, mas o assistente marcou impedimento do ataque do Bahia.

Na sequência, aos 44 minutos, Giovani disparou pela direita e achou Lopez dentro da área. O centroavante deixou a bola escapar, mas Breno Lopes ficou com ela e ganhou um escanteio para o Palmeiras. Luis Guilherme cobrou o escanteio na primeira trave, e a defesa do Bahia cortou.  Aos 46 minutos, Luis Guilherme cobrou falta na segunda trave, Lopez desviou, a bola resvalou em Richard Ríos e saiu para fora. 

Aos 47 minutos, o Bahia surpreendeu e balançou as redes. Cauly driblou a marcação no meio-campo, a bola sobrou para Danielzinho na entrada da área, que arriscou o chute. Marcelo Lomba deu rebote, e Thaciano, livre de marcação, empurrou para o fundo do gol.

O Palmeiras tentou reagir nos minutos finais, mas o Bahia se defendeu com garra e determinação, segurando o placar até o apito final. Antes, aos 52 minutos, Everaldo ainda recebeu cartão amarelo por falta em Vanderlan.

Bahia 1x0 Palmeiras - 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A

Local: Arena Fonte Nova
Gol: Thaciano, aos 47 minutos do 2º tempo
Público: 30.824 pagantes
Renda: R$ 1.266.953,00

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha (trio de Goiás)
Cartão amarelo: Mingotti, Ademir, Kayky e Everaldo (Bahia); Endrick, Gabriel Menino e Breno Lopes (Palmeiras)
VAR: Igor Junio Benevenuto (MG)

Bahia - Marcos Felipe, Cicinho, Kanu, Vitor Hugo (Gabriel Xavier) e Chávez; Rezende, Acevedo, Thaciano e Cauly; Kayky (Daniel) e Mingotti (Everaldo). Técnico: Renato Paiva.

Palmeiras - Marcelo Lomba, Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos) e Bruno Tabata (Luís Guilherme); Artur (Giovani), Endrick (López) e Dudu (Breno Lopes).

Siga o Blog P. da Notícia no Google Notícias e receba os destaques do dia.

Nenhum comentário: