![]() |
Fotos: Arquivo Pessoal |
"A reflexologia é uma terapia holística que facilita a cura física e emocional. Ela consiste na aplicação de pressão em pontos específicos dos pés, mãos e orelhas. O conceito é que todas as partes do nosso corpo estão conectadas", afirma a biomédica e terapeuta holística Aneilda Moreira.
Estímulos na planta dos pés
A especialista, que atua há cerca de 8 anos como reflexoterapeuta podal, na equipe de formação Louisa Huber & Equipe, ressalta que a técnica praticada na extremidade do membro inferior é a mais comum e visa estimular locais específicos da planta dos pés.
"A reflexologia nos pés é frequentemente utilizada para tratar uma variedade de problemas do nosso dia a dia, como dores de cabeça, insônia, ansiedade, problemas digestivos, dores nas costas e articulações, entre outras, o que acaba proporcionando alívio das dores, melhora na circulação sanguínea e relaxamento", salienta Aneilda Moreira.
Para quem deseja aprender a técnica, vale lembrar que há cursos em Salvador com certificação, aulas teóricas e estágio, que é o diferencial no aprendizado. Com local para aplicação situado na Casa da Mulher Negra, no Pelourinho, a Louisa Huber & Equipe é uma das facilitadoras do serviço. O custo do investimento fica em média R$ 800.
"A vantagem é que a terapia também pode ser agregada ao trabalho de terapeutas, cuidadoras ou para seu próprio zelo, sem a necessidade de ser profissional da saúde", enfatiza a especialista.
Profissionais qualificados
É importante lembrar que a reflexologia nos pés não deve ser usada como tratamento único para problemas de saúde graves, mas sim como uma terapia complementar, que pode ajudar a promover o bem-estar e a qualidade de vida.
Além disso, os interessados por esse tipo de tratamento alternativo devem procurar profissionais qualificados para que seja realizada a técnica de forma adequada e segura. Se você ainda não experimentou a reflexologia, está na hora de dar aos seus pés o cuidado e atenção que eles merecem!
História e origem da técnica
A história da reflexologia podal remonta há milhares de anos, e está intimamente ligada às culturas orientais. Os chineses, por exemplo, já utilizavam a acupuntura para tratar diversos problemas de saúde, e acreditavam que os pés eram uma representação em miniatura do corpo humano. Os egípcios também utilizavam técnicas semelhantes, como a massagem nos pés, para tratar problemas de saúde.
No século XV, a reflexologia começou a ser estudada na Europa, e foi nessa época que a técnica recebeu o nome de “terapia de zonas”. Na Alemanha e na Inglaterra, por exemplo, médicos e terapeutas começaram a desenvolver estudos sobre a técnica, e a utilizar a reflexologia para tratar diversas doenças.
Foi somente em 1900, no entanto, que a reflexologia foi formalmente introduzida no Ocidente, graças ao trabalho do médico norte-americano William Fitzgerald. Foi ele quem começou a desenvolver estudos mais aprofundados sobre a técnica, e a aplicá-la em pacientes do Boston City Hospital. Mais tarde, a fisioterapeuta americana Eunice Inghamn desenvolveu o trabalho relativo às áreas reflexas dos pés, o que foi o ponto de partida para a elaboração do mapa dos pés.
Hoje em dia, a reflexologia podal é uma das formas mais populares de aplicação da técnica, e é frequentemente utilizada em diversas partes do mundo como complemento a outros tratamentos de saúde.
Alívio da dor: a técnica pode ajudar a reduzir a dor em diferentes partes do corpo, incluindo dores de cabeça, cólicas menstruais, dores nas costas e nas articulações;
Melhora da circulação: a reflexologia nos pés pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e linfática, o que pode ajudar a reduzir o inchaço e melhorar a função dos órgãos;
Redução do estresse e da ansiedade: a técnica pode ajudar a relaxar o corpo e a mente, reduzindo o estresse e a ansiedade;
Melhora da qualidade do sono: a reflexologia nos pés pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, reduzindo a insônia e outros problemas relacionados ao sono;
Reforço do sistema imunológico: a técnica pode ajudar a reforçar o sistema imunológico, promovendo a saúde geral e prevenindo doenças.
Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.
12 comentários:
Que matéria maravilhosa! Sucesso para Aneilda. A reflexologia realmente é muito eficaz. Parabéns blog P. Notícias por trazer uma matéria tão relevante
Muito obrigada Day, relamente é uma das terapias que amo aplicar e é a menina dos meus olhos, e principalmente agradeço ao querido Nelson Luis por essa divulgação.
Muito boa a matéria para reforçar a importância da reflexologia podal 👏👏👏
Estamos de braços e corações abertos para acolher você no nosso curso. Chegou a hora de você se tornar uma/um Reflexoterapeuta VIP.
Eu sou Louisa Huber e escrevi o comentário acima. Seja muito bem vinda, muito bem vindo ao nosso curso. Estamos há mais de 25 anos formando Reflexoterapeutas.
Realmente me sinto muito bem quando faço essa terapia,sucesso!!!
Que matéria maravilhosa. Sucesso Aneilda
Já fiz reflexologia com Aneilda boa profissional eu indico
Quando eu fiz fiquei relaxada e a dor que eu estava sentindo no joelho passou.gratidāo
Já fiz com Anelise e o resultado foi instantâneo, recomendo
A reflexologia podal é realmente uma terapia muito eficaz. Aneilda é uma excelente terapeuta, com quem faço tratamento para alívio das colícas menstruais.
Muito obrigado pelos comentários, isso ajuda no fortalecimento da divulgação e pra quem ainda não conhece essa terapia interativa e complementar pode fazer uso e ajudar em qualquer tratamento.
Além de trazer relaxamento e bem-estar!
Eu indico a profissional Aneilda Moreira já fiz reflexologia com ela houve um equilíbrio energético e relaxamento .gratidão
Postar um comentário