1 - DECEPÇÃO — O Bahia decepcionou e foi derrotado em casa pelo Fortaleza, perdendo a oportunidade de permanecer no G5 do Brasileirão, grupo dos times que ficarão com vaga direta à Libertadores. A situação ficou complicada porque os concorrentes diretos (Botafogo e Fluminense) ganharam seus jogos na rodada e ultrapassaram o Esquadrão, que agora está em 7º.
2 - O time foi mal escalado, cometeu falhas terríveis no sistema defensivo e desperdiçou chances que poderiam até fazer virar a partida, que chegou a ficar 2 a 0. Parece ironia do destino, quando o time tem chances de descansar e treinar, geralmente rende mal, fica passivo e tem resultados ruins. DEUS é mais!
3 - Tiago e Éverton Ribeiro, que foram muito bem na partida anterior, não só ficaram no banco como demoraram para entrar no jogo. Será que Éverton, que se recupera de cirurgia para retirar um câncer de tireoide, não aguenta jogar nem 45 minutos? E Tiago já não merece um lugar no time? A realidade é que eles entraram e a equipe melhorou consideravelmente.
4 - É impressionante como o time de Rogério Ceni cai de produção e bate fofo nos momentos decisivos, praticamente em todos os campeonatos mais duros, e sempre tem interferência equivocada do nosso treinador.
5 - Rogério Ceni abriu mão do poder de marcação de Acevedo, optando pelo retorno de Caio Alexandre, ainda fora de ritmo após se recuperar de contusão, e ele formou dupla de volantes com Erik, que não vem tão bem. Gilberto também foi mal mas Ademir jogou muito, só precisa melhorar a pontaria;
6 - Embora com mais posse de bola no primeiro tempo, o Bahia estava desarrumado e várias vezes recebeu bola nas costas (lá ele). O time cearense, com esse recurso, fez um gol (anulado, corretamente), colocou bola na trave e acabou abrindo o escore numa jogada em que o atacante deu um corte que deixou Juba no chão e cruzou para Bareiro fazer de cabeça. Herrera fez o segundo também numa cabeçada. Tivemos um chute perigoso de Pulga que o goleiro fez defesaça. Ele também deu uma cabeçada com muito perigo e um chute de fora que o goleiro fez a intervenção.
7 - No segundo tempo o Bahia foi todo pra frente e tomou contra-ataque perigosos também. Teve um chute logo no começo que Ronaldo defendeu; Pulga desperdiçou chance clara após receber de Éverton Ribeiro; diminuímos num pênalti sofrido por Ademir e convertido por William José; depois de um bom chute de Ademir, o Fortaleza fez 3 a 1 num contragolpe e a bola acabou ficando para Deivson concluir e marcar, num vacilo de Erik Pulga; num chute cruzado de Acevedo, com bate-rebate, o Bahia quase diminuiu; na sequência, Acevedo deu um chutaço que o goleiro defendeu; depois Ademir cruzou para Tiago escorar e fazer 2 a 1; em dois contra-ataques o Fortaleza teve chance de ampliar mas desperdiçou; no último lance, William José teve a chance de ouro, mas mandou por cima.
8 - Ligar para a gozação de Deivson quando fez o terceiro gol do Fortaleza é mimimi. A brincadeira sadia, sem desrespeito, dentro dos limites do esporte, é salutar e faz parte da resenha. O pobre do Deivson precisa fazer algo para aparecer e desviar o foco, pois este ano tem tudo para obter o segundo rebaixamento seguido, já que ano passado caiu com o Cuiabá. O Fortaleza venceu o Bahia mas continua na “zona”. Nem quero que ele caia, pois tenho muita gratidão à força que nos deram, batendo o Santos em 2023 e ajudando a nos salvar da Série B.
9 - Para a torcida do “time das penas” que está fazendo gozação em função da derrota do Bahia, eu aviso: o Fortaleza entrou definitivamente na briga para escapar do rebaixamento e está a apenas dois pontos atrás de vocês. Cuidado!
10 - NÃO DÁ TEMPO — Lamentar essa derrota não vai adiantar nada pois domingo já tem outro jogo decisivo. Não dá tempo de ficar chorando, precisamos mudar a chave e partir para vencer o Vasco e continuar no páreo para conseguir a vaga direta à Libertadores. De agora em diante todos os jogos do Brasileirão são decisivos.
*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia
Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais: YouTube, WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter. Ative as notificações, interaja e esteja sempre atualizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário