A Bahia realiza neste sábado, 10, o Dia D de imunização contra a gripe, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal em todo o estado. Cerca de três milhões de doses da vacina contra a influenza foram distribuídas aos municípios para alcançar o maior número possível de pessoas. Os postos de saúde funcionarão em horário estendido e pontos estratégicos, como drive-thru e shoppings centers para facilitar o acesso.
VEJA TAMBÉM:
A ação tem como público prioritário gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança, professores, entre outros grupos essenciais. Além da vacinação contra a gripe, também é oferecido reforço da imunização contra a Covid-19.
Em Salvador, a aplicação ocorre também em formato drive-thru, no Centro de Convenções, na orla da Boca do Rio, das 8h às 16h. A vacinação é uma medida preventiva fundamental, especialmente com o aumento de casos de gripe e síndromes respiratórias, que afetam principalmente crianças e idosos.
O governador Jerônimo Rodrigues, em um gesto simbólico e importante, se vacinou contra a Covid-19 na manhã desta sexta-feira, 9, e convocou os baianos a se protegerem, reforçando a importância da vacinação.
Conforme a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a campanha seguirá nos próximos dias até o fim do estoque, mas a mobilização concentrada deste sábado tem papel estratégico. A Secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou o esforço logístico para garantir que a vacina chegue aos grupos prioritários.
Já a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Márcia São Pedro, alertou para o aumento de casos de rinovírus e influenza desde fevereiro e ressaltou a importância da vacinação como medida preventiva. A Bahia ocupa a quinta posição no ranking nacional de imunizações contra a gripe, com mais de 672 mil doses aplicadas até o momento, e mais de 80% dos municípios baianos aderindo à mobilização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário