sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Carnaval de Salvador 2025: veja como recuperar documentos e itens perdidos

Carnaval de Salvador 2025: veja como recuperar documentos e itens perdidos

Documento, cartão de crédito, passagem, chave do carro, celular e relógio estão entre os itens frequentemente perdidos durante grandes eventos. Para auxiliar na recuperação desses objetos, a Guarda Civil Municipal (GCM) estruturou um serviço especial de achados e perdidos durante os seis dias oficiais do Carnaval de Salvador 2025. Além da GCM, a Ouvidoria da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) também auxilia os foliões na recuperação de documentos perdidos nos circuitos da folia.

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Baianos e turistas que perderem documentos ou outros pertences podem recuperá-los na base da GCM na Estação da Lapa, de quinta (27/2) a terça-feira (4/3), das 7h às 19h. Antes de se dirigir ao local, é importante verificar se o item foi encontrado. Para isso, basta acessar o site do órgão e clicar na aba “Achados e Perdidos”.

O coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo, destacou a importância de levar apenas o essencial para os circuitos da festa. “Recomendamos portar apenas o necessário, como documento, cartão de crédito e, caso deseje, uma quantia em dinheiro. Por exemplo, se for dirigir, leve apenas a CNH. Isso reduz as chances de perdas ou danos a documentos importantes”, alertou.

Azevedo também orientou sobre o que fazer ao encontrar um documento de outro folião nos circuitos do Carnaval de Salvador e explicou as medidas adotadas pelo órgão após a coleta. “Qualquer pessoa que encontrar um documento perdido pode entregá-lo a uma patrulha da Guarda Civil Municipal. Após a recuperação, o item será recepcionado, higienizado e catalogado na base da Estação da Lapa. A relação atualizada dos objetos encontrados será disponibilizada diariamente no site da GCM”, explicou.

Para retirar um documento perdido, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um boletim de ocorrência, além de informar o nome completo e a data de nascimento.

Atendimento Pós-Carnaval

No primeiro dia útil após o Carnaval, os documentos ficarão disponíveis na sede da GCM, localizada na Avenida San Martin. O atendimento para retirada ocorrerá das 9h às 18h. Caso o documento não seja resgatado em até 30 dias, ele será encaminhado ao órgão emissor.

PM auxilia foliões na recuperação

A Polícia Militar está realizando a devolução de documentos encontrados nos circuitos do Carnaval de Salvador, através da Ouvidoria do órgão. O serviço, que facilita o reencontro dos foliões com seus pertences, registrou até esta segunda, 4, a redução de 40% no número de documentos perdidos em relação ao ano anterior, um indicativo da eficiência das ações preventivas.

“A importância é facilitar para que o folião, baiano ou turista, caso venha a perder um documento, que esse documento chegue novamente ao seu poder”, destaca o tenente-coronel Sávio. 

Para saber se o documento foi encontrado, basta acessar o site da PM-BA e clicar no link ‘documentos perdidos’, onde é possível realizar a busca pelo nome completo. A retirada ocorre até o dia 5 de março na sede da Ouvidoria da PM, localizada na Rua do Tijolo, nº26, Baixa dos Sapateiros. A partir do dia 6 de março, os documentos estarão disponíveis no posto da Ouvidoria no SAC do Shopping Barra, das 9h às 17h.

*Com informações da Ascom-GCM e Ascom-PMBA

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