segunda-feira, 1 de julho de 2024

Análise: dez observações sobre São Paulo 3x1 Bahia

Laterqal Gilberto marcou o gol do Tricolor baiano no Morumbis
Foto: Rafael Rodrigues | ECB

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Foram melhores! Temos que reconhecer: esse triunfo do São Paulo sobre o Bahia foi reflexo de um time que apresentou um futebol superior ao nosso, individual e coletivamente, e mereceu faturar os 3 pontos. Cometemos várias falhas principalmente no sistema defensivo, muito bem aproveitadas pelo time paulista. Na parte ofensiva também não fomos eficientes.

VEJA TAMBÉM
ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS

2 - Já o São Paulo teve boa atuação até de jogadores que não vinham bem, como o goleiro Jandrei. E atletas importantes do time, como Luciano, Calleri e Ferreirinha, fizeram os gols e tiveram grande atuação. Pelos lados do campo, o time paulista deitou e rolou, aproveitando atuações fracas de Gilberto e Juba, este com erros consecutivos.

3 - Nosso miolo de zaga também cometeu muitas falhas. Gabriel Xavier caiu de rendimento, cometendo erros de bote e posicionamento, e Kanu também não achou Calleri, que fez 2 gols (1 deles anulado) e desperdiçou outras chances.

4 - Bahia no primeiro tempo, com toque de bola curto e rápido, ia avançando com tranquilidade e o São Paulo, quando roubava a bola, tentava descer em velocidade mas era bloqueado. Quando não tinha a bola, no entanto, o Bahia dava muito espaço e deixava Luciano livre, tentando articular à vontade para nosso adversário. O São Paulo criou duas chances, uma de cabeça de Calleri e outra num chute de Luís Gustavo. Chegamos a chutar a gol duas vezes, que, se houvesse mais capricho, poderíamos ter aberto o escore: uma com Éverton Ribeiro e outra com Thaciano. Depois disso, em 5 minutos, o São Paulo fez dois gols: num lançamento de Luciano para Igor Vinícius, o lateral cruzou e Calleri marcou, com a nossa zaga assistindo e, numa falha de Gabriel Xavier, Ferreirinha recebeu livre um passe de Luciano e tocou por cima de Marcos Felipe, fazendo o segundo.

5 - O Bahia começou bem a segunda etapa e conseguiu diminuir a vantagem do time paulista numa troca de passes dentro da área, chute de Everaldo que o goleiro defendeu e, na sobra, Gilberto completou. Quase empatamos numa cabeçada de Everaldo. Mas o São Paulo teve uma boa cabeçada de Calleri e, logo depois, fez o terceiro, numa bola lançada pelo goleiro deles para nossa defesa, Kanu se atrapalhou, Juba escorregou e Lucas pegou a sobra e rolou para Ferreirinha fazer um carnaval na nossa defesa e Luciano completar para marcar. Chegaram a fazer o quarto em outro lançamento que Calleri recebeu e chutou mas o VAR acertadamente marcou impedimento. O mesmo Calleri quase faz de letra e o Bahia ainda teve outra chance com Gabriel Xavier, que cabeceou para fora.

VEJA TAMBÉM
COLETIVA ROGÉRIO CENI

6 - Quando Rogério fez as primeiras substituições, o time estava vivendo um bom momento na partida e, de uma só vez, ele tirou de campo Cauly e Éverton Ribeiro, além de Jean Lucas. O primeiro até não estava tão mal e Éverton ainda tinha fôlego e articulava bem as jogadas pelo meio. Para completar, desta vez os substitutos habituais não renderam o que se esperava.

7 - Após as substituições do Bahia, o São Paulo melhorou e o Bahia praticamente não conseguiu articular mais nada.

8 - As ligações diretas do goleiro são-paulino geraram muito perigo a nossa defesa, que bateu cabeça na marcação.

9 - Nossos zagueiros e laterais não foram bem. No meio quem foi bem, inclusive ofensivamente, foi Caio Alexandre e Éverton Ribeiro. Jean Lucas nem de longe lembrou o jogador eficiente que é. Thaciano e Everaldo na frente foram apenas razoáveis.

10 - A luta continua e agora temos outra batalha na competição, em casa, contra o Juventude, na próxima quinta. Precisamos vencer para continuarmos lutando na parte de cima da tabela. Não podemos nos abater com essa derrota, afinal nem sempre vamos ganhar. O importante é manter essa pegada e não perder o foco de brigar para ficar entre os primeiros.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.

Nenhum comentário: