sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Dez observações sobre Coritiba 2x4 Bahia

Jogadores do Tricolor comemoram com Rogério Ceni na área técnica
Fotos: Felipe Oliveira | ECB

Por: Kléber Leal* | Especial para o Blog P. da Notícia

1 - Estrela com triunfo! O Bahia não fez uma partida excepcional, jogou o “feijão com arroz”, mas conseguiu um grande triunfo diante do Coritiba, de virada, no Couto Pereira, no início do trabalho de Rogério Ceni, que fez algumas modificações que deram certo e contribuíram para o bom resultado.

2 - Sem essa de desmerecer o triunfo pelo fato de o time paranaense ser o lanterna da competição e o goleiro deles ter falhado em pelo menos 3 gols.Temos que valorizar esses 3 pontos, afinal ganhamos de um concorrente direto na luta contra o descenso e, além disso, com a derrota do Santos para o Cruzeiro, aumentamos nossa distância da zona de rebaixamento para 4 pontos, o que dá um pouco mais de tranquilidade para a sequência nesse campeonato.

3 - Não se sabe o critério a que Rogério Ceni se apegou para escalar o zagueiro Raul Gustavo e o meia Yago Felipe, jogadores que não vêm fazendo uma boa temporada no Bahia, e a realidade é que o time que começou o jogo desagradou muito os torcedores

4 - Percebeu-se que Yago ocupou a intermediária defensiva e ofensiva, ajudando as laterais, e ele fez uma partida razoável, mas Rogério elogiou muito. Quanto a Raul Gustavo demonstrou muita insegurança, principalmente no jogo aéreo

5 - O Bahia tomou um gol a 1 minuto e meio de partida, numa jogada do lado esquerdo que foi lançada do meio para o atacante do Coxa receber, escolher o canto e fazer 1 a 0.

O meia Thaciano fez uma ótima partida, marcando um gol e tendo muita movimentação

6 - O Tricolor não se perturbou com o gol e foi à luta, primeiro com um chute rasteiro de Yago com um certo perigo; depois Everaldo perdeu chance clara na pequena área após cruzamento de Cândido; chegamos ao empate, aos 10 minutos, `após um bafafá na área paranaense, com uma lambança da zaga e do goleiro Luan Póli, tendo a bola sobrado para Ratão dominar e chutar pra fazer; na sequência Thaciano dá um corte no lateral dentro da área e cruza para Cândido concluir mal, mas, na sobra, um chutaço de Thaciano assustou; depois teve um chute de longe de Ademir que o goleiro pegou. Nessa fase, o Coxa teve um chute perigoso de Róbson.

7 - O segundo gol do Bahia surgiu após novo cruzamento de Cândido, quando o goleiro saiu mal e a bola sobrou pra Thaciano marcar; logo depois veio o 3x1 em outra descida de Cândido, que chutou, o goleiro desviou e Ademir pegou a sobra pra fazer. 

8 - Na etapa complementar, o Bahia caiu um pouco de produção, mas fez o quarto num lançamento de Gilberto para Biel em que o goleiro tentou cortar e falhou, com Biel chutando pro gol vazio e marcando. O Coxa teve pelo menos duas chances claras antes de diminuir o placar.

9 - A mudança no posicionamento de Thaciano, jogando mais avançado, surtiu um ótimo efeito, pois o meia, que há muito tempo não jogava bem, fez uma ótima partida, marcando um gol e tendo muita movimentação.

Marcos Felipe foi muito bem quando acionado, a zaga teve atuação insegura, principalmente Raul Gustavo; Gilberto esteve mais preso na marcação, mas o lateral Cândido apoiou bastante; os homens de meio foram bem e o ataque deu muito trabalho à defesa do Coxa, com boa partida de Ratão e Ademir, embora Everaldo, perdendo gols e outras jogadas, continuasse com a mesma performance fraca. Biel entrou bem, fez gol, mas Jacaré nem de longe é aquele jogador produtivo de antes.

10 - Com 4 pontos acima da zona de rebaixamento, o Bahia, na próxima rodada, pode aumentar essa gordura para 7, caso o vença o Santos na Fonte Nova na segunda-feira. Por isso, o jogo ganhou uma importância gigantesca e, mesmo sabendo-se que nesse campeonato não há confronto fácil, há grande possibilidade de o Esquadrão alcançar esse objetivo e começar a sonhar em melhores posições na tabela.  A participação da torcida será fundamental para empurrar o time em busca de mais um triunfo.

*Kléber Leal é jornalista e torcedor do Bahia

Siga o Blog P. da Notícia nas redes sociais e ative as notificações.

Nenhum comentário: