segunda-feira, 1 de maio de 2023

Thaciano decide e Bahia vence a primeira

Confronto aconteceu em São Januário
Foto: Rafael Machaddo | E.C. Bahia

Com um gol do meia Thaciano, o Bahia venceu sua primeira partida no Campeonato Brasileiro. Na noite desta segunda-feira, 1º, no encerramento da 3ª rodada, o Tricolor bateu o Vasco da Gama por 1 a 0, em São Januário, no Rio de Janeiro (assista ao gol abaixo).

CONFIRA TABELA DE CLASSIFICAÇÃO E JOGOS

Reabilitação fora de casa

Os primeiros 45 minutos da partida em São Januário foram muito intensos. O Bahia acertou na trave logo no primeiro minuto de jogo, mas o Vasco manteve a pressão por cerca de 30 minutos, sem conseguir transformar o domínio em gols. 

O time baiano foi melhorando aos poucos e conseguiu chegar à área do time da casa, principalmente por meio de jogadas de Ademir e Jacaré na lateral direita. Porém, o gol saiu da esquerda em contra-ataque de Thaciano, que bateu Léo Jardim. 

No segundo tempo, o Bahia controlou o jogo e explorou os espaços deixados pela equipe carioca, que saía para o campo ofensivo em busca do empate, mas pouco ameaçou. No final, o atacante Arthur Sales ainda perdeu duas ótimas chances para ampliar.

Com o resultado, a equipe comandada por Renato Paiva conseguiu os seus primeiros três pontos na tabela de classificação da Série A e deixa a zona de rebaixamento, fechando a rodada na 15ª colocação. O próximo jogo é contra o Coritiba, no domingo que vem, na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 16h.

Gol no finalzinho da etapa inicial

O jogo começou com o Vasco pressionando a saída de bola do Bahia, mas aos 2 minutos quase sofreu um gol quando Jacaré recebeu na entrada da área e bateu colocado de canhota, obrigando o goleiro Léo Jardim a espalmar nas pontas dos dedos e a bola explodiu na trave.  A partir daí, o Tricolor começou a crescer no jogo e teve boas saídas rápidas para o ataque. 

Aos 6 minutos, Alex Teixeira foi lançado nas costas da defesa do Esquadrão, chutou forte e o goleiro Marcos Felipe fez boa defesa. Aos 10 minutos, Ademir avançou pela direita, se livrou da marcação, cruzou rasteiro e a zaga do Vasco afastou o perigo.

O time carioca teve uma boa chance aos 14 minutos, quando Pec fez boa jogada pela direita, invadiu a área e cruzou para trás. Pedro Raul pegou de primeira, mas o goleiro Marcos Felipe fez boa defesa. Aos 19 minutos, Puma arrancou pela direita e tocou para Pedro Raul na entrada da área. O camisa 9 deixou de calcanhar, Alex Teixeira chutou mal na bola e perdeu a oportunidade.

Enquanto o Vasco chegava com facilidade ao ataque e criava boas chances de gol, o Bahia encontrava dificuldades tanto na saída de bola quanto na criação ofensiva. No entanto, aos 43 minutos, o Tricolor conseguiu marcar o seu gol em rápido contra-ataque, com Thaciano ganhando na corrida de Puma, invadindo a área e tocando para Cauly, que chutou a bola e explodiu na zaga do Vasco. Na sobra, Thaciano bateu no cantinho de Léo Jardim.

O Vasco ainda chegou com perigo ao gol de Marcos Felipe, mas não conseguiu marcar e o primeiro tempo terminou em 1 a 0 para o Bahia.

Esquadrão mantém a postura 

No segundo tempo do jogo, o Bahia começou pressionando, com um contra-ataque perigoso que resultou em um chute de Cauly defendido por Léo Jardim. Em seguida, Pedro Raul afastou o perigo em uma cobrança de escanteio do Tricolor. O Vasco respondeu com uma boa jogada pela direita de Pumita, que quase encontrou Pedro Raul e que foi cortada por Acevedo.

O Esquadrão teve uma falta perigosa a favor aos 4 minutos, mas a tentativa de Cauly de fora da área foi defendida por Léo Jardim. Aos 6 minutos, Gabriel Pec sofreu uma falta perigosa na entrada da área do Bahia e, na cobrança, colocou para fora.

Cauly teve uma boa oportunidade de marcar aos 11 minutos em um rápido contra-ataque, mas chutou mal. Aos 17 minutos, Everaldo escapou pela esquerda e tocou para o camisa 8, mas o chute foi sem direção. Aos 23 minutos, Yago Felipe deu um belo passe para Arthur Sales, que foi defendido por Léo Jardim.

O Vasco teve algumas boas oportunidades, como um chute de Carabajal que foi defendido por Marcos Felipe aos 37 minutos e uma falta cobrada por Orellano aos 41 minutos, mas que foi fraca demais para vencer o goleiro. 

No final do jogo, o Bahia teve duas boas oportunidades para ampliar, mas Arthur Sales perdeu em ambas as vezes. No geral, o segundo tempo foi equilibrado e o jogo acabou mesmo em 1 a 0 para o Tricolor.

Ficha técnica

Vasco 0 x 1 Bahia (3ª rodada do Campeonato Brasileiro)

Data: 1º de maio de 2023, às 20h

Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza

Assistentes: Marcelo Carvalho van Gasse e Fabrini Bevilaqua Costa

Cartões: Acevedo, Matheus Bahia, Ademir e Jacaré (BAH); Andrey Santos (VAS)

Gol: Thaciano, aos 44 do primeiro tempo.

Bahia: Marcos Felipe, Kanu, David Duarte e Rezende; Jacaré, Acevedo, Thaciano (Diego Rosa), Cauly (Yago Felipe) e Matheus Bahia (Chávez); Ademir (Biel) e Everaldo (Arthur Sales). Técnico: Renato Paiva.

Vasco: Léo Jardim, Puma, Róbson, Léo e Piton; Jair (Erick Marcus), Andrey Santos (Rodrigo) e Marlon Gomes (Orellano); Pec (Rwan), Pedro Raul e Alex Teixeira (Carabajal). Técnico: Maurício Barbieri.

Siga o Blog P. da Notícia no Google Notícias e receba os destaques do dia.


Nenhum comentário: